segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Salman Khan - सलमान ख़ान - سلمان خان

-

Falamos tanto de Salman Khan nos últimos tempos, que o moço agora merece um postagem biográfica, não?

Bom, o quinto ator de Bollywood mais bem pago atualmente, Abdul Rashid Salim Salman Khan é um muçulmano nascido no dia 27 de dezembro de 1965. Veio ao mundo em Indore, no Madhya Pradesh, filho do famoso roteirista Salim Khan e de Salma Khan. Salim e Salma separaram-se cedo e Salman teve como madrasta uma famosa atriz de Bollywood, chamada Helen. Ele é irmão de Arbaaz, Sohail, Alvira e Arpita.

Com 23 anos, Salman estreou em Bollywood no filme Biwi Ho To Aisi (1988), num papel secundário. Mas já em 1989 fez seu primeiro filme como protagonista, Maine Pyar Kiya, que lhe deu o prêmio de melhor ator estreante no Filmfare Awards, além de ter sido indicado ao próprio prêmio de melhor ator.

Em 1990 ele apareceu em Baaghi, que foi um grande sucesso no ano. Em 1991 ele seguiu estrelando sucessos, como Patthar Ke Phool, Sanam Bewafa e Saajan. Nos dois anos seguintes, porém, seus filmes fracassaram.

Em 1994, porém, apareceu ao lado de Madhuri Dixit no Hum Aapke Hain Kaun, voltando ao topo do sucesso. Esse filme é o quinto mais lucrativo da história de Bollywood, até o momento. No mesmo ano, ele também apareceu ao lado de Aamir Khan no filme Andaz Apna Apna, que embora não tenha sido bem sucedido, deu mais reputação a Salman. Mas a boa reputação veio mesmo em 1995, quando apareceu ao lado de Shahrukh Khan no mega sucesso Karan Arjun.

Em 1996 ele apareceu no primeiro filme de Sanjay Leela Bhansali, Khamoshi: The Musical, que na verdade acabou por fracassar. No mesmo ano ele apareceu em Jeet. Em 1997, ele fez sucesso com o papel duplo de gêmeos separados no nascimento, com o filme Judwaa, mas fracassou em Auzaar.

1998 foi um ano cheio. Começou com o sucesso Pyaar Kiya To Darna Kya, ao lado de Kajol. Seguiu com Jab Pyaar Kisise Hota Hai e depois voltou ao lado de Kajol e Shahrukh Khan com o famoso Kuch Kuch Hota Hai. Nesse último, ele levou o prêmio de melhor ator coadjuvante no Filmfare Awards.

No ano seguinte Salman apareceu em três sucessos, de novo. Hum Saath-Saath Hain: We Stand United, Biwi No. 1 e o super sucesso Hum Dil De Chuke Sanam. No ano 2000, embora ele tenha aparecido em seis filmes, apenas dois fizeram sucesso: Har Dil Jo Pyar Karega e Chori Chori Chupke Chupke. Curiosamente, em ambos os filmes Salman estava ao lado de Rani Mukerji e Preity Zinta.

Até 2003, seus filmes foram todos fracassados. Fez sucesso, porém, em Tere Naam (2003) e depois em Mujhse Shaadi Karogi (2004) e No Entry (2005). Em 2006, de novo, fracassou. Com o filme Salaam-E-Ishq (2007), que tentou ser super sucesso, falhou de novo e só com Partner que ele retornou ao topo. No mesmo ano de 2007 ele também apareceu em Hollywood, no filme Marigold: An Adventure in India, que acabou não fazendo sucesso algum.

Em 2008 apareceu no super fracassado God Tussi Great Ho e em Heroes, também relativamente fracassado. O ano foi salvo, porém, com Yuvvraaj, no qual Salman apareceu ao lado de Anil Kapoor e Katrina Kaif.

Em 2009 aparece em Wanted e Main Aur Mrs Khanna. Está em produção os filmes Veer, Ajab Prem Ki Ghazab Kahani e London Dreams.

E agora um pouco da vida pessoal de Salman. Bom, ele é conhecido por ser um dedicado bodybuilder. Ele passa horas diárias na academia e, na verdade, é isso que garante certo nível de audiência em seus filmes. Em 2004 ele foi eleito o sétimo homem mais bonito do mundo e o mais bonito da Índia, pela revista estadunidense People.

Ele namora atualmente a atriz Katrina Kaif e já vem ordenando que ela faça papéis mais recatados. Para ele, namorada sua não mostra corpo. Como já falamos, em 2002 ele namorou Aishwarya Rai e o relacionamento teria terminado de maneira muito conturbada, com acusações da própria Aishwarya de que ele a teria espancado. Os pais dela fizeram uma acusação formal contra ele.

Em 2002, Salman foi preso por dirigir imprudentemente e por ter atropelado e matado uma pessoa que dormia em frente a uma padaria na qual ele bateu o carro, em Mumbai. No final das contas ele foi declarado inocente e libertado. Em 2006 foi preso de novo por caçar um cervo ameaçado de extinção. Dessa vez o processo se alongou por mais tempo, mas acabou solto, como sabemos, claro.

Em janeiro de 2008, o museu de cera londrino Madame Tussauds ganhou uma estátua sua, a quarta de um ator indiano no museu.

Em 2007, Salman foi o alvo de uma fatwa, ou declaração islâmica, contra ele, por ter participado de uma oferenda a Ganesha, deus do hinduísmo. O islamismo proíbe a adoração a ídolos e a fatwa dizia que ele só seria reconhecido como islâmico novamente se lesse a kalmas, que é a declaração de fé muçulmana. Outra fatwa contrária a ele veio quando ele aceitou que fosse feita uma estátua sua no Madame Tussauds, já que o islamismo proíbe qualquer representação de criaturas vivas. No entanto, essa fatwa caiu no descrédito já que Shahrukh Khan, que também é muçulmano e também tem estátua no museu, jamais foi alvo de fatwas. A terceira fatwa veio de novo em 2008, quando Salman e sua família celebraram o dia de Ganesh, em setembro.




29 comentários:

bárbara disse...

A pose... a cara de mau... os braços tão musculados que ele já nem os consegue baixar...

bárbara disse...

Esqueci-me de dizer: a minha mãe acha esse homem lindão :D

Ibirá Machado disse...

Pois sua mãe e dois terços da humanidade... :p

Iseedeadpeople disse...

"Em 2004 ele foi eleito o sétimo homem mais bonito do mundo e o mais bonito da Índia, pela revista estadunidense People."

Esse povo tá maluco???? Ooooonde que esse marombado com cara de broxa é mais bonito que os outros Khan (Aamir e Shahrukh)???

Sério, até o Sanjay Dutt é mais bonito que ele...


Já qto ao talento,não sei, nunca vi filme com ele. O q vc acha, Ibi?

Ibirá Machado disse...

Talento, oi? Pra um cara que já foi indicado 15 vezes e ganhou apenas um prêmio em 21 anos de carreira, acho que o que falta é talento. né...

Quanto à beleza dele, colocar Sanjay Dutt à frente é sacanagem, vai!! Aliás, ô duplinha, hein!

Unknown disse...

Minha alma fugiu dps de ler essa eleição da revista People... Tb axo a dupla Sanjay-Salman imbatível... qual o + bonito???

Kto ao talento concordo c vc Ibirá... ms infelizmente devo dizer k não abunda muito por essas paragens, à excepção de meia dúzia de actores, e o pobre nem sabe dançar em condições devido ao excesso da musculatura. O k a Aishwarya e a Kat viram nele mesmo? Axo k essa pobre precisa ir no oftalmologista com URGÊNCIA... (E já agora a mãe da Barbie tb kkkkk)

E vc eskeceu de falar no prob capilar k ele teve há uns anos atrás, se não estiver errada. :-S LOL só pra juntar + lenha na fogueira rsrsrs
Continue com o seu excelente blogue, k adooooro.

bárbara disse...

Quando ele fica caladinho nos filmes até tem alguma presença :P
Agora a sério, vi alguns filmes com ele e achei razoável, consegue ser mais natural que o SRK.

Ibirá Machado disse...

Kuka, sua alma fugiu com a eleição da People??? Pois eu diria que isso é o de menos... se é pra alma fugir, que fuja com o fato de ele gostar de coisas um tanto estranhas, tipo bater em mulher... pra não falar outras coisas e não parecer tanto com Sanjay Dutt...

E meu Deus, é verdade! Ele fez transplantes capilares em 2006 e 2007, simplesmente porque sua carequice intensificou-se... ao que consta não foi nenhum problema que ele teve, além de questões genéticas mesmo. Mas vaidoso que é, foi a Dubai fazer transplante de cabelos.

Barb, de fato, pode até ser que ele pareça mais natural que SRK, mas ainda assim, falta a atuação em si...

Carol Juvenil disse...

Ah,SRK é queridinho meu(Kal ho naa ho muda vidas...) :)

Não aceito essa eleição da People,eles só devem conhecer uns 3 indianos pra escolher o Salman como mais bonito.O SRK era mais bonito que ele quando novo.Ah,o homem mais bonito daquele país é mesmo o Shahid Kapoor e ponto!

Ando sentindo pena do Salman,ele me parece meio infeliz...sei lá :(

Ibirá Machado disse...

Ah, Carol, mas a People não fez a lista em quera mais bonito quando mais novo, mas sim de agora. MAS, mesmo esse "de agora" continua estranho, enfim.

Olha, posso até entender que você ache o Shahid o mais bonito, mas eu colocaria ele antes à frente da lista dos mais metidinhos... :p

E sobre a pena por Salman, faça uma listinha de por quem sentir pena dentre as personalidades de Bollywood. E a listinha é bem sucinta, em ordem de idade: Amitabh Bachchan, Sanjay Dutt e Salman Khan. E ponto.

Indi(a)screet disse...

Na fatwa de 2008 a familia TODA foi condenada pelos islamicos radicais, eu lembro bem do pai dele sendo o alvo principal.

Desprezo a religiao islamica, mas ADORO os bonitoes islamicos de Bollywood hehehehe ;)

Ano passado vi um sosia do Sallu (pros intimos) no Dilli Haat. Foi so alegria. Falei pro cidadao o quao bonitao e parecido com o Sallu ele era, e o cara estufou ainda mais o peito e apertou os bicipes super grandes e bem definidos hehehehehe pena que nao tinha minha camera comigo se nao ja teria corrido tirar uma foto.

E para concluir este comentario que ja se faz por demais longo, homem bonito nao precisa ter talento, basta ter musculos definidos HAHAHAHAHAHAHA ;)

bárbara disse...

Transplante capilar... *medo*

Anônimo disse...

Percebí meninas que falta um pouco de informação nos nossos comentários não? Salman é simplesmente incrível, apesar das coisas ruins que já aconteceram com ele. Coisas ruins acontecem com boas pessoas. Já assistiram a algum video no youtube das performances de dança dele? O cara é simplesmente demais, Hot!!!! Já asistiram Salam-e-ishq, Heroes, Jaan e maan, Dil ne jise? Assistam. SRK é muito feio, de doer!!!

Simone disse...

Bom..concordo com o comentário anônimo acima...ele é tdb !!! maravilhoso...concordo com a escolha de mais bonito ele é mara !!! perfeito !!! show !!!

Isa disse...

Quando ele era mais jovem, era gatim. Em HDDCS ele estava bonitinho. Mas hoje em dia, mais uma vez eu digo, o excesso de músculos prejudica qualquer beleza.

Tadinha da Katrina. Ou melhor, ela deve saber o que faz, né?

Ibirá Machado disse...

É, esperamos que sim.

Anônimo disse...

Ele é maravilhoso !!! Adoro seus músculos...e adoraria estar no lugar de Katrina...os maus comentários são só intrigas da oposição kkkkkk

Anônimo disse...

"transplante capilar ? medo..", que ridículo !!! comentário machista, as atrizes podem tudo : silicone nos seios, pernas, bunda e até braços..botox, preenchimento nos lábios,lipoescultura,maquiagem definitiva , peeling de cristal, mega hair e só porque o cara é homem ñ pode fazer implante? Vai fazer o q ? Ficar careca? Então as mulheres deveriam se assumir tb com pouco busto, quase nada de quadril, barrigas sem lipoaspiração...há há há...ele tem direito e fez, qual o problema? E eu faço parte dos 2/3 da humanidade que acham ele LINDO !!!

Ibirá Machado disse...

Calma, calma, também não faça acusações nesse nível! Pode ter certeza que a pessoa que escreveu "medo" para o transplante de cabelos também discorda da siliconização e lipos disseminadas entre as mulheres, assim como eu. Não foi ataque a ninguém, mas uma defesa de ideal.

Mas assim como ele tem todo o direito do mundo de fazer o que quiser consigo mesmo, aqui todos têm o direito de se manifestar. ;)

charlotte paspartu disse...

Ah gente, por favor né?!

Salma Khan é um gato!!!

Ele faz aquele tipo 'macho que tem pegada'... isso não era nem pra ser posto em dúvida!
e ele dança muito bem..
tem movimentos elegantes!

é muito charmoso.

faço minhas as palavras do Anônimo:

"Já assistiram a algum video no youtube das performances de dança dele? O cara é simplesmente demais, Hot!!!! Já asistiram Salam-e-ishq, Heroes, Jaan e maan, Dil ne jise? Assistam."

Carol Juvenil disse...

Na verdade, já assisti a muitos vídeos do Salman, apesar de só ter assistido a quatro filmes dele(Kuch Kuch Hota Hai, Lucky-No Time For Love, Salaam-E-Ishq e Heroes).Desde o início não sou fã dele por considerar sua atuação como uma das piores que já vi no cinema indiano.Do que vi dele, somente simpatizei com seu personagem em Kuch Kuch Hota Hai e não por uma boa atuação, mas pela menos pior.Sim, os músculos estão comprometendo a aparência dele.

Engraçado o primeiro comentário...quando vi Om Shanti Om eu mal conhecia cinema indiano e uma das coisas que mais tinha chamado minha atenção era o homem dos braços fortes demais que dançava estranho.Ah, Salman.Um que amo e temo estar seguindo pelo mesmo caminho é Saif Ali Khan.Espero que não caia.

Contra a pessoa dele, nada tenho.Na verdade, sinto pena até hoje...ele ainda não me parece ser feliz.

Carol Juvenil disse...

Ah, Saawariya também.

Ney disse...

MEU DEUS!!!!ASSISTI VEER,MAIS QUE LINDO,UM CONTO DE FADAS,SOU MUITO ROMANTICA,ELE ESTA DEMAIS,AS CENAS,ELE DE CABELO CURTO E UM CHARME,MAS DE CABELO COMPRIDO,UM VERDADEIRO PRINCIPE,UM PINDALIS LINDO,DEMAIS,AIIII,O FILME TEM AS CENAS DELE MUSICAL,MUSICA INESQUECIVEL,EU SIMPLESMENTE ENCANTEI COM O FILME E COM ELE,QUE OLHOS ,DE ENFEITIÇAR QUALQUER SER HUMANO,MARAVILHOSO,VALE A PENA ASSISTIR,TENHO ASSISTIDO UNS SEIS VZS,E VOU CONTINUAR A ASSISTIR,BJUSS A TODOS

diuvana disse...

Até ha pouco tempo nao sabia nada do salman, nem que existia alguem assim, mais tive a felicidade de ve suas fotos e flimes, e só posso dizer que é a criatura mais linda que ja vi em toda minha vida.

Mara da Silva disse...

salman tu és um gato gostoso és bonito com os cabelos curtos e cumpridos és sempre um gato a carol falou mal de ti ela não sabe o que é uma atuação de verdade eu adoro todos os teus filmes não tenho nenhuma crítica , tu sabes atuar muito bem e adoro o teu perfil bjs de uma amiga mara

Anônimo disse...

esse homem é tudo de bom de tão longe da pra ver isso Deus caprichou

Anônimo disse...

eu assistir Salaam-E-Ishq eu amei esse filme.como pode ter sido um fracasso,eu chorei muito nesse filme não entendia nada que eles falavam mas amei.

Unknown disse...

quando assistir salaam-e-ishq eu amei so não gostava do cabelo dele todo arrepiado.pode ate ter sido um fracasso mais eu encontro gente que quer assistir por causa da musica que tem o nome do filme(que eu adoro).

Unknown disse...

Eu adoro o salman e acho ele um gato com um corpao bem cuidado tambem e' talentoso, os outros acima citados tambem sao mas meu voto e' p ele. Mi opiniao