sexta-feira, 26 de junho de 2009

Campanha anti-tabagista da Aaj Tak

-

E agora é a vez de postarmos um comercial. Há tantos comerciais indianos divertidos que fica difícil escolher um pro dia, então confesso que esse de hoje foi escolhido com o critério do aleatório e foi ele mesmo que quis vir.

Trata-se de um comercial que dizem ter sido premiado. Eu coloco esse "dizem" pois fucei até onde pude na internet e não encontrei informações sobre ele, do tipo quem fez, quando fez, quando foi premiado, se é que foi etc. O que sei é que essa propaganda é da Aaj Tak e que faz parte de uma série de campanhas dessa rede televisiva, entre elas a anti-tabagista.

A Aaj Tak (que pode mais ou menos ser traduzido para "até hoje", mas no sentido de "no último minuto", se é que esse sentido pode ser dado, mas enfim) é atualmente a maior emissora privada indiana de informação e entretenimento. 24 horas no ar, a Aaj Tak é fonte segura de informações para cerca de 45 milhões de pessoas que a assitem na Índia via TV a cabo ou de satélite. Foi premiada na Índia nos últimos oito anos como o melhor canal de notícias do país.

Bom, e então eles fizeram esse comercial que vos passo a seguir. Numa estação de trem, um sujeito fuma enquanto fala ao celular, sentado num banco. Ao seu lado, dois outros sujeitos incomodam-se com a fumaça. Um deles decide levantar-se e em seguida retorna enfiando couve-flor na boca do moço que fumava falando ao celular. O comercial está em hindi e com legendas em inglês. Abaixo, então, passo as falas em português:

Fumante (no celular): Os papéis estão na escrivaninha da direita.
Velho: Filho, pare de fumar, por favor.
(O velho levanta-se e pede as couve-flores)
Fumante (no celular): Faça o que eu mandei você fazer... então deixe tudo comigo... hahaha
(o velho senta-se ao lado do fumante e coloca a couve-flor na boca dele)
Velho:Esses vegetais são de couve-flor!
Fumante: Eu não quero comer! Por que você está me forçando??
Velho: Pois eu também não pedi por um cigarro mas ainda assim você me forçou a respirar a fumaça. Agora é minha vez de mostrar a você um pouco de hospitalidade... tome, pegue um pouco dessa couve-flor (pondo na boca do fumante)
Fumante: Não, não, não!
Velho: Se você quer morrer fumando, por favor, você é livre pra fazer isso, mas não faça ninguém seu parceiro! Tenha vergonha!
Outro sujeito: Você fez a coisa certa...
Velho: Veja!
Narrador: Todas as vozes te alcançam pela Aaj Tak!



2 comentários:

Indi(a)screet disse...

Sempre fui fumante passiva. Acho um absurdo a falta de respeito dos fumantes para com os nao fumantes. Mas a lei do karma eh infalivel...

Ibirá Machado disse...

hehe