sexta-feira, 6 de março de 2009

Smile Pinki

_

Estamos todos falando de Quem Quer Ser um Milionário? e ninguém fala da produção que levou o Oscar de Melhor Curta-Documentário, Smile Pinki (2008), ou "Sorria Pinki", "O Sorriso de Pinki". Exceção seja feita ao blog Indi(a)gestão, da professora Sandra Bose, que fez uma postagem sobre ele. Aliás, foi por sugestão dela que estou fazendo essa postagem.

O documentário de 39 minutos é dirigido por Megan Mylan. Smile Pinki conta a história real de uma menina de oito anos, Pinki Kumari, que nasceu com lábio leporino, na zona rural de Uttar Pradesh, numa das regiões mais pobres da Índia. Devido à sua deformidade, ela é impedida de estudar e leva uma vida inevitavelmente triste. A solução seria uma cirurgia plástica que corrigisse o defeito labial, mas sua família não podia nem sonhar com isso, de pobres que são.

Mas eis que aparece na vila uma pessoa comunicando o trabalho social realizado pelo fantástico projeto
The Smile Train, que anualmente realiza milhares de cirurgias plásticas gratuitas em crianças com lábios leporinos. Como diz a professora Sandra Bose em seu blog, esse documentário mostra uma realidade que poucos têm a coragem de mostrar, assim como fez Quem Quer Ser um Milionário? e os indianos odiaram.

Esse defeito labial, dependendo da gravidade, de fato impede a criança de comer bem e falar, mas a cirurgia para a correção é relativamente simples e barata. E esse documentário revela como uma deformidade pode acabar com uma infância e com um sorriso. Isso em grande parte por causa do descaso e da ignorância.

Vale também dizer que, embora a Índia tenha muitos trabalhos sociais e muita gente trabalhando pelo bem, o grande senso comum que existe ali é o da não-ajuda. Isso significa que uma ação social como essa, exposta em
Smile Pinki, tem um peso ainda mais importante naquele país.

Coloco a seguir o trailer do documentário, e espero que ao menos alguns de vocês se interessem pela realidade e o baixem na internet. O trailer está em inglês.



3 comentários:

Alex Montanga disse...

Me parece muito bom. Um abraço.

Indi(a)screet disse...

Eu AMO este blog!!!! CINEMA INDIANO eh fantastico e esta sempre em cima do lance com postagens excelentes.
RECOMENDO MUITO que todos possam assistir a este curta/documentario!!!
Mas assista mesmo!!!
Om Shanti

Jules disse...

Eu adoro documentários! Sou fã mesmo.
Esse não me escapa.