domingo, 17 de janeiro de 2010

3 Idiots (2009) - थ्री इडीयट्स

-

3 Idiots nasceu para quebrar recordes. Tendo estreado no último dia 25 de dezembro de 2009, já no dia 4 de janeiro de 2010 ele havia quebrado todos os recordes do cinema indiano, não só de arrecadação dentro e fora do país, mas também com o número de salas, como já havia sido adiantado aqui no Cinema Indiano. Os recordes foram quebrados numa velocidade assustadora dentro da Índia, além de rápido também ter ultrapassado os sucessos anteriores nos Estados Unidos, nos países do Oriente Médio, na África do Sul, no Quênia, em Fiji, no Paquistão e na Austrália. Neste último país, os exibidores foram obrigados a tirar o filme Avatar de algumas salas para atender à demanda imensa por 3 Idiots. A previsão é que esse filme também entre pra história por ser o primeiro filme indiano a ser oficialmente lançado no Youtube, após 12 semanas de sua estreia.

A obra é escrita e dirigida por Rajkumar Hirani, que só tem em sua bagagem a trilogia Munna Bhai. Ele se inspirou no livro de Chetan Bhagat Five Point Someone - What not to do at IIT (Cinco Ponto Alguém - O que não fazer no IIT-Instituto Indiano de Tecnologia), mas o filme não é a história do livro. A produção é da Vinod Chopra Productions e o filme estrela Aamir Khan, Sharman Joshi, R. Madhavan e Kareena Kapoor.

O filme é contado em flahsbacks. Logo no começo, Farhan Qureshi (R. Madhavan) recebe uma ligação no celular, de dentro do avião que taxiava pra levantar voo, avisando-lhe que sabiam onde estava Rancchoddas Shyamaldas Chanchad (Aamir Khan), mais conhecido por Rancho. No mesmo instante ele faz o que pode pra sair do avião e corre pra pegar Raju Rastogi (Sharman Joshi) pra irem juntos atrás de Rancho.


E assim, a partir das lembranças de Farhan, passamos a conhecer a história da amizade dos três, pouco mais de dez anos antes. Tudo começou quando foram admitidos na fictícia Imperial College of Engineering (inspirada no IIT) e calharam de cair no mesmo quarto do dormitório da faculdade. Muito cedo a irreverência de Rancho é notada por todos e tão cedo ele passa a ser perseguido pelos professores, sobretudo Viru Sahastrabudhhe (Boman Irani), diretor da faculdade (inevitavelmente apelidado de ViruS). Por outro lado, Chatur Ramalingan (Omi Vaidya) é o aluno preferido dos professores, o mais dedicado e inteligente. Mas a grande inteligência de Chatur é colocada à prova tão logo o primeiro exame acontece e quem fica em primeiro lugar é... Rancho. Farhan e Raju, no entanto, ficam nos dois últimos lugares do ranking, respectivamente.

Rancho, no entanto, não está nem aí para rankings, ao contrário do pensamento comum que permeia a tudo e a todos. Seu posicionamento quanto a isso é deixado muito claro em vários momentos, mas o ponto mais importante aparece ainda mais ou menos no começo do filme, quando um aluno não consegue permissão do diretor Virus para prolongar seu tempo pra conclusão de seu projeto, já que seu pai havia sofrido um acidente. Como isso resultaria em sua não conclusão do curso, para a vergonha da família e da sociedade, ele acaba cometendo suicídio.

Aos poucos, o professor Virus passa a adverter Raju e Farhan para que não andem mais com Rancho, dizendo ser ele uma má influência. Ele chega, inclusive, a mandar cartas aos pais dos dois dizendo sobre isso, apelando ainda ao fato de que Rancho vem de família ultra rica, enquanto que os outros dois, ao contrário, são muito pobres - principalmente Raju, cujo pai está de cama, a meio fio para morrer, cuja irmã não casou até agora por falta de dote para tal e cuja mãe não compra um sari novo há mais de cinco anos.

Mas a amizade permanece, embora Raju revolte-se por um breve tempo. Eles seguem aprontando como bons recém-ex-adolescentes e, numa dessas, conhecem  por acaso Piya (Kareena Kapoor), por quem Rancho se apaixona, mas é noiva do riquíssimo Suhaas. No entanto, Piya, por ironia do destino, é filha de nada mais que o professor Virus. Rancho não se intimida e tenta mostrar a ela que Suhaas não é um bom partido, pois tudo o que lhe interessa é o status e a ostentação.

Numa noite, bêbados, os três invadem a casa do professor Virus para que Rancho se declare a Piya. Mas Virus acorda e, antes de fugirem, eles urinam na porta de sua casa. O resultado é que, no dia seguinte, o professor Virus chama Raju a seu escritório e anuncia-lhe que ele está sendo expulso da faculdade (ele faz isso somente com Raju, pois é ele quem tem as piores notas). Raju retruca dizendo que seu pai está vivo até hoje apenas para ver seu diploma, ao que Virus contesta advertendo que ele deveria ter pensado nisso antes. Ainda assim, Virus dá uma segunda chance a ele propondo que, em seu lugar, Rancho seja então expulso. Raju, muito desesperado e não sabendo que decisão tomar, pula da janela do escritório de Virus, no terceiro andar da faculdade.

Ele não morre, mas entra em coma e fica assim por muitos dias. Durante esse tempo, Farhan, Rancho, Piya e a mãe de Raju fazem o que podem para alegrar Raju que, mesmo em coma, poderia escutar e ver tudo, segundo o médico. No fim das contas, Raju acorda.

Esse ocorrido, no entanto, finalmente desperta em todos o que Rancho sempre vinha dizendo, que o que fazemos raramente é o que queremos realmente fazer, mas sim o que nossos pais querem, o que a sociedade quer. O verdadeiro sonho de Farhan, por exemplo, era ser fotógrafo de natureza. Na mesma onda, Piya joga na cara de seu pai, o professor Virus, que o irmão dela (logo, filho dele) havia morrido atropelado por um trem não por causa de um acidente, mas que havia sido um suicídio, já que ele não aguentava a pressão do pai para ser engenheiro, pois seu sonho era ser escritor.

Voltando ao presente, quando Farhan e Raju (junto de Chatur, que é que havia ligado para Farhan no começo do filme) chegam ao local em que deveria estar Rancho, em Shimla, eles encontram, na realidade, outra pessoa. Descobrem logo que essa outra pessoa era na verdade o verdadeiro Rancho e que o que eles haviam conhecido era um filho dos empregados da casa que, de tão inteligente que era, foi "contratado" pela família para se passar por Rancho e conseguir os diplomas devidos a ele. E o contrato previa que assim que ele concluísse a faculdade ele deveria simplesmente desaparecer. Descobrem, portanto, que o Rancho que eles conheciam era agora professor numa escola remota no meio do Ladakh, na Caxemira.

A partir daí já não conto mais nada. Já contei demais da história, embora eu tenha omitido vários e vários fatos que deixam a história toda mais divertida e simpática.

Preciso dizer que gostei bastante de 3 Idiots. Ele está longe de ser o melhor filme do mundo, mas seu enredo super simples, seu contexto super irreal - caricato na maior parte das vezes -, as atuações também simplórias, as poucas músicas pouco elaboradas, mas delicadas e divertidas em alguns momentos, tudo isso fez com que o filme se tornasse muito agradável de se ver, além de cativante e muito sensível. Nem se vê as quase três horas de filme passando.

Conhecendo um bocado da sociedade indiana, podemos imaginar um pouco do porquê do estrondoso sucesso. O país possui hoje um dos maiores números de estudantes de engenharia no mundo, grande parte dos quais ingressa nessas universidade justamente contra a vontade. As estatísticas mostram também que a Índia é um dos países com maior índice de suicídio dentre os estudantes universitários, graças, sobretudo, ao cruel sistema de ranqueamento. Além disso, desde que o tema da juventude universitária foi trazido à tona no cinema indiano, com o revolucionário Rang De Basanti (que conta com o protagonismo dos mesmos Aamir Khan, R. Madhavan e Sharman Joshi), essa mesma juventude passou a ser inevitavelmente o principal público do cinema no país.

Mas por mais que seja evidente o apoio em Rang De Basanti, por vários cantos da mídia indiana havia inevitáveis comparações dessa obra com Taare Zameen Par, o que foi um pouco exagerado, mas justificado. Se em TZP o foco era a educação infantil a partir do problema de uma criança com dislexia e em 3 Idiots o foco é a educação universitária, em ambos, porém, a maior e principal mensagem transmitida é que, não importando o nível educacional, o que nunca é explorado é o potencial inerente de cada ser humano - e que é inevitavelmente acompanhado de dificuldades não menos inerentes. E o filme deixa de lado revolucionismos e realismos, trazendo, no entanto, uma esperança à juventude. E isso de uma maneira muito leve e tranquila.

O filme tem cinco músicas compostas por Shantanu Moitra e escritas por Swanand Kirkire. Das cinco, somente duas viraram cenas de song-and-dance, Aal Izz Well e Zoobi Doobi - e ambas são muito divertidas! E Rajkumar Hirani, o diretor, foi chamado de o mais idiota de todos por pela primeira vez na história do cinema indiano ter pedido para os protagonistas homens perderem peso e músculos e a protagonista engordar.

Fiquem agora com o trailer do filme:



32 comentários:

barbie-o disse...

Ibirá, acho que ainda não estou preparada para ler este texto. :)

Ibirá Machado disse...

Ficou muito grande, eu sei ;)

rs

Guacira disse...

Estou traduzindo a legenda para Pt...quem quiser é so me mandar um email... :( não sei colocar no legendas.tv

Ibirá Machado disse...

Guacira, quando suas legendas ficarem prontas manda para o meu email e eu coloco no legendas.tv :)

Aliás, você conseguiu alguma versão com as legendas em inglês completas?

Vinicius disse...

nossa Ibirá agora que quero ver mesmo o filme rsrs

uau Guacira você é um anjo :)
vai fazer a legenda em PT Obaaaaa :D

você nem imagina minha felicidade rsrs

Guacira disse...

Sim, legenda completa..falta so um pouquinho, depois de amanha acho que ja esta pronta..

Ibirá Machado disse...

Maravilha! Você fará a felicidade do povo :D

Monique Rosa Brasil disse...

Eu quero a legenda Guacira!
O filme parece ser ótimo... principalmente em tempos de vestibular.
qual é seu email, amigaaa?

Guacira disse...

Meu email gualua@gmail.com..


Ei quem quiser legenda em pt de filme que ainda não tem...acho que se tiver paciencia eu traduzo....

Ibirá Machado disse...

Obrigado! Guacira, se você puder, seria ótimo se você pariticipasse da comunidade "Quero cinema indiano no Brasil", no orkut. Lá centralizamos todo esse tipo de coisa! :)

Pedro disse...

Eu não consigo criar uma conta no legendas Tv :S
O aamir é o cara mas como ator bem...
Que sinopse cheia de detalhes!!!
Realmente Guacira vc é um Anjo!

Ibirá Machado disse...

Pedro, pode estar cheia de detalhes, mas juro pra você que me segurei pra não detalhar ainda mais! Tem tanta coisa divertida que eu deixei pra aparecer só no momento pra vocês ;)

Aaaah, aliás, aconselho a ninguém ler a sinopse que aparece na Wikipédia, pois além de lá estar MUITO mais detalhado, também conta o final...

Guacira disse...

Ibiraaaaa, reparei hoje que a legenda é só uma previa...to triste....

Gente vamos esperar sair a legenda completa..que eu sem problemas traduzo.....o mais rápido possível....

( tava tão afobada que nem notei :(

Ibirá Machado disse...

Aaaahhhhhh bom, Guacira, eu bem achei estranho... então foi a mesma legenda que eu vi. Acho que em breve surgirá uma decente :)

Guacira disse...

Mas traduzirei.....a do PAA também é só uma previa.....( que big saco)

Guacira disse...

Acabei de achar Paa completa..bora traduzir ela....bjos

Lívia disse...

Nossa ameiiiiiii esse texto, quando lia eu já imaginava o filme na minha mente, foi bem informativo tem tantas coisas que nem sabia como ranqueamento , a imposição da engenharia. Mas Aamir sabe criticar e entreter ao mesmo tempo e as vezes um filme simples atinge mais as massas e passa uma mensagem maior do que um filme realista dificil de ver. O Aamir é o máximo! Eu fiquei curiosa pra ver 3 Idiots, já tem o filme na net pra baixar? Ahh descobri porque não conseguia postar comentários minha conta do google estava travando não sei porque, mas parece que resolveu hahahahahaha. Beijosssss

Ibirá Machado disse...

Finalmente, Lívia! O filme já tá disponível pra baixar, mas a legenda ainda é prévia, ou seja, tem várias partes sem legendas no meio (em inglês). Obrigado pelo comentário!

Vinicius disse...

Obaaaa Guacira Paa eu tô doido pra ver esse também :D

haha já disse que você é um Anjo?? hehe

acho que sim...

vivian disse...

To baixando, to doida para assistir.Ai venho comentar melhor sobre o assunto,rsrsrs
Guacira tenho varios filmes que estou a procura de legenda, por exemplos: Drona,Dus Bahane,Jhoom.Barabar.Jhoom,Refugee, Sarkar e sarkar raj, Yuva. estes eu tenho com legenda ingles.
Vc por acaso tem algum destes?
Beijos, namastê

Lucia disse...

Ibirá, a dança da música Zoobi Doobi lembrou-me a dança do passarinho hihihi

Ibirá Machado disse...

Ahn... mas que dança do passarinho? O.O

Lucia disse...

Aquela que o Gugu ( Liberato) fazia no programa Viva a Noite hihihi ( velho pacas!!!).

Carol disse...

Tenho que ver.

Ibirá Machado disse...

Demorô!

MaryJo disse...

Visitando o blog , o qual parei ao ver os comentarios de 3 Idiots (2009) - थ्री इडीयट्स e estou baixando por dois realese e não achando leg , pergunto aos queridos postadores se já conseguiram...? se sim onde posso conseguir ?
seria excelente para esse final de semana prolongado ao meu ver , poder assistir mais um ótimo filme indiano

Ibirá Machado disse...

Olá MaryJo, tudo bom? Legendas em português ainda não existem, mas me disseram que já tem legendas em inglês completas, mas ainda não conferi. Quando eu assisti, nem sequer legendas completas em inglês não tinha... se você souber inglês é um passão já dado! :)

Guacira disse...

Ja estou com a legenda em pt...meu email gualua@gmail.com

Guacira disse...

Vivian, me passa seu email..eu tenho cerca de 50 filmes com legenda em portugues, no total cerce de 100 filmes entre ingles e portugues

Carol disse...

Acho que foi um dos melhores filmes que já vi na vida.Como acabei de jantar e de reler o texto, estou sensível e vou escrever pra caramba.

Achei o filme tão bom porque ele mexe com nosso coração.Ele está cagando e andando pra realismo, é um filme pra te fazer sentir e pensar.Sabe aquela coisa boa que eu tive com KHNH, de rir muito e chorar muito num mesmo filme?Eu tive mais fortemente com 3 Idiots, principalmente as risadas.Não é que o Aamir pode atuar muito bem?Rancho é tão adorável!O Madhavan estava bonito que sóóó, tinha vontade de dar um abraço e bagunçar o cabelo dele.O Sharman...meu Deus, que mágico que ele estava.Tá, eu ser fã dele já ajuda muito, mas vai dizer que ele não estava a coisa mais adorável do mundo?Eu chorava de susto quando o meu Raju tentou suicídio, ficava dizendo "não, Raju, não Raju, não, o Raju não!"(eu tenho problemas, eu sei).E naquela hora em que ele abraça o Rancho?Eu olhei pra cara dele e comecei a chorar juntinho.

É tão difícil não se deixar levar pela competição, né?A pessoa com maior nota é sempre a mais legal, a mais admirada.Quem não quer ser como ela?

No filme todas as músicas da trilha ficaram mais agradáveis.Aal Izz Well foi o musical com que mais interagi na vida!MUITO DIVERTIDO, GENTE!Zoobi Doobi foi algo muito retardado, mas a Kareena parecia estar se divertindo tanto!Uma fofa! - é, agora eu gosto da Kareena.Culpa de Kurbaan com lembranças de Jab We Met.Legal foi Give Me Some Sunshine, de que eu não gostava muito e que depois do vídeo ganhou um significado especial.As palavras ganharam mais verdade por virem daquele personagem do helicóptero.

É estranho, mas os filmes indianos mais sérios sempre me deixam marcas, mas nunca entram na minha lista de favoritos.Enquanto que os filmes sérios daqui são meus favoritos e os mais leves não mais me impressionam tanto.Acho que os indianos são melhores em me fazer sentir leve, feliz e inspirada! :)

Já disse que sou oficialmente fã do Shaan?De Bum Bum Bole por Jab Se Tere Naina, chegando a Behti Hawa Sa Tha Woh, ele me emociona! ^^

Sobre a questão educacional indiana, me lembra os mangás japoneses que eu lia.O mesmo de sempre: muito sofrimento por pais querem se realizar pelos filhos.Isso me lembra minha família...eu sempre fui muito quieta, passiva e boazinha.Escolhi Psicologia e minha mãe, minha idiotíssima profª de Ed.Física, minha tia e meu pseudotio basicamente entraram em desespero, porque eu "gostava muito de ler e era muito inteligente, então tinha que fazer Direito e prestar concurso".Não gosto muito de dizer isso, mas foi o que basicamente fiz: mandei todo mundo tomar no cu(tenho raiva disso até hoje) e fiz o que queria.Eu queria salvar o mundo e ia, pô.Foi quando eu percebi que eu podia não ter voz muitas vezes, mas certamente tinha quando fosse para defender meus sonhos :) Tudo bem que estou na tal fase da Psi UFRJ em que você acha que não valeu a pena(Deeeeus, por que não prestei Letras?), mas ainda sei que Direito não era o caminho.Queria que isso pudesse ter acontecido com todos os estudantes do mundo, sabe?Ter esse poder de decisão sobre a própria vida e a força para exercê-lo.Ainda bem que não precisei de um Rancho na minha vida ^^

Tô até me coçando pra rever o filme logo, e quero muito mostrá-lo pra minha mãe! *-*

Tenho que parar de ficar introspectiva e começar a contar minha vida aqui.Sempre vai fluindo e é divertido, mas...pelo amor de Deus, né?

Ibirá Machado disse...

Aaaahh Carol, mas eu adoro esses seus momentos!

Outro dia eu tava cantando Behti Hawa Sa Tha Woh (vício) e pensando como 3 Idiots esteve longe de ser qualquer coisa pra mim, e como ele conseguiu isso sem precisar de grandes coisas (pelo menos é o que parece). Ele é todo caricato, é todo leve, é todo bobinho, mas é mega significativo e vai lá no fundo. É foda.

Bom, eu já tinha te dito, Carol, de como gostei do Sharman nesse filme. Gostei muito mesmo :)

Quanto às músicas, já declarei meu vício por uma delas, mas todas são viciantes. Nunca gostei muito de Aal Izz Well enquanto música, mas na cena dela ela ganha totalmente outro relevo. Zoobi Doobi eu achei MUITO boa, apesar de super idiota. Ela é uma super tiração de sarro/homenagem aos clipes de song-and-dance, e isso é muito bem sacado. Eu desconfiava disso e depois confirmei que é isso mesmo depois que vi o próprio diretor falando sobre essa música. Sim, sim! Kareena se diverte super nessa música, ela até consegue me enganar! :D

Enfim, deixa eu parar de falar também. Mostra logo pra sua mãe.

mel disse...

Guacira, também quero a legenda.
Você pode me enviar?
Meu email: melanjos@msn.com
Obrigada.