quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ghajini (2008) no CineÍndia - 28/08

-

Próximo domingo, dia 28 de agosto, é dia de CineÍndia! Seguindo a ordem decrescente das "Maiores Bilheterias de Bollywood", ciclo que começamos no último mês com 3 Idiots, exibiremos agora Ghajini, dirigido por A.R. Murugadoss.

Controverso, Ghajini agrada a muitos, mas perturba outros. Quando lançado nos cinemas da Índia, nos finais de 2008, quebrou os recordes de bilheteria do país até então e entrou pra história. O filme, no entanto, não teria nenhuma originalidade, nem mesmo para o cinema indiano, não fosse a estratégia de marketing criada por Aamir Khan, estrela do filme. O cinema indiano não conhecia muito bem as melhores formas de explorar a divulgação de um filme, não fosse por cartazes, teasers e trilhas sonoras lançadas um mês antes da estreia de um filme. Aamir, então, resolveu investir em seu poder incontestável de persuasão e fez com que os produtores de Ghajini colocassem muito mais dinheiro na publicidade do que o cinema indiano estava acostumado. E funcionou.

Estereótipos, plágios e incoerências à parte, o filme vale muito mais pelo próprio Aamir Khan. Quem não está acostumado com o cinema indiano, mas já viu Taare Zameen Par ou 3 Idiots, vai se surpreender com Aamir ainda mais um pouco. Tá, e posso dizer que o filme também vale pra entendermos um pouco mais como o cinema indiano realiza suas releituras de filmes hollywoodianos - Ghajini é uma refilmagem indiana do filme Amnésia (Memento, 2000), de Christopher Nolan.

Confirme sua presença pelo Facebook.

Cineclube CineÍndia - "Ghajini"
28 de agosto de 2011, às 18h00
Local: CECISP - Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239, sala 13
Próximo ao Metrô Consolação

*Grátis*

-