terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bipasha Basu - बिपाषा बासु - বিপাশা বসু,

-

Hoje é a vez de falarmos da bengalesa Bipasha Basu, a quinta atriz mais bem paga de Bollywood na atualidade. Sua família não faz parte do mundo do cinema, como outros e outras, mas sua carreira de atriz teve início graças ao seu despontar no mundo das passarelas, em meados da década de 90.

Embora de família bengalesa e tendo crescido em Calcutá, na realidade Bips nasceu em Nova Déli, no dia 7 de janeiro de 1979. Ela tem uma irmã mais velha, chamada Bidisha, e uma mais nova, chamada Vijayeta.

O ensino fundamental foi completado na escola Bhavan's Gangabux Kanoria Vidyamandir, em Calcutá. Posteriormente, foi estudar comércio na The Bhawanipur Gujarati Education Society College, na mesma cidade, enquanto também fazia um curso para modelos. Seu sonho, porém, era ser médica. No entanto, seu medo de dissecações fez tal sonho ruir e o caminho para a contabilidade surgiu à sua frente.

Por sorte, porém, no "hobby" de modelo, acabou conhecendo a renomada top-model Mehr Jessia, que sugeriu que Bipasha participasse no concurso do Ford Godrej Cinthol Supermodel. Ela participou e venceu, aos 17 anos de idade. Daí sua vida deslanchou.

Vencendo o concurso, mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou como modelo da Fundação Ford por alguns anos. Na Índia, porém, ficou famosa, é óbvio, e isso bastou para que logo fosse chamada pra trabalhar no cinema. Assim, no ano de 2001, estreou no filme Ajnabee, ao lado de Akshay Kumar, Bobby Deol e Kareena Kapoor. Sua atuação na estreia garantiu-lhe o prêmio de melhor atriz estreante no Filmfare Awards.

De Bollywood, saltou a Tollywood e fez o filme Takkari Donga, em 2002. No mesmo ano, foi protagonista do filme hindi Raaz, que acabou por ser o maior sucesso do ano. Em 2003, o filme Jism, com John Abraham, foi outro sucesso e Bipasha foi pela segunda vez indicada a um prêmio oficial no Filmfare Awards. Em 2004 e 2005, apareceu em nada mais que 12 filmes, embora nenhum tenha sido bem sucedido. No filme No Entry (2005), porém, foi indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante.

No ano de 2006, dos oito filmes que fez, Bipasha fez uma aparição especial na cena de song-and-dance da música Beedi, no filme Omkara. Essa música, hoje muitíssimo conhecida por todos aqui no Brasil, por ter sido tema de abertura da novela Caminho das Índias, foi um super mega sucesso na Índia. Junto a isso, no mesmo ano ela apareceu no filme Dhoom 2, boa parte rodado no Rio de Janeiro, que acabou por ser o maior sucesso do ano - e um dos maiores sucessos de todos os tempos em Bollywood. O ano de 2006 foi definitivo para Bipasha.

Recentemente, Bips diminuiu o ritmo, tendo feito apenas dois filmes em 2007. Em 2008, porém, os três filmes que apareceu foram todos bem recebidos pela crítica e pelo público. Race, ao lado de Saif Ali Khan, Anil Kapoor, Katrina Kaif e Akshaye Khanna, foi o terceiro filme mais lucrativo do ano, atrás de Ghajini e Rab Ne Bana Di Jodi, este último também contando com ela em uma cena de música. O terceiro filme que fez no ano foi Bachna Ae Haseeno, muito bem recebido, como já dito.

Agora em 2009, Bipasha já apareceu em Aa Dekhen Zara, que fracassou. Mais quatro estão no prelo, sendo um bengalês, Sob Chorito Kalponik. Outro, Lamhaa, levantou polêmica nas filmagens, já que Bipasha fará o papel de uma líder muçulmana da Caxemira, conforme dissemos em janeiro, nesta postagem. E no momento, Bips anda muito ocupada com a filmagem dupla do filme Raavana, em tamil, e sua versão hindi Raavan. Embora ambos os filmes estejam sendo dirigidos por Mani Ratnam, os elencos serão distintos, com exceção de Bipasha, Aishwarya Rai e Vikram, que aparecerão nos dois.

E agora um poquito de vida pessoal. Mulherada, conformem-se, mas Bipasha namora John Abraham desde 2002. E a homenzarrada há que se conformar também, afinal, a indiana eleita por dois anos a mulher mais sexy da Ásia (em 2005 e 2007, de acordo com a britânica Eastern Eye) aparenta estar muito bem comprometida!

21 comentários:

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Bipasha Basu é simplesmente das mulheres mais lindas e encantadoras que já vi na minha vida! E um filme que tenha ela como actriz, juntamente com Aishwarya Rai, é uma explosão interplanetária :))) !

Abraço!

Ibirá Machado disse...

De fato é uma explosão interplanetária. E agora imagine ambas fazendo parte de uma releitura contemporânea do épico Ramayana. Não só será uma explosão interplanetária, como também mitológica. Must see, must see!! :)

bárbara disse...

Ahahahah, pensei logo no Shinobi quando vi este post :D
Eu ainda não vi nenhum filme com a Miss Basu...

Ibirá Machado disse...

Pois eu também na hora pensei no Shinobi, e tinha certeza que ele justamente seria o primeiro a escrever!

E pensei no Juzé também, cadê ele?

Ibirá Machado disse...

Você não viu nem Dhoom 2, Barbs?

Vinicius disse...

Nossa que Mulher Linda hein hehe
Adoro ela tbm! Rsrs

Eu assisti ao filme Aa Dekhen Zara e gostei muito principalmente das Músicas!
Assisti tbm Dhoom 2 não gostei muito do filme mais adorei ver ela aqui no Brasil.
E nesse filme Raavana/Raavan eu acho que terá tbm Abhishek Bachchan no Elenco estou certo ou errado?

Abraços...

Ibirá Machado disse...

O Abhishek será o Ravana em pessoa na versão de Bollywood. Na versão tamil ele não aparecerá. Mas Bips e Ash aparecerão em ambos :)

Vinicius disse...

Ah entendi Obrigado por me esclarecer!

rsrs

Pedro disse...

Hare Rama!Aishwarya Rai ,Bipasha Basu,Abishek ,Mitologia Hindu...TUDO DE BOM!Assim que der vou assitir com certeza!

Ibirá Machado disse...

Calma, calma, Pedro! O filme ainda está em produção. Será lançado na Índia ano que vem!

Om Jay Sri Ram Om

Pedro disse...

Assim que der ... quando lançar e cair na rede !Se um dia voçe achar um download com legenda vc avisa!
Narayana!

Pedro disse...

E ainda soube que a trilha sonora será da A.H.Rahman!

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Bipasha <3

Eu gostei de Aa Dekhen Zaraa, mas não entendo o que faz sucesso na Índia rs.

Ibirá Machado disse...

Ah! Luiz, e também pensei em você quando escrevi essa postagem! :D

Indi(a)screet disse...

Ela eh linda, gostosa, talentosa, charmosa, famosa.... dizer mais o que?!?!
Eh o orgulho dos bengalis!!!! :)

bárbara disse...

Ai Ibirá, eu não vi o Dhoom 2 - aliás, esse foi filmado aí no Brasil, certo?

Ibirá Machado disse...

Yup!

Carol Juvenil disse...

O máximo que vi da Bipasha foi o papel mínimo dela em Omkara.Linda que só dançando Beedi,ela tem uma cor muito bonita(comentário estranho,eu sei).Não tenho a menor lembrança dela em Rab ne bana di jodi o_o Nunca tenho facilidade para reconhecer algumas atrizes em cenas musicais ;P

*momento ataque feminino*

GENTEEEEEEEEEEEM!Como assim,JOHN ABRAHAM? :O Eu lembro de uma vez estar lendo a Wikipedia dele e de estar escrito que ele e a namorada faziam um casal super poderoso em Bollywood e de eu ter achado exagero por não conhecê-la(faço isso,dou pouca relevância a quem não conheço e parece ser MUITO importante).AGORA entendi a dimensão da dupla,uau!Nem fiquei com ciúmes,o casal é uma graça ;) *johnmeuamoreternodepoisdesalaam-e-ishq,queroquesejafeliz*

Ibirá Machado disse...

Hahahahahahaha!!! Voce é engraçada, Carol!

Esse casal é chamado de "supercouple" de Bollywood. E não é por menos mesmo.

Isa disse...

Eu noto que um olho dela é maior que o outro. Mas o sorriso dela é lindo.

Eu quase me joguei pela janela quando soube que o pessoal de Dhoom veio aqui no Brasil. Pena que na época eu não era fã, só soube depois. As chances que a gente perde...

John Abraham ;__; Ele é lindo. Ele e o Arjun Rampal são meus cute-cutes.

Ibirá Machado disse...

Eu acho que eles agora estão OBRIGADOS a fazer um outro filme no Brasil. E tenho dito!