quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sanjay Dutt - संजय दत्त

-

Vamos hoje falar de uma pessoa que talvez seja a mais polêmica personagem de Bollywood, Sanjay Dutt.

Nascido em 29 de julho de 1959, Sanjay Dutt é filho único de mais um caso comuníssimo no cinema indiano, em que pai e mãe já eram do meio cinematográfico. Sanjay não tinha outra escolha senão seguir a mesma carreira. E mais ainda porque seu pai era Sunil Dutt, um dos atores de Bollywood mais famosos dos anos 60 e 70, e sua mãe era Nargis Dutt, uma das atrizes mais refinadas que já existiu no cinema hindi.

Ele estudou na tradicionalíssima Lawrence School, em Sanawar, no estado do Himachal Pradesh. Quando estava no colegial, Sanjay conheceu as drogas que até hoje não conseguiu abandonar. Quando sua mãe morreu, em 1981, o vício aprofundou-se e ele chegou a ser internado nos Estados Unidos para reabilitar-se.

Foi no mesmo ano de 1981 que ele também estreou no cinema, com o filme de seu pai chamado Rocky. Ao longo dos anos 80, ele apareceu em 27 filmes, mas fizeram sucesso Vidhaata (1982), Naam (1986) e Hathyar (1989).

No entanto, foi nos anos 90 que ele entrou efetivamente para a fama. Com os filmes Saajan (1991) e Khal Nayak (1993) ele recebeu indicação para o prêmio de melhor ator pelo Filmfare Awards, fato suficiente para fazê-lo bem famoso. No entanto, embora até 1999 ele não tenha sido novamente indicado, ele participou de 41 filmes na última década do século XX.

Mas além disso, outro fato marcante em sua vida também foi grande responsável por levá-lo à boca do povo. Em 1993, Sanjay foi preso por posse ilegal de armas compradas dos criminosos acusados pelos ataques terroristas em Mumbai, no mesmo ano. Ele passou 16 meses preso, até ser solto. Tempos depois, a justiça indiana preparou um longo documento de 10 mil páginas sobre os atentados de 1993, acusando 189 envolvidos, incluindo Sanjay Dutt.

Mas enfim, no ano 2000 ele venceu seu primeiro prêmio de melhor ator pelo Filmfare Award com o filme Vaastav (1999). Ainda em 2000, fez sucesso com o filme Mission Kashmir. No entanto, o grande sucesso de sua carreira estava reservado para o personagem Murli Prasad Sharma, em Munnabhai M.B.B.S. (2003), que lhe garantiu o segundo Filmfare Award. Em 2006 saiu o segundo filme da trilogia, Lage Raho Munna Bhai, que embora seja uma comédia - e excelente - teve a incrível audácia de resgatar a curiosidade por Mahatma Gandhi na juventude indiana. E está previsto para 2010 o Munnabhai Chale Amerika.

Quando os anos 2000 terminarem, Sanjay terá atuado em mais de 50 filmes. De todos, além da série Munnabhai, o único que fez realmente sucesso foi Parineeta (2005), junto de Vidya Balan. Em Lage Raho Munna Bhai  o par esteve junto de novo.

E na polêmica história de Sanjay também inclui sua vida de político, um tanto conturbada pelo seu passado (e presente, talvez) obscuro. Suas pretensões são, por enquanto, o parlamento pelo estado de Uttar Pradesh, já que, diz, seu desejo é satisafazer as vontades do povo.

E sua vida amorosa é também um pouco complicada. Casou-se pela primeira vez com a atriz Richa Sharma, em 1987, com quem teve uma filha, Trishala Dutt. Richa morreu de câncer no cérebro em 1996. Logo casou-se com Rhea Pilai e logo separou-se. Em 2008, finalmente, casou-se com Dilnawaz Shaikh, que era muçulmana e virou hindu, mudando seu nome pra Manyata Dutt.

E em dezembro de 2008, Sanjay foi escolhido embaixador da boa vontade do Instituto Intergovernamental Pelo Uso da Microalga Espirulina Contra a Desnutrição.

E é isso.

12 comentários:

bárbara disse...

Entre este homem e o Bachchan sénior, não sei qual dos dois o mais assustador...

Iseedeadpeople disse...

Caraca, o q ser isso?

"embaixador da boa vontade do Instituto Intergovernamental Pelo Uso da Microalga Espirulina Contra a Desnutrição." hahahahahah!

(como o Sanjay tá acabaaaaaado, OMG)

Ibirá Machado disse...

Bárbara, temo os dois, em igual medida.

Sheila, eu me fiz mais ou menos a mesma pergunta....

bárbara disse...

:D :D :D
Eu tb adoro Microalga Espirulina!

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

a.k.a. Bollywood´s Bad Boy.

Haha, não conheço bem, mas adorei Lage Raho Munna bhai e Parineeta, então dou-lhe crédito.

Iseedeadpeople disse...

Bárbara, eu não quero saber dessa alga não! Se é usada contra desnutrição, é pq engorda. Se engorda, eu tô fora! hahahaah. Acho q o Sanjay usou muita espirulina, tá gordo e horroroso, nada a ver com a fotinho dele jovem...

Ibirá Machado disse...

É, bahut bura hai...

Sheila, algo que combate desnutrição tem vitaminas, não carboidratos! Vc tb deveria provar! ;)

Anônimo disse...

Concordo com o Luiz; o meu respeito por ele se deve a algumas boas atuaçoes suas. Quanto a esse lado mais obscuro dele, nao posso opinar muita coisa. De toda forma, essa mistura de política e cinema na Índia dá um pouco de nojo, nao é nao?

Abraços,
Bru Lyrio.

Ibirá Machado disse...

Bru, e é justamente por essa mistura com a política (dentre otras cositas...), que o Sir Amitabh também entra na lista dos mais polêmicos de Bollywood, lado a lado com Sanjay...

Indi(a)screet disse...

DETESTO o Bachchan senior por ser pessoa do mau, alem de ser falso. Eh um mau carater enrustido que so as pessoas com massa cinzenta atuante conseguem perceber (alem do mito).
Sanju como eh chamado aqui na India, eh mau carater em aberto, todos sabem e ele mesmo nao nega! Prefiro assim!!
Ele ficou anos sem falar com a filha e ainda se falam POUQUISSIMO.
Ele eh alcoolatra e usuario de drogas assumido e por isso esta inchado. NAO eh gordura nao. Ele vive entrando e saindo dos centros de reabilitacao para alcoolatras e drogados. Tenho pena dele pois eh uma alma confusa. Tentou encontrar seu caminho na politica mas nao conseguiu e ja desistiu em anuncio publico que fez recentemente.
Muna Bhai eh de se rolar de rir. AMEI a atuacao dele naquele filme.
Quanto a espirulina, eh tao somente uma alga que em contato com a agua espande-se no estomago e "retira" a fome. Ela tem sais minerais mas nao sabia que tinha tambem vitaminas.

Isa disse...

Eu nunca gostei muito da cara do Sanjay, porque ele é assustador de se olhar. Parineeta, apesar disso, é excelente, mas o destaque vai mais pra Vidya Balan, na minha opinião.

E sobre o Amitabh Bachchan, eu sempre gostei dele. Mas, depois de ler o comentário da Profª Sandra, tô vendo que visto do lado indiano tem outra cara. :P

Ibirá Machado disse...

Também gosto de Vidya Balan, inclusive em Lage Raho Munna Bhai, onde ela também faz par com o Sanjay. Mas Amitabh........