quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mumford & Sons e Laura Marling dizem "Goodbye India"

-
 
Incursões pela Índia não existem se não derem frutos dos mais ricos. A intensidade daquele país, que carrega consigo milênios de história e cultura ainda vivas, agrega a qualquer um aquilo que precisamos, rejeitamos ou apenas simplesmente desconhecemos.

E foi assim que, dando uma passadinha pelo excelente Música Pavê, encontrei hoje mais um desses exemplos, finamente trabalhado e extremamente agradável de se ver e ouvir. Trata-se de uma experiência musical levada adiante pela banda folk inglesa Mumford & Sons e pela também inglesa Laura Marling, com os músicos rajastanis do Dharohar Project.

O resultado, compilado numa série de vídeos chamada Goodbye India, é cheio de delicadeza e intensidade, o que talvez não pudesse ter acontecido não fosse o respeito e vontade de troca que se vê entre todos.

Não consegui descobrir se houve produção indiana que tenha ajudado a impecável direção de Fred & Nick neste material. No entanto, procurando sobre isso, acabei encontrando outra coisa também bastante interessante. Enquanto estavam na Índia filmando este projeto, tanto Mumford & Sons quanto Laura Marling deram um pulo de quatro dias a Goa e, lá, filmaram cada um um clipe próprio, desta vez com produção da Babble Fish Productions, uma irreverente produtora local.

Dando o apoio necessário aos estreantes em Índia Fred & Nick, a Babble Fish, sob comando de Samira Kanwar, propôs justamente incorporar aos clipes o trabalho que eles tanto tentam trazer: mostrar uma Índia bonita, mas desconstruída das imagens já tanto vendidas para o mundo. Aceitaram os pedidos da equipe inglesa, mas também conseguiram impor uma linguagem própria a partir das locações e fotografias propostas. E, na realidade, como ambas as músicas em nada têm a ver com a Índia, são realmente em sutis elementos que percebemos que os clipes foram rodados ali. O clipe de The Cave, dos Mumford & Sons, vocês podem ver no próprio Música Pavê, já o Devil's Spoke, de Laura Marling, pode ser visto somente no youtube.

Abaixo, fiquem com o simpático trailer da série Goodbye India.


-

2 comentários:

André Felipe disse...

Esses vídeos são mesmo lindos! O EP todo é muito gostoso de ouvir também.

Ibirá Machado disse...

Sim! :)