terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bollywood Park

-

Após anos e mais anos de discussões e propostas, agora parece ter sido, finalmente, fechado o acordo para a construção do Bollywood Park. Ainda é tudo muito incerto de como será o parque, mas o que já se anuncia é que irão fazê-lo mais ou menos nos moldes de Hollywood e que ocupará uma área um poucou maior que um quilômetro quadrado, no crescente bairro de Kharghar, em Navi Mumbai (na foto).

Para que todos entendam, Navi Mumbai (Nova Mumbai, em marathi) é uma cidade a leste de Mumbai, que vem atualmente crescendo a taxas muito altas e recebendo altíssimos investimentos do mercado imobiliário - tudo para fazer de lá uma perfeita alternativa à caótica capital financeira da Índia. Apenas para dar um exemplo, a imensa Reliance (maior grupo industrial da Índia), já transferiu sua sede para lá. Navi Mumbai é atualmente uma das maiores cidades planejadas do mundo.

A compra do terreno para a construção do Bollywood Park foi o maior negócio imobiliário dos últimos dois anos na região, somando mais de 300 milhões de dólares. E na verdade, o valor de todo o negócio é ainda maior, já que grande parte dos grandes projetos urbanísticos de Navi Mumbai são realizados a partir de parcerias público-privadas, lideradas pela City and Industrial Development Corporation (CIDCO), pertencente ao governo do Maharashtra. Faz parte do consórcio grandes grupos empresariais indianos, como o Bhushan Steel Group (megafabricante de aço) e o Essel Group (dono de canais de televisão, como a Zee TV).

O que já se diz é que ao menos 60% da área adquirida será utilizada para a construção do parque, propriamente, com estúdios de cinema, multiplexes, museus e áreas temáticas para os turistas. O restante do terreno será utilizado para a construção de hotéis cinco estrelas, edifícios residenciais e comerciais. A ideia toda é que, finalmente, Bollywood possa ter um local de referência e deixar de ser algo diluído por Mumbai, sem referências para os turistas. Os investidores esperam que as grandes produtoras migrem para o complexo a ser construído e que, ao menos aos fins de semana, mais de 20 mil pessoas visitem o local. Espera-se que até 2017 tudo esteja concluído.


7 comentários:

Isa disse...

Seria um dos parques que eu com certeza adoraria visitar!

Ibirá Machado disse...

Acho que todos adoraríamos, não? :)

Unknown disse...

Vou ter que esperar até 2017 para ir à Índia então....rsss

Ibirá Machado disse...

Mas na verdade querem que em 2013, ou 2014, já tenha ao menos parte do parque (e não o lado dos prédios) já esteja pronto.

Lívia Bernardes disse...

Legal é o tipo de investimento que faltava.
Bollywood precisava de um local que representasse essa industria, deve ser massa ver cenários de filmes famosos, atores, dublês encenando partes de filmes como ocorre em Los Angeles nos studios famosos.

Pedro disse...

"cenários de filmes famosos"ai será que vai ter um de Devdas?

Ibirá Machado disse...

Bem... acho que ter esperanças nunca é demais! ;)