sábado, 13 de fevereiro de 2010

Maha Shivaratri

-

Para a maior parte das pessoas que lerem esta postagem, já será tarde saber que hoje é a Maha Shivaratri, ou Grande Noite de Shiva, celebrado no último dia da lua minguante do mês de Maagha, de acordo com o calendário hindu. As explicações da origem deste festival religioso são várias e não serão explicadas aqui. Basicamente, celebra-se a Criação, quando o deus Shiva dança e tudo no Universo se move. Aqui há um texto em português que pode esclarecer melhor algumas coisas sobre a Maha Shivaratri.

A celebração neste ano ocorre na noite do dia 12 para o dia 13 de fevereiro, e pode continuar sendo celebrada ao longo do dia 13 também, representando o primeiro dia da Criação. Nesta noite, os devotos fazem vigília nos templos de Shiva, ou mesmo em suas casas, e cantam o célebre mantra "Om Namah Shivaya".

E foi pensando nisso que me deu a ideia de compartilhar com vocês uma música que eu gosto bastante, do filme Banaras - A Mystic Love Story (2006), com Urmila Matondkar. Banaras é uma das cidades mais sagradas da Índia, também muito conhecida como Varanasi, às margens do rio Ganges, destino de muitos dos devotos de Shiva. E então este é o cenário deste clipe, cuja música chama-se Purab Se ("do leste", em referência ao nascer do sol) e o refrão não poderia ser outra coisa senão "Om Namah Shivaya". O interessante, também, é observar um pouco dos rituais que são realizados a Shiva, mostrados neste clipe.

O vídeo tem legendas em inglês. Assistam e... Om Namah Shivaya!!

-

15 comentários:

Pedro disse...

AMO ESSA MÚSICA!!e tb quero ver logo esse filme =D

Vinicius disse...

adorei confeço que vi o vídeo um pouco antes de ver a postagem nova hahaha...

a menina é tão linda :)

adorei

Ibirá Machado disse...

Mas também pudera, foi depois do "êxtase mahashivaratriano" que decidi fazer esta postagem... ;)

Unknown disse...

Ibirá, veja que os festivais hindus não são eventos de data fixa. São determinados por eventos astrológicos(tithi). No caso da data a noite de lua chega primeiro aqui no continente americano antes que na ásia meridional. Por isso para muitos pandits nós "americanos" deveríamos comemorar o shivaratri de 11 para 12 de fevereiro!!!

Unknown disse...

Pedrorukh tinha me mostrado esse vídeo e também adorei!!

=D

Realmente é uma das melhores músicas da Shreya!

Quero ver o filme!!!


Om Namah Shivaya!!

Ibirá Machado disse...

Thiago, obrigado pelo comentário! Já tinham me dito isso, mas eu achei um pouco estranho. Afinal, a lua nova aqui no Brasil, segundo nosso calendário lunar também é neste dia 14, o que significa que o dia anterior é 12-13 mesmo... :/

Ibirá Machado disse...

A música é linda, mas dizem que o filme não é muito bom. Eu ainda não vi pra poder dar minha opinião...

Om Namah Shivaya ;)

Indi(a)screet disse...

Nao conhecia. Agradeco por compartilhar.
Om Namah Shivaya, Om shiva Om!!!
Recebi uma grande bencao neste dia, estou super agradecida!!!

Indi(a)screet disse...

O clip e a musica sao otimo, gostei muito!

Ibirá Machado disse...

Sandra, eu posso dizer empiricamente que este dia é mesmo um dia de bênçãos ;)

Lívia Bernardes disse...

Lindinha a menina que canta como ela chama?

bárbara disse...

Lívia, não é a menina a cantar, é a gloriosa (ups), a talentosa cantora de playback Shreya Goshal, a mesma que cantou as músicas da Paro no Devdas (entre outras coisas, claro).

O filme em questão, Banaras, é bem ruinzinho, usando uma expressão do Ibirá. Vi por curiosidade mas acreditem, não vale as horas perdidas :P

Ibirá Machado disse...

Obrigado por deixar mais claro sobre o filme, Barbs ;)

Lívia Bernardes disse...

Obrigado Barbie pelas informações, a menina eu já sabia que dublava legal saber que a Shreya Goshal que canta. Valeuuuuuuuuuuuuuu!!!!!

Ibirá Machado disse...

E agora wue me dei conta que não pus no texto que a cantora é a Shreya! :o

Depois colocarei! Agora preciso resolver um problema muito grave no meu computador que em impede até de ler direito o que está escrito e o que estou escrevendo... :(