quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mumbai abrirá as portas do Museu do Cinema Indiano em 2013

-
Como parte das comemorações dos cem anos do cinema indiano, o governo da Índia anunciou que irá construir, em Mumbai, o Museu do Cinema Indiano, mais do que merecido para o país que mais produz e mais consome filmes no mundo.

Embora ainda não haja um projeto claramente definido, o diretor da Divisão de Filmes do governo indiano, Kuldeep Sinha, afirmou que as obras do museu custarão pouco mais de 50 milhões de reais, o que não é exatamente um valor muito alto, se levarmos em consideração o que já foi gasto em desapropriações pro próprio Bolywood Park - algo perto de 500 milhões de reais -, conforme anunciamos aqui em janeiro deste ano.

E não duvido nada que o museu seja, inclusive, construído dentro do Bollywood Park. Aliás, será um tanto estranho se não for. De qualquer forma, como ambos os projetos ainda estão mais no plano das ideias do que qualquer coisa (nem sequer no papel não estão, ainda, a não ser em forma de memorando de compromisso), é cedo afirmarmos qualquer coisa. Mas que a Índia merece um museu desse, isso merece, e Mumbai é mesmo o local mais apropriado.

Em 1913, após uma persistência que beirou a insanidade, Dadasaheb Phalke lançou Raja Harishchandra, o primeiro filme - e absoluto sucesso, como pode ser visto em Filmando Harishchandra (Harishchandrachi Factory, 2010) - daquela que em pouco tempo se configuraria como a maior indústria de cinema do mundo. É pra celebrar esta data que a ideia é abrir o museu em 2013, cem anos depois da memorável conquista de Phalke.

O museu pretende expor os mais variados aspectos que fizeram e fazem parte do cinema indiano - de figurinos a roteiros, passando por sets inteiros de filmagem. Quando pronto, portanto, será parada obrigatória.

E convenhamos, se não reproduzirem o bordel de Chandramukhi o museu não terá metade de seu valor potencial. Fica a dica.
-

5 comentários:

Unknown disse...

Ora aqui está uma boa notícia! Só espero um dia puder ir à Índia e claro, visitar esse museu e o Bollywood Park.

Ibirá Machado disse...

Com certeza, Juzé! E se for, não esqueça de compartilhar as fotos! :)

Anônimo disse...

Acho que demorou....já passou da hora. O cinema indiano merece muitoooooooo

bárbara disse...

Vamos lá!

Ibirá Machado disse...

Chalo!