Há tempos que muita gente chega no Cinema Indiano procurando no google pelo vídeo do menino indiano empurrando uma árvore, graças à postagem que fiz sobre o trio SEL (Shankar-Ehsaan-Loy), onde citei esse vídeo feito por eles.
Como a procura vem crescendo e como oficialmente nós agora também publicamos as peças publicitárias da Índia, resolvi fazer esta postagem exclusivamente para falar sobre a campanha Lead India criada pelo jornal The Times of India (TOI) nas comemorações dos 60 anos da independência da Índia.
Essa campanha surgiu com o intuito de encontrar escondido na imensa população indiana um novo líder capaz de dar voz às necessidades do povo e transformar o país. Para tanto, um programa de TV foi criado na STAR One (aos sábados, às 20h), onde pessoas de 25 a 45 anos participam de competições de perguntas e respostas e desempenho pessoal. Esse tipo de atividade não é novidade na Índia; nas universidades por todo o país os estudantes costumam realizar esses tipos de competições para definir um líder dentre eles.
O programa de TV já selecionou até agora oito pessoas - homens e mulheres -, de todos os cantos do país, e que serão por fim colocados à prova para ver quem será o grande líder. E quem apresenta o programa é o veterano de Bollywood, Anupam Kher, por alguns reconhecido por seu excelente papel em Maine Gandhi Ko Nahin Mara.
Quando o TOI iniciou a campanha, ela chamava-se Poison India e o trio SEL foi contratado para criar o tema da campanha, que se chamou Tum Chalo To Hindustani Chale e acabou resultando nesse vídeo:
Depois desse primeiro vídeo, que o próprio trio SEL aparece cantando no alto de um prédio, a segunda fase da campanha veio com mais força e mais motivação. Foi daí que foi criado o novo vídeo com uma nova música do trio, dessa vez com um apelo motivacional muito maior. É justamente o vídeo que acabou ficando famoso, do menino empurrando uma árvore que está caída no meio da rua, impedindo por completo o trânsito. Até que o menino decida por si mesmo empurrar a árvore, todas as pessoas estavam paradas e irritadas, como se a solução para o problema não pudesse estar em suas mãos - e isso é uma característica fortemente indiana, que pode chegar ao cúmulo de uma pessoa recém-atropelada não receber ajuda de ninguém. A ideia da campanha é justamente tentar reverter esse aspecto cultural em verdade muito vergonhoso. E aqui vai o vídeo, chamado Tree (Árvore):
Ambos os vídeos foram feitos pelo escritório indiano da gigante multinacional de publicidade JWT, em Mumbai. Em 2008, a campanha Lead India ganhou um prêmio no Festival de Cannes dado a peças integradas, ou seja, que têm ampla difusão por diferentes mídias ao mesmo tempo, como TV, cinema e internet. No mesmo ano, a campanha também levou o prêmio do The CUP Awards, dado a produções que tenham como eixo central aspectos da cultura local.
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3 comentários:
Esta propaganda do guri empurrando a arvore sempre me faz ter esperanca que algum dia os indianos se humanizem e venham a ser civilizados.
O TOI tem muito boas iniciativas e apesar de puxar muito o saco do governo, tenta fazer tambem o papel de reformador social como por exemplo no caso da modificacao da lei 377 do IPC.
Nossa... já havia assitido a este video, mas não tinha idéia do objetivo dele. Bacana, Ibirá! Amei o post!
:)
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