quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Shahrukh Khan - शाहरुख़ ख़ान - شاہ رخ خان


Hoje vamos iniciar a primeira postagem de uma longa série sobre os atores mais famosos da indústria cinematográfica indiana. Confesso que a grande maioria – a começar pelo ator escolhido de hoje – será de Bollywood.


Então devo dizer-lhes que quem estréia a série é o dispensa-apresentações Shahrukh Khan, ou, para os íntimos, SRK. Consta que o nome “Shahrukh”, em farsi, significa “Rosto de Rei” (ou, para as meninas loucas-desesperadas-descabeladas-fãs, “Rosto de Príncipe”, porque fica mais bonitinho). Se seu nome influenciou sua carreira de alguma maneira eu não sei, mas o fato é que SRK é, hoje, o imperador de Bollywood. Ele ainda não desbancou o posto de Amitabh Bachchan, que ocupa a cadeira simbólica de líder supremo da indústria híndi, mas certamente é Shahrukh Khan quem tem o poder sobre o reino bollywoodiano.


Para quem não sabe, o sobrenome Khan é exclusivamente de famílias islâmicas. Logo, SRK é muçulmano. Nascido em Nova Delhi, a 2 de novembro de 1965 (há 43 anos), filho de Taj Mohammed Khan, um lutador de luta livre, e de Latifa Fatima, filha adotada de um general do exército, Shahrukh teve a oportunidade de estudar em bons colégios. Estudou na escola cristã St. Columba, onde ganhou a Espada de Honra, oferecida anualmente ao aluno mais dedicado. Depois, na Universidade de Delhi, estudou Economia e, posteriormente, fez mestrado em Comunicações de Massa na Jamia Millia Islamia (famosa universidade islâmica de Nova Delhi). Mas, eu nem precisaria dizer, ele acabou optando pela vida de ator...


Mas antes de falar do SRK ator, seguimos um pouco mais no Shahrukh pessoa. Após a morte de seus pais, ele mudou-se para Mumbai, em 1991. Neste mesmo ano, antes de iniciar sua carreira bollywoodiana, casou-se com Gauri Khan, uma mulher de família hindu. Mas em momento algum pensou em converter sua esposa à sua religião. Ao contrário, embora acredite profundamente em Alá, respeita os valores do hinduísmo. Prova disso é que seus dois filhos – o menino Aryan (1997) e a menina Suhana (2000) – seguem tanto o islamismo quanto o hinduísmo, fazendo orações diárias no altar de sua casa, com o Corão ao lado dos deuses hindus.


Bom, embora tenha iniciado sua carreira em Bollywood no ano de 1992, um pouco antes ele havia feito algumas coisas na televisão. Em 1988 participou da série Fauji e, em 1989, das séries Aziz Mirza’s Circus e In Which Annie Gives it Those Ones. Finalmente em Mumbai, em 1992 Shahrukh Khan estréia no filme Deewana, que foi um sucesso e deu a ele o Filmfare Best Male Debut Award (prêmio de melhor ator estreante). No ano seguinte, incansável, participa de Maya Memsaab, Darr, Baazigar e Kabhi Haan Kabhi Naa. O penúltimo deu a ele o Filmfare Best Male Award (prêmio de melhor ator) e com o último conquistou o Filmfare Critics Award for Best Performance (prêmio da crítica para melhor performance). Não bastasse esse sucesso meteórico, em 1995 seria lançado o filme que fez a imagem de Shahrukh Khan em Bollywood: Dilwale Dulhana Le Jayenge. DDLJ deu a SRK o seu segundo prêmio de melhor ator e, para os produtores, um retorno de 12 bilhões de rúpias (algo em torno de 500 milhões de reais). Este filme está em cartaz até hoje em Mumbai.


Em 1997, com Dil To Pagal Hai, ganhou o terceiro Filmfare Best Male Award. No mesmo ano também fez sucesso com Pardes e Yes Boss. E de novo, em 1998, Kuch Kuch Hota Hai deu o quarto prêmio de melhor ator a ele. No mesmo ano, Dil Se não fez muito sucesso na Índia, mas lucrou muito nos países estrangeiros que consomem filmes de Bollywood. Badshaah, de 1999, não fez muito sucesso. Já Mohabbatein, do ano 2000, deu a SRK o segundo prêmio da crítica para melhor ator. Em 2001 fez sucesso com o épico Asoka, representando o grande imperador do norte da Índia.


O ano de 2002 viu ser lançado o super sucesso Devdas, que de novo premiou SRK como melhor ator do ano. É do mesmo ano Hum Tumhare Hain Sanam. Em 2003 são lançados outros dois sucessos, Chalte Chalte e Kal Ho Naa Ho (que também rendeu o prêmio de melhor ator e é um dos maiores sucessos de Bollywood no exterior). 2004 foi ano de mais grandes sucessos: Main Hoon Na, Veer-Zaara e Swades. Foi nominado pelos três para melhor ator e ganhou por Swades. Em 2005 eles fez apenas Paheli, que não teve muito sucesso. Já em 2006 foi lançado Don e Kabhi Alvida Na Kehna, que foi, até hoje, o maior sucesso de Bollywood no exterior. No mesmo ano também fez o sucesso Don.


Em 2007 foi a vez de outros dois filmes de sucesso, Chak De! India e Om Shanti Om. O primeiro deu o prêmio a ele de melhor ator (embora, na minha opinião, este prêmio deveria ter sido entregue a Darsheel Safary, o garoto de Taare Zameen Par). Agora, em 2008, SRK aparece em Dulha Mil Gaya, Bhoothnath e Rab Ne Bana Di Jodi. Para o próximo ano, aparecerá em Billo Barber, My Name is Khan e Don 2.


Ufa! Este é Shahrukh Khan, a incansável galinha dos ovos de ouro de Bollywood. Na próxima postagem colocarei alguns vídeos com SRK.

18 comentários:

Iseedeadpeople disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIII,Ibirá, tô passando mal aqui!!!! Sou louca pelo Sharukh!!!!

Como faço pra encontrar estes filmes aqui no Brasil? Vc sabe alguem q venda??? O unico q consegui baixar foi Om Shanti Om, que amo de paixão!

Beijos!

Ibirá Machado disse...

Oi Sheila! Pois é, esse é um problema extremamente recorrente aqui no Brasil, pois poucas pessoas conhecem Bollywood e consequentemente não existe distribuição deles por aqui. A melhor maneira é baixar os filmes pela internet, que é como faço. Todos eles você pode encontrar na internet pra baixar, tanto em programas como o Emule quanto em programas de "torrent", como o uTorrent.

De qualquer maneira, há a Alessandra Efrem, de Belo Horizeonte, que baixa os filmes da internet, coloca legendas em português e vende. Ela tem um blog pra divulgar seu catálogo: http://filmesindianos.blogspot.com/

É isso! E continue sempre participando, dando dicas e fazendo pedidos, pois assim posso cada vez oferecer um blog melhor!

Om Shanti Om (já que vc ama de paixão...)

Leticia disse...

Oi Ibirá tudo bem?
É maravilhoso saber que existe uma pessoa bem conceituada no que diz respeito as maravilhas da cultura indiana.
Sou fã de Shanrukh Khan. E possuo um DVD com o filme Asoka. Fiquei maravilhada ao assistir este DVD, pois é uma verdadeira mistura de romance, comédia, suspense e drama. já procurei outros filmes do mesmo ator, mas foi sem êxito. Nos mantenha sempre informadas sobre essa peça rara de ator indiano.
Parabéns pelo seu trabalho.
Beijos, Fátima Silva

Ibirá Machado disse...

Olá Fátima, que bom saber que você é fã de SRK e mais ainda por ter encontrado o meu blog!! Realmente é bem difícil encontrar qualquer coisa sobre o cinema indiano. O jeito é baixar na internet, como sempre faço...

Cristina disse...

ola sou a cristina e tenho 14 anos...sou e portugal e so quero dizer que este blog sobre o shahrukh ta muito bem feito..e que SOU LOUCA pelo shahrukh.tenho todos os filmes dele..tenho todas as musicas e todas as fotos ele é o indiano mais bonito que conheço..
beijos para o SRK e para o autor do blog..

Cristina disse...

ola sou a cristina e tenho 14 anos...sou e portugal e so quero dizer que este blog sobre o shahrukh ta muito bem feito..e que SOU LOUCA pelo shahrukh.tenho todos os filmes dele..tenho todas as musicas e todas as fotos ele é o indiano mais bonito que conheço..
beijos para o SRK e para o autor do blog..

Ibirá Machado disse...

Puxa, obrigado pelo reconhecimento e pelo beijo! Se eu tivesse como encaminhar para o SRK pode ter certeza que você teria sido retribuída! :)

Um beijo pra vc também!

Unknown disse...

Sharuk é lindo e talentoso! Ele é tudo! Meu marido quase morre do coração quando eu falo sobre ele! É só elogios! rsrsrs... Parabéns pelo blog!

Ibirá Machado disse...

Obrigado, Marina! Mas cuida bem do maridão, hein! ;)

Nadia Ibraimo disse...

Oi chamo-me Nadia, sou moçambicana, e descobri este Blog que fala do meu mais que tudo, Shahrukh Khan, e fico muito feliz pela bibliografia dele...muito obrigada Ibira...bjs

Ibirá Machado disse...

Oi, Nadia! Eu que agradeço! E fico sempre feliz de saber que tenho leitores além Brasil-Portugal :)

Espero te ver mais vezes por aqui.

liliane disse...

eu amo a cultura indiana, jah me apaixonei por um....rs....
mas enfim, descobri, hoje que tenho uma fonte de informação sobre este pais: o seu blog... muito obrigada. baixei o filme Rab Nee Bana Di Jodi, nao sei quantas vezes, só sei que mesmo sem legenda eu assisto... e me encanto, mesmo sem entender o que eles falam.... jah tentei aprender o Tamil e o Malayalam, mas é muito difícil.... Consegui apenas aprender a cantar a música deste filme... mas poooooor favoooooor.... me ensina a como pegar a legenda desse filme.... por favor, e saiba que divulguei seu blog para meus amigos indianos visitarem! rs... um dia realizarei meu sonho de conhecer este tão maravilhoso país, que me despertou uma admiração por tudo deles....mesmo sendo um lugar definido por muito como TUDO É UM EXAGERO, mas para mim.... tudo é um encanto

Anônimo disse...

Nossa! A cada dia que passa estou mais apaixonada por esse lugar tão diatante e tão fascinante.. seja pelos tapetes, pelas fantásticas obras de arquitetura, pelas histórias, ou mesmo por esse magnífico ator que é o Shah Rukh Khan! O descobri por acaso, quando procurava vídeos sobre a cultura oriental na internet e desde então tenho procurado baixar todos os vídeos em que ele aparece... Um de meus sonhos é conhecer a Índia e aprender a dançar como esse povo faz e, é claro, conhecer esse astro do cinema! Quem me dera encontrar filmes de Bollywood por aqui... Um grande abraço para todos!

Anônimo disse...

Nossa! A cada dia que passa estou mais apaixonada por esse lugar tão diatante e tão fascinante.. seja pelos tapetes, pelas fantásticas obras de arquitetura, pelas histórias, ou mesmo por esse magnífico ator que é o Shah Rukh Khan! O descobri por acaso, quando procurava vídeos sobre a cultura oriental na internet e desde então tenho procurado baixar todos os vídeos em que ele aparece... Um de meus sonhos é conhecer a Índia e aprender a dançar como esse povo faz e, é claro, conhecer esse astro do cinema! Quem me dera encontrar filmes de Bollywood por aqui... Um grande abraço para todos!

Unknown disse...

Ola. Eu vi um filme em que shahrukh é assasinado juntamente com seu irmao. Mae pediu muito a 1 deus e eles renasceram e se vingaram... adorava rever de novo esse filme. Alguem sabe qual o nome desse filme? Por favor ajudem me a descobrir qual o filme...

Anônimo disse...

É o filme Arjun and Karan. Bom filme

Dunia Yelena disse...

Olá. Estava aqui procurando filmes do ator Shah Rukh e nao acho pra comprar quando vi este post. Fiquei super chateada pq os filmes de Bollywood são melhores do que muitos filmes americanos por aí e não são valorizados. Maldito poder econômico e por isso o Brasil não vai pra frente. E deixar registrado aqui que gostei muito do blog.

Unknown disse...

Adoro lindo demais fico ipinotizada de ver gostaria de conhecelo pessoalmente bjos