quinta-feira, 12 de junho de 2008

Taare Zameen Par - तारे ज़मीन पर

-

ASSINE A PETIÇÃO PARA A VINDA DE TAARE ZAMEEN PAR AO BRASIL, CLICANDO AQUI!

Eu quero começar este blog com o filme que ganhou o prêmio de melhor filme no último Filmfare Awards, a mais importante premiação do cinema indiano.

Taare Zameen Par - Every Child is Special (Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial) foi lançado nas salas indianas no finalzinho de 2007 (mais precisamente, dia 21 de dezembro) e imediatamente conquistou o coração da indianada. Sem as típicas cenas de dança que caracterizam o cinema bollywoodiano, sem mulheres boazudas, sem homens gostosões, sem nada que anda fazendo parte das especiarias da indústria cinematográfica indiana, Taare Zameen Par conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida.

Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.

O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan, já macaco velho nas bandas de Bollywood. Pela primeira vez, após a atuação em sucessivos filmes que lhe deram a fama em anos recentes, Khan quis arriscar-se como diretor e impressionou pela qualidade e sensibilidade neste filme. Ele não só dirige TZP, como produz, com sua Aamir Khan Productions, e também atua no papel do professor substituto.

Ishaan Awasthi é interpretado pelo estreante Darsheel Safary, que também surpreendeu pela qualidade de sua atuação. Merecidamente, Safary ganhou o prêmio de melhor ator pela crítica, no mesmo Filmfare Awards deste ano de 2008. Virou celebridade.

Além dos prêmios de melhor filme e melhor ator pela crítica, TZP ganhou também o prêmio de melhor direção, para Aamir Khan, e de melhor letra de música. O filme, embora não tenha as exóticas cenas de dança, tem músicas que aparecem como clipes, com imagens que não só ilustram a melodia, mas também fazem parte do decorrer da história. Dentre as músicas (muito boas, por sinal), Maa, que significa "mãe" em hindi, recebeu o prêmio de melhor letra.

No próximo post farei minha crítica sobre o filme, que, já adianto, considero um dos melhores que já vi até hoje - não só dentre os filmes da Índia. Confesso, Taare Zameen Par me faz chorar todas as vezes que o assisto. (Veja aqui a continuação desta postagem)

E veja abaixo o trailer do filme:



62 comentários:

Lígia disse...

Nossa, é realmente um filme lindo, lindo, lindo. De chorar todos os momentos. E eu, como educadora, choro mais ainda! (ainda mais quando lembro que tenho um aluno dislexo). Achei fantástico e estou feliz de ter achado a legenda em portugues do filme. Quem quiser, por sinal, é so pedir!
Quanto as musicas, adoro todas, mas "bum bum bole" é a que canta toda hora :P

Anônimo disse...

Sem sombra de dúvida o filme tem uma história incrível e emocionante. sou graduando em geografia e assitir com minha turma, todos adoraram.

Cláudio Merencio (Alagoas - Brasil)
cláudio.merencio@hotmail.com

Ibirá Machado disse...

Olha! Mais um geógrafo! :-)
Esse filme tem muito a se estudar em várias áreas, inclusive na Geografia Humana, minha área... depois de se conhecer a sociedade indiana então...

Anônimo disse...

Este filme é essencial para vida de educadores e pais conscientes de um verdadeiro olhar de amor para as nossas crianças. Sou mãe e educadora e hoje o filme me fez refletir muito sobre essas duas práticas de amor e educação! Parabéns pela exemplar criação!

Iseedeadpeople disse...

oi Ibira! Ontem vi um video desse filme (esqueci o nome da musica)na TV indiana e me apaixonei. Pelo video clipe jah dah p ver q o menino eh fantastico, e o filme eh excelente! Vou ver se acho o DVD p comprar!(sei que vou chorar um oceano inteiro rsrsrsrsr)

Ibirá Machado disse...

COM CERTEZA você vai encontrar esse filme, e COM CERTEZA Mumbai vai ficar alagada antes das monções!!!! Simplesmente não deixe de ver esse filme!!!

Belatrix disse...

Oi, Ibirá! Dá pra encontrar esse filme por aqui??? E tem com legendas em português??? Morri de curiosidade pra assistir.
Bjo.

Ibirá Machado disse...

Oi Belatrix! Por enquanto o TZP ainda não está disponível oficialmente aqui no Brasil, mas por sorte ele pode ser baixado na internet, em vários sites, já com legendas em português.

No entanto, há uma versão de legenda bem melhor, mas que ainda não está disponível nos filmes para download. O que sugiro é baixar uma versão do filme sem legendas, que esteja em dois arquivos (CD1 e CD2), para em seguida pegar a legenda melhor do site legendas.tv, a que está disponibilizada pelo IrishLuiz. Parece trabalhoso, mas não é, além de valer muito a pena!!!

bjao

Unknown disse...

O filme Taare Zameen Par é uma verdadeira obra de arte do cinema indiano.Aqui Aamir Khan nos brinda com uma história sobre a infância e sobre um menino com dislexia e como o assunto é tratado pela família,pela comunidade e pelas instituições de ensino.É uma história bonita,sensível e que tem momentos tristes e divertidos.É uma história capaz de envolver adultos e crianças do princípio ao fim e todos que assistem querem ver de novo...é por isso que dizemos:QUEREMOS TZP NO BRASIL

Ibirá Machado disse...

Muitíssimo obrigado, Fátima, de coração!!! :D

Anônimo disse...

Esse filme fez eu rever a minha lista de filmes favoritos, aliás, modificou e ocupou a primeira colocação. Amei o trabalho dos autores, trilha sonora.... Confesso que tenho emoção em todas as vezes que assisto. Por ser professora, sei que o enredo do filme é muito REAL. Isso é o que me deixa triste.

Ibirá Machado disse...

Sim, você tem extrema razão. Acho que não há quem não se identifique com Ishaan, mesmo não sendo disléxico. Que criança não foi, em algum momento, injustiçada?...

Obrigado pelo comentário :)

Danielle Figueira disse...

O filme realmente é lindo.... mostra uma realidade que poucos ainda sabem lidar. è uma ótima referencia para pais e educadores, me emociono todas as vezes que assisto e sempre repenso em minha postura de mãe e de educadora. Quanto a trilha sonora não há como não se emocionar com as musicas Meri maa e Kholo Kholo.

Unknown disse...

Assisti a este adorável filme na escola onde estou estagiando numa das reuniões pedagógicas e estou tentando baixá-lo com legenda pela internet mas não está sendo fácil, nem para comprar estou conseguindo.
Amei este filme e gostaria de adquiri-lo pois para mim foi uma lição de vida.
E as músicas, espetaculares mesmo.
Taare Zameen Par é uma obra prima em todos os aspectos.

Ibirá Machado disse...

Olá Angela, obrigado por escrever! Sem sombras de dúvidas, é A obra-prima. Por favor, me mande um email: cinemaindiano@gmail.com

Vamos ver o que podemos fazer pra você ter uma cópia em português desse filme!

Abraços

Unknown disse...

Oi, tudo bem?
Nossa, ficarei eternamente grata em conseguir a cópia em português.
Estou apaixonada por este filme, foi o melhor filme que assisti até hoje e gostaria de sempre poder estar assistindo ele, por isso estou doida por ter uma cópia dele legendado.
E já participei do abaixo assinado para que todos em nosso país possa também ter o prazer de ver este belíssimo filme.
Um abraço.

Ibirá Machado disse...

Estou aguardando o seu email ;)

Final Feliz Remoções e Cremação disse...

Olá Amigos! Assisti hoje ao filme Taare Zameen Par( na sessão do Mostra Geração Rio )e senti-me imensamente agradecida por ter podido entender algumas questões que acometem o meu marido, que teve sua infância agredida por ser "diferente", apenas disléxico.
Sou professora da rede pública do RJ e preciso urgente de uma cópia deste com legendas em português para que meus colegas não assassinem mais nenhuma infância por ignorância no assunto!
Se alguém puder ajudar, mande um email para celmacrini@oi.com.br e ficarei imensamente agradecida e as crianças cariocas também , pois farei circular pelo maior número de colégios possiveis! Ah, já estou enviando email para q os companheiros assinem o abaixo solicitando sua vinda oficial!
Aguardo resposta, Celina Macrini

Anônimo disse...

olá galera...
fico feliz em saber que não só eu mas existem outras pessoas que gostam dos filmes indianos.Achei por acaso esse blog e adorei.
Quando é que vamos ter o previlégio de ter alguns atores indianos apresentando seus filme aquí no Brasil em?
valeu pelas informações no blog.
bjs para todos

Ibirá Machado disse...

Seja bem vind@!

E sim, somos muitos aqui! :D

Se tudo der certo - e se todos somarmos esforços - em breve teremos o cinema indiano literalmente entre nós :)

Anônimo disse...

Ibirá, você tinha razão: Taare é maravilhoso! Muito sensível, realista e muito, muito bem feito. Soube tratar de um assunto até batido em hollywood (o professor que ajuda alunos com algum problema) de forma nova, arejada.

Vou te dizer uma coisa: indiano sabe fazer filme, hein?!!!

Primeiro assiti Jodhaa Akbar e fiquei estupefata. Então assisti Black e para mim, a atriz-personagem central do filme (adulta) MERECIA um Oscar, sem dúvida. E hoje, assisti Taare: lindo, lindo, lindo...

O mundo PRECISA descobrir que existe vida inteligente fora de Hollywood!!!
Bjs

Ibirá Machado disse...

Olá Soraia, obrigado pelo comentário! De fato, o mundo precisa e deve descobrir isso, e é ESSA a minha luta, sem tirar nem por.

E com certeza, tanto Jodhaa Akbar quanto Black são filmes mais que digníssimos, e a Rani Mukerji (a atriz que faz a mulher adulta em Black) é simplesmente uma atriz sensacional.

Se puder e quiser, leia a postagem que fiz sobre ela, ainda agora em novembro.

Bjs!

Rosely Toledo disse...

Oi Ibirá!!
Acabei de adquirir o filme TAARE ZAMEEN PAR e ele não tudo isso que você fala ........................ é muitoooooooooooooo mais.
Simplesmente é um dos melhores filmes que vi até o momento, ele sai do mundo romantico e musical, caracteristicas dos filmes indianos, debate um assunto real de forma suave porém contundente; nunca imaginei ver um filme tão esclarecedor e humano como este. TAARE ZAMEEN PAR faz com que paremos para pensar, se nós não agimos da mesmo forma no nosso dia a dia.
Não tenho palavras pra expressar a grandiosidade deste filme.
Beijos

Ibirá Machado disse...

Olá Tuca :D

Muitíssimo obrigado por seu comentário! A única peço é a máxima divulgação desse filme, por todos os lados, sobretudo da campanha para trazê-lo oficialmente ao Brasil. :)

Bjao!

Unknown disse...

nossa sou formado em ed fisica, hoje assistimos esse filme, estavamos fazendo planejamento, todos os professores choraram, e eu tb, muito bonito, mas como é o nome dele em portugues?

Ibirá Machado disse...

Olá! Bom, como não há ainda versão oficial em português, limitamos-nos a fazer a tradução literal do título, do hindi ao português, que fica, então, "Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial". ;)

Vilma Vieira disse...

Parabéns Ibirá, pela belissima forma de comentar o filme. A sinopse é fantastica, mesmo ainda não tendo visto o filme, vou baixa-lo rapidinho, pois a curiosidade em assisti-lo é ENORME.rsrsrs Não sou conhecedora de filmes indianos, mas quando assisti "quem quer ser milionário" ME APAIXONEI!!!E ao ler o seu comentário sobre o filme, algumas cenas, formas de narração, me fizeram lembrar o meressidissimo ganhador do oscar de melhor filme.
Tomei conhecimento desse filme atraves da MaryJo, amiga virtual de um excelente bom gosto. Espero sinceramente que esse filme venha oficialmente para o Brasoç, dando oportunidade aos professores/educadores de se espelhar em tão belo exemplo. Mais uma vez parabéns por divulgar um filme tão lindo e importante. Um grande abraço
Vilma Vieira

Ibirá Machado disse...

Olá Vilma, eu é que agradeço pela sua disponibilidade em vir aqui e comentar sobre o filme mesmo sem tê-lo visto! Espero sinceramente que você consiga assistir essa obra e adoraria receber outro comentário seu depois! :D

Beijo!

Unknown disse...

IUPI!!!500 assinaturas!!!!A divulgação continua em pleno vapor.

Unknown disse...

Oi, já está sabendo que domingo passadoo Aamir se encontrou com Cameron( diretor derrotado por sua ex esposa no oscar hihihi)??Acho que ele foi lá fazer um intensivão com o Aamir pra não perder o próximo oscar. hihihi É Hollywood se curvando frente ao cinemaindiano rsrsr bjs fui
PS: Tem novidades do novo filme do Darsheel Safary?

Adriana Dal Olio disse...

SEM SOBRA DE DÚVIDA ESTE FILME CONSEGUIU PASSAR EMOÇÃO.
AS MÚSICAS SÃO BELISSIMAS.
É UMA SUPER PRODUÇÃO - ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE ESTE FILME, POIS O TEMA FOI MUITO BEM TRABALHADO - E ACREDITO QUE TODAS AS UNIVERSIDADES DEVERIAM TER ESTE FILME COMO UM SUPORTE PARA PESQUISA E TODOS OS PROFESSORES ASSISTIREM... TEMOS MUITO O QUE APRENDER. ADOREI O FILME.

Reino Colorido da Criança disse...

Shankar Ehsaan Loy - Tare Zameen Par
India - 2007

01 - Taare Zameen Par
02 - Kholo Kholo
03 - Bum Bum Bole
04 - Jame Raho
05 - Maa
06 - Bheja Kum
07 - Mera Jahan
08 - Ishaans Theme
http://rapidshare.com/files/130118744/2007_Tare_Zameen_Par_-_Shankar_Ehsaan_Loy.rar
Agradecimentos: Blog A Música no AR

Bruna disse...

Filme fantástico, de uma sensibilidade muito grande. Sinceramente, quem diria que essa grande obra é indiana? Sem preconceitos mas... Bom, enfim, filme lindo e bastante tocante!

Ibirá Machado disse...

Bruna, obrigado pelo comentário! E pois é, é por isso que esse blog existe, pra quebrar o preconceito que todos temos em relação ao cinema da Índia! :)

disse...

Acabei de assistir o filme e chorei muito, é muito lindo, vale a pena ser assistido por todos os educadores. Gostaria que vc me explicasse como colocar a legenda, pois gostaria de passar o filme para outras amigas educadoras, mas a cópia que eu consegui nem legenda tem. Ah, e claro tenho que dizer que é uma linda iniciativa postar aqui sobre essa obra prima do cinema.

disse...

Vocé pode por favor me enviar um e-mail me falando como faço pra por legendas. Obrigada.

Ibirá Machado disse...

Olá, claro! Mande-me um email pra cinemaindiano@gmail.com, por favor. :)

Márcio André disse...

Olá Ibirá...acabei de assistir ao filme (e como todo mundo que viu tbm adorei) Obrigado por divulgar-lo ,é sem duvida um filme incrivel...mas queria te pedir um favor...gostaria de saber os nomes da trilha sonora (de todas as musicas se possivel)
este filme está se tornando uma grande ferramenta para os professores de meu municipio por meio de professores que conhecio o filme e o blog e ambos estão de parabéns !!

Ibirá Machado disse...

Olá Marcio, muito obrigado por seu comentário e fiquei muito feliz de saber do sucesso do filme em seu município (que aliás, qual é?).

Em relação à trilha sonora, aqui mesmo nos comentários um usuário compartilhou um link pra fazer download da trilha completa. Vou copiar aqui abaixo pra você conferir:

Taare Zameen Par
(composição: Shankar-Ehsaan-Loy)
India - 2007

01 - Taare Zameen Par
02 - Kholo Kholo
03 - Bum Bum Bole
04 - Jame Raho
05 - Maa
06 - Bheja Kum
07 - Mera Jahan
08 - Ishaans Theme

http://rapidshare.com/files/130118744/2007_Tare_Zameen_Par_-_Shankar_Ehsaan_Loy.rar

Agradecimentos: Blog A Música no AR

Anônimo disse...

Amei o video Taare Zameen Par. Assisti ao filme depois de uma palestra sobre dislexia. Nossa, vi até professor chorar! Gostaria de consegui-lo. Acredito que todo profissional na área de educação deveria ter acesso ao mesmo... não é tão fácil detectar a dislexia, já que hoje nos deparamos com a falta de estímulos por parte do corpo discente que, causa reflexo, muitas vezes, até mesmo nos nossos colegas professores. Vejo uma enorme distância, ainda, entre docentes e alunos. Acho uma pena falar que já fui criticada por tentar fazer diferente; gosto de conquistar o meu aluno usando as mais variadas ferramentas.

Quero aproveitar para parabenizar pelo site.

Anônimo disse...

Fiz o comentário acima e esqueci de me identificar. Sou professora de Ciências e o meu e-mail é o seguinte: juci-leite@hotmail.com

Ibirá Machado disse...

Obrigado pelo comentário! Entrarei em contato por email :)

Claudia Lopes disse...

Assinei a petição e divulguei o abaixo-assinado entre os amigos, no meu twitter e na Queenlist, no yahoo. Que venham mais assinaturas!

Unknown disse...

Nossa esse filme foi um dos melhores que já assisti mexe com tudo com a sensibilidade, com o psicológico e especial com o ser humano..... amei toda vez que assisto minha auto estima cresce mais e choro também muito

Anônimo disse...

eu tenho o dvd eu assiste
poha eu chorei
=/

Érica Couto disse...

O Filme é fantástico, um dos melhores que já vi , as músicas são ótimas.. os atores entãao !!
Todo o enredo é muiito bom .. estou fazendo licenciatura em matemática e pretendo ser professora..então o filme foi bom pra todos nós que vamos ser docentes e poderemos enfrentar essa situação !!

Ameei de paixãaao xD

Yara Garbellini disse...

Pessoal, este é um filme que não podemos deixar de divulgar. Com um desenvolvimento incrível, leva emoção e reflexão para qualquer um que tenha sensibilidade. Professor, mãe, pai...Vale realmente a pena!

Fernanda disse...

Olá!
Este é o tipo de filme que todos deveriam assistir. Não apenas os educadores, terapeutas e afins. As pessoas precisam aprender a ser únicas, a não negar a sua essência para seguir padrões estabelecidos pela sociedade. Isso é uma das grandes causas do adoecimento da humanidade.
Este filme vem mostrar que somos únicos e especiais!
Poderia me enviar uma cópia? Gostaria muito de repassá-lo!
Obrigada!
Fernanda - praticasnaturais@gmail.com

Anônimo disse...

Adorei o filme e estou incentivando as pessoas a acessarem o site e fazerem a assinatura digital pra termos esse filme aqui no Brasil e assistido por todos, pois é muito EMOCIONANTE e vale a pena assistir.
Marcelo Uchoa
marcelo_uchoa2@hotmail.com
P.S: Quem tiver as trilhas dele me envie um link, pois as músicas são muito boas, você chora ao ouvi-las em cada cena do filme e a letra nem se fala. Abç a tds e um feliz 2011 SEM PRECONCEITOS NEM DISCRIMINAÇÕES.

Tamara disse...

Noossa que filme edificante, traz uma história emocionante... o meu filho de 8 anos pediu para asssistir pela segunda vez e mesmo sem ler a legenda(não dá tempo) ele se emociona e vejo a felicidade nos olhos dele quando a criança consegue ajuda.
Esse filme deve ser divulgado, é uma lição para pais e educadores!!

Anônimo disse...

Filme ótimo!

No seguinte endereço está disponível em alta definição (720p).

[http://www.downloadsguru.com/showthread.php?t=72061]

Taare Zameen Par (2007) - 720P - BluRay - Rip - X264 - AC3 - Subs {RS/FS/HF/MU}

Anônimo disse...

Simplesmente maravilhoso. É ótimo para nós educadores e até para os pais, tomar um choque de realidade como eese. Adorei.
Clara Pimentel, Itapeva -SP.

Brenda Cristina disse...

Surpreendente o filme. Aliás, filme indiano tem me surpreendido bastante. Viciei em buscar filmes por aqui. Seu site é maravilhoso. Rico em informações. Filme igual esse é difícil de se achar. Chorei muito. Estou despalavriada par tamanha expressão.

Ibirá Machado disse...

Obrigado pelo comentário, Brenda!

josiane disse...

O filme me deixou bastante emocionada, sou professora de Matemática e vejo o quanto é importante prestar atenção no comportamento de cada aluno, esse filme nos faz pensar sobre nossa prática quanto educadores. hoje na aula quando o professor encerrou a apresentação deste filme todos estavam chorando e muito emocionados, terminamos a aula em silêncio por que ninguém coseguia comentar sobre o filme, foi assim maravilhoso aquele momento de olhares nada de palavras...gostaria de parabenizar o autor, isso sim é uma linda obra de arte.

Neide Marques - Prof de Geografia em SJC disse...

Esse é um filme que todo educador deveria assitir para repensar em considerar melhor aqueles alunos que precisam de outros caminhos para desvendar os mistérios do encotro de sua rota para a aprendizagem. Lindo e encantador esse filme!! Sou professora de Geografia e meus alunos nas duas escolas assistiram, entenderam e nos emocionmos entre lágrimas e risos. Neide C B Marques - São José dos Campos.

Unknown disse...

Estamos numa grande pirataria, mesmo como educadores, ao sabermos a riqueza do Filme em questão, certamente,copiamos e divulgamos para amigos, amigos dos amigos e assim por diante em várias escolas.Porém a excelência do autor dessa obra é lesado e nós,educadores ou não, vamos pirateando um produto que, apenas nesse blog os cometários e número de acessos,já se fazem provar a magnitude do 'FILME', pois me parece atingir mais de 14.000 acessos até essa data...
A EDUCAÇÃO NO BRASIL AGRADECE, MAS AS CRIANÇAS QUE SOFREM NAS ESCOLAS SERÃO MAIS AGRADECIDAS AINDA...
Parabéns por sua ilustre iniciativa Ibira.
Abraços,
Fátima-Embu das Artes- SP

Jamile R disse...

Olá.
Vejo que há muitos admiradores do filme por aqui. Deixo meu depoimento tb que adoorei. Sou estudante de psicologia e o tema abordado 'Dislexia' é de grande importância para nós... Chooorei horrores!!

Jamile - Salvador BA

Anônimo disse...

Quero registrar "Matira" e deixar minha saudação a todas as Matiras,sem as quais não existiriam os Khans;não digo daquelas da gestação huterina, mas daquelas da lição, que nos entregam todos os dias, de superação da humanidade. Estas, não são poucas, são especialissimas.
Lau Mendes.

Iza disse...

Ja´assistir muitos filmes, e esse sem dúvida nenhuma foi o melhor que já assistir, me emocionei, me apaixonei, chorei...é o filme de minha vida.

Semeando valores e conhecimentos disse...

Gostaria de comprar o DVD!! Onde compro??? dulcyjarina@hotmail.com

marcelagea@gmail.com disse...

Conheci o site agora e adorei!!!
Eu simplesmente amo esse filme, um dos melhores que vi em minha vida, com certeza!! Chorei do início ao fim.rss
Muito mais do que para qualquer educador, a mensagem vai muito além, para pais, mães, amigos, irmãos.. de como olhamos o outro! sensibilidade imensa!
As músicas são maravilhosas!!
Abraços a todos e buscarei novas dicas de filmes aqui