domingo, 20 de janeiro de 2013

Notícias


Vamos ensaiar o retorno da coluna de notícias do blog! A infeliz renegada teve sua última edição em maio de 2010. Muitas coisas aconteceram no cinema indiano desde então, e obviamente não tentaremos dar conta de tudo isto. Mas vamos tentar contar um pouco do que aconteceu na última semana em Bollywood, já que abranger mais indústrias do cinema indiano seria complicado.

- O ator, diretor e produtor Farhan Akhtar declarou que os filmes de Bollywood retratam um conceito distorcido de romance, no qual as mulheres são apresentadas sucumbindo ao constante assédio dos homens. A declaração de Farhan veio em meio à uma reflexão geral sobre o impacto da cultura popular sobre a população, reflexão esta iniciada após o trágico caso da moça que sofreu estupro coletivo na Índia. Alguns artigos foram escritos mostrando que a generalização é apressada, pois nas últimas décadas alguns filmes em Bollywood tem tentado mostrar os romances de forma mais complexa (não contem os anos 90 nisso). De todo modo, a discussão sobre o assunto é fundamental! (hindustantimes, timesofindia)

- Vai chover filme de gângster este ano! Alguns deles são Gunday (Priyanka Chopra, Ranveer Singh e Arjun Kapoor) e Bullet Raja (Saif Ali Khan e Sonakshi Sinha). Também serão lançadas três continuações: Shootout at Wadala, Once Upon A Time In Mumbaai Again e o único que realmente me anima: Saheb, Biwi Aur Gangster Returns. (hindustantimes)


- Após o estupro coletivo ocorrido recentemente em Délhi, Bollywood passou a ser acusada de objetificar as mulheres, principalmente através dos chamados item numbers (números de dança muito sensuais, que não possuem conexão direta com o enredo do filme). Atrizes como Kareena Kapoor, Ayesha Takia e Neha Dhupia declararam que não fariam item numbers. As duas primeiras são casadas e Neha afirma que não faria mais itens devido a seu namoro, sendo que Kareena e Neha já fizeram tais danças antes de seus atuais relacionamentos.

Já as atrizes Deepika Padukone e Ameesha Patel afirmaram que se fossem chamadas fariam items sem nenhum problema. Deepika afirmou que “Não se pode culpar o cinema pelas falhas da sociedade.” (emirates247)


- Mais uma vez, um clima anti-paquistanês está no ar (infelizmente). Um show do cantor paquistanês Ali Zafar em Pune teve de ser cancelado e jogadores paquistaneses da liga de hóquei indiana foram "convidados" a voltarem para casa. O produtor Mukesh Bhatt teve de vir a público informar que a atriz Mona Lizza — que agora se chama Sara Loren —, heroína do ainda não-lançado Murder 3, não é paquistanesa (ela teria cidadania em Dubai). Mukesh também fez questão de dizer que trabalhou com muitos artistas paquistaneses talentosos, e que a política não deveria ser misturada às artes e ao cinema. Difícil, Mukesh. (koimoibollywoodhungama)

- Javed Akhtar, que passou o gene do multitalento para o filho Farhan, completou 68 anos e recebeu o carinho de vários artistas via Twitter. Além de roteirista, Javed é poeta e escreveu muitas canções para filmes. Seus trabalhos conhecidos pelo público brasileiro são as canções de Jodhaa Akbar Veer-Zaara. (timesofindia)

- Ranbir Kapoor, um dos nomes mais aclamados em Bollywood nos últimos anos, diz que não é movido pelo dinheiro até porque é bem rico, néan, mas sim por seu amor pelo cinema. Também conta que não se garante pelo nome da família (os Kapoor são uma das famílias mais tradicionais do cinema indiano). "Não posso nunca contar com o que meu avô fez, ou com o que meus pais fizeram, porque ninguém realmente se lembra disso e você será lembrado pelo trabalho que faz", declarou. (timesofindia)

- Já tem data para lançamento o primeiro filme de zumbis de Bolly: 22 de fevereiro. Rise Of The Zombie passou à frente de Go Goa Gone e Shaadi Of The Dead (tem nome mais legal que "Casamento dos Mortos"?). (digitalspy)

- Os lançamentos de Bollywood em 2013 tem sido fracassos na bilheteria. Considerando que 2013 começou há 20 dias, os filmes tiveram menos tempo que isso para crescer na bilheteria e o único grande lançamento esperado, Matru Ki Bijlee Ka Mandola, é uma produção pequena, a análise está meio apressada, não? (digitalspy)

Race 2 (sim, é o ano internacional das sequências) terá um grande lançamento internacional. O filme de Saif Ali Khan e Deepika Padukone será lançado em salas no Marrocos, Myanmar e no Timor-Leste. Também estão no elenco Anil Kapoor, John Abraham, Jacqueline Fernandez e Ameesha Patel. Race 2 estreia em 25 de janeiro. (hindustantimes).

Colaboração: Pedro Custódio.

Um comentário:

Diarios e Contos disse...

Ola tudo bem como vai,por favor posta mais materias sobre os filmes,eu to adorando ver os filmes ,sobre os atores ,as musicas ,to gostando.Agradeço beijos.