terça-feira, 27 de abril de 2010

Rainwater Harvesting

-

Há pouco mais de um mês comemoramos o Dia Mundial da Água e, exatamente um mês depois, no dia 22 de abril, foi comemorado o Dia da Terra. Em tempos de conscientização global, de nosso lugar no planeta, imagino que ainda assim ambas as datas tenham passado batidas para a maioria de vocês, não?

Pois hoje chegou em minhas mãos um vídeo que, a meu ver, abarca ambos os temas que, na prática, não estão separados. Trata-se de um pequeno vídeo de 90 segundos sobre o projeto de captação de água de chuva na Índia. Tentei procurar quem realizou o vídeo, mas não encontrei. No final, ao menos, é possível saber que se trata da campanha Rainwater Harvesting, levada adiante pelo Centre for Science and Environment (Centro pra Ciência e Meio Ambiente), uma instituição não-governamental indiana, fundada em 1980, com o objetivo de criar uma consciência política no país para o desenvolvimento de boas soluções para combater inúmeros problemas crônicos da Índia.

Um dos problemas mais sérios da Índia é o acesso à água potável, sobretudo no norte/noroeste do país, região mais seca e mais povoada. Mas vejam só, embora do outro lado do mundo, a Índia encontrou no Brasil uma solução muito simples para resolver boa parte desse problema: captar água das monções com calhas nos telhados e cisternas do lado externo das casas. Pra quem não sabe, está em andamento no semi-árido brasileiro o maior programa do mundo de captação de água de chuva, chamado Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), que, de tão eficiente e revolucionário, já levou prêmios nacionais, internacionais e da ONU (na foto, exemplo do P1MC no semi-árido do Pernambuco). E países do mundo afora que sofrem com a escassez de água vem adotando o modelo do Brasil, sendo um deles a Índia.

E é nesse contexto que se insere este pequeno vídeo que vocês verão a seguir, que serve apenas de incentivo pra que olhem que a chuva é também um bem precioso e que merece ser guardado e compartilhado. É claro que o vídeo merece ser transmitido pra vocês pela sua mensagem em si, mas, antes disso, merece aparecer no Cinema Indiano por ser evidentemente mais uma produção criativa da terra de quem tem mais experiência com cinema no mundo; e que no Brasil dificilmente seria realizado nesse nível. Então confiram!


Colaborou: Mariana Lisboa.
-

7 comentários:

Vinicius disse...

Ai que bonito esse comercial!

se todos nós fizéssemos isso ai ou alguma coisa parecida com isso sempre hoje o planeta não estaria tão necessitado de água assim! Bem pelo menos eu acho rsrs

ah Ibirá, que legal agora da pra ver quantas pessoas estão on no seu blog! rsrs

No momento tem eu e mais 3 On rsrs

Chris Tardelli disse...

Simplesmente fantástico!

Luísa Borges disse...

Adorei!!
Muito interessante!

Jack M. Sickermann disse...

Este filme roda o mundo desde 2003 e realmente do melhor que já se fez sobre o tema, uma nuance interessante que na colheita da chuva até as - ainda muito fortes - separações de castas são relativizadas (os dois garotos, um em cima e outro em baixo).
Há um outro filme indiano onde uma árvore obstrui uma rua, todo mundo espera e discute, até que um garotinho começa a fazer força, os outros aderem e o problema está sendo resolvido.
No Brasil, há um filme de uma repartição de SC, mas que não chega ao mesmo nível, embora dê o recado que é necessário utilizar a chuva. Em nossas cidades, o uso quase que é um bônus, porque precisamos reter a água da chuva para que chegue mais tarde ao sistema de drenagem.
Abraços
Jack

Ibirá Machado disse...

Olá Jack, obrigado pelo seu comentário!

Sim, a data do vídeo aparece no começo dele. O que eu não tive certeza é se ele foi realizado antes ou depois da Índia oficializar a adoção do programa brasileiro em nível governamental por lá também, já que o P1MC já existia ao menos desde o ano 2000.

Quanto a este outro vídeo que você mencionou, eu falei sobre ele, com informações bem mais completas, na postagem "Lead India", no dia 28 de julho de 2009! De uma olhadinha, se puder :)

Abraço!

Lívia Bernardes disse...

Belíssimo post amigo, poucos no Brasil sabem desse projeto de captação de água no nordeste que é modelo. É muito importante valorizar, informar e cuidar desse bem precioso que é a água docê.

Ibirá Machado disse...

Lívia, realmente poucos sabem. E pelo que eu mesmo constatei pessoalmente na caatinga, é um dos projetos mais revolucionários que o Brasil já viu em sua história, tantos são os fatores libertadores que estas simples cisternas proporcionam.

Essa foto eu tirei próximo ao município de Serra Talhada, no sertão pernambucano, mas todo o semi-árido está sendo contemplado.