segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Peças para a Hutch/Vodafone com o cão Pug

-

Uma antiga série de comerciais da extinta operadora de celulares na Índia, a Hutch, conquistou os lares com um simpático cãozinho da raça Pug. Entre 2003 e 2007, várias peças foram feitas com o cão, antes de a empresa ser comprada pela britânica Vodafone. Aliás, a Hutch fez diversas propagandas super criativas e que se tornaram clássicas na Índia. Em outra oportunidade postarei esses outros comerciais também. Hoje vamos ficar com o simpático cachorrinho.

Graças aos diferentes e sempre cativantes vídeos do garotinho e seu cachorrinho, a Hutchison Essar (Hutch) tornou-se uma das marcas mais reconhecidas dentre os indianos. Quando a operadora colocou-se à venda em 2007, o medo de todos era apenas um: será que quem comprar vai seguir produzindo comerciais com o Pug? E o medo era também compartilhado pela Ogilvy&Mather India (O&M), empresa publicitária estadunidense com escritório em Mumbai, que tinha até então a conta da Hutch.

Finalmente, quando definiu-se que a Vodafone seria a nova dona da Hutch, a única maneira de seguir conquistando o cliente era não abandonar os comerciais com o cachorro. O que mudou, porém, foi o slogan e a letra da musiquinha. Antes os comerciais encerravam-se sempre com a frase "Wherever you go, our network follows" (Aonde você for, nossa rede segue) e a música tinha um refrão célebre que dizia "You and I, in this beautiful world..." (Você e eu, nesse lindo mundo...); agora, o comercial termina com a frase "Happy to help" (Feliz por ajudar) e a música diz "Everyday I want to fly, stay by my side" (Todos os dias eu quero voar, fique ao meu lado).

Bom, pois então vejam a seguir o primeiro comercial feito pela O&M para a Hutch, em 2003, e que conquistou o coração dos indianos. O segundo vídeo já é da Vodafone, anunciando a mudança da marca, em 2007. E finalmente, o terceiro já é plenamente da Vodafone, com o novo slogan e novo jingle.







6 comentários:

Vinicius disse...

hahaha Adorei Principalmente o Terceiro Muito bom hehe...

Indi(a)screet disse...

Vc ja sabe de minha paixao pelas propagandas indianas e hj vc me presenteou com as do pug!!! Como te agradecer?
Eu simplesmente AMO estes ads!!!!!
O de 2003 eu nao conhecia pois nao possuia TV naquela epoca. As outras duas eu ja conhecia (ja tinha ganho uma TV na rifa).
Desculpe alongar-me mas eh necessario dizer que cachorros (caes) ainda NAO sao muito bem quistos entre os indianos, que preferem vacas, macacos, cobras e ratos. Portanto para mim amante dos caes e gatos, foi uma grata surpresa ver os ads da Vodafone em 2007. Gracas a estes ads a populacao URBANA da India comecou a apreciar os caes e a te-los dentro de casa!!!!!!! Ainda ontem vi 2 pugs la na ONG de animais que frequento aqui em Delhi.
Nota MIL p/ os criadores deste ad e p/ vc meu amigo querido, sempre tao sensivel e antenado.
Beijos
OM Shanti

Ibirá Machado disse...

Obrigado pelo comentário, Sandra! É verdade, eu li dizendo que graças a essa série que vem desde 2003 os indianos passaram a gostar mais dos cãezinhos. É interessante, mas a gente não consegue ter a real medida que um "simples" comercial pode fazer socialmente!

Indi(a)screet disse...

Agora estou no aguardo de um comercial com gatos, pois a ignorancia dos indianos em relacao aos gatos eh algo que me tira do serio.
Meu sonho era ter uma serie de comerciais com gatos como esta serie do pug.

Veronika disse...

Ibirá!

Mostrei as propagandas pra minha irmã e mãe! elas AMARAM! Eu especialmente gostei do último, muito fofooo!

Hugs!

Ibirá Machado disse...

Oba! Que bom que gostaram!! :)

bj