quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008


Na esteira do blog INDI(A)GESTÃO, que acaba de publicar uma retrospectiva de 2008 segundo o jornal Delhi Times, farei uma breve retrospectiva do blog Cinema Indiano, que termina 2008 com apenas pouco mais de 6 meses de vida! Bom, por ironia do destino (e confesso que só percebi isso depois, mas Freud explica!), este blog foi fundado no dia 12 de junho de 2008. Enquanto muitos brasileiros estavam muito ocupados com suas companheiras e companheiros (no Brasil, 12 de junho é o Dia dos Namorados), eu, aqui sozinho, preocupava-me em ocupar meu tempo criando um blog de utilidade pública (olha só minha pretensão...).

Hoje, 202 dias depois, o
Cinema Indiano conta com um acervo de 83 postagens (contando já com esta) e mais de 5000 visitas de ao menos 43 países (eu tenho ao menos 3 dispositivos de contagem de visitas, cada qual com sua metodologia distinta, então fiz uma aproximação). São já 6 seguidores fiéis inscritos (ou deveria dizer seguidoras?). E ainda fomos agraciados com um prêmio recebido no dia 21 de setembro - o Prêmio Dardos. Mas o mais legal é que o dia 21 de setembro não é um dia qualquer; trata-se do Dia Internacional da Paz, estabelecido pela ONU e, no Brasil, é o Dia da Árvore. Para quem não sabe - e agora chegou a hora de saber -, meu nome significa "árvore" na língua indígena Tupi-Guarani. Então este prêmio não veio a toa neste dia!

As primeiras postagens deste blog foram sobre o filme
Taare Zameen Par, até hoje o meu favorito. Depois seguiram-se as postagens sobre o filme Black, outra obra fantástica. Minha insistência nestes dois filmes mostraram-se sábias depois que descobri que, até hoje, meu blog é encontrado nos sites de procura principalmente por conta destas duas produções, o que me deixa muito feliz. Mas em terceiro lugar da procura, em sites como o Google, estão as postagens sobre o homossexualismo nos filmes indianos e sobre as produções pornográficas. Enfim, prova de que este blog é bem diversificado!...

Fiz uma série sobre as grandes indústrias de cinema da Índia, terminando com a criação de um mapa esclarecendo a localização de todas estas indústrias. Este mapa pode ser conferido aqui: http://cinemaindiano.blogspot.com/search/label/Mapa. Mas sempre que houver a curiosidade, clique no marcador "Mapa" da coluna à esquerda.

Algumas curiosidades sobre a produção indiana foram tratadas, publicando alguns artigos que sairam no Brasil e no mundo, além de ter estado atento às mostras de cinema indiano que aconteceram por aqui.

Mas ainda há muito por fazer e publicar. Sempre tentarei não falar apenas de Bollywood, embora já tenha dito que é mais difícil, já que Bollywood realmente domina. Mas o mais importante de tudo será a contribuição de vocês, e espero ter cada vez mais visitas!

E de novo, um FELIZ ANO NOVO!!!
Justificar

2 comentários:

Carlos disse...

Ibirá, não sou um seguidor fiel do blog, mas a retrospectiva me trouxe a certeza de que com meio 2008 foi tudo isso, o que dirá de um 2009 inteiro pela frente.
Feliz Ano Novo!!!

Anônimo disse...

Oi ibirá,Teu blog e muito nyce. . .mas gostaria que falases mais da vida dos actores de bollywood