terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bollywood nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver 2010

-

No último dia 20 de fevereiro de 2010, durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, no Canadá, a competição de dança no gelo contou com uma dupla que dançou músicas de Bollywood. O casal estadunidense Meryl Davis e Charlie White encantaram o público e o júri dançando uma sequência de três músicas bem conhecidas de nós: Kajra Re, do filme Bunty Aur Babli, Silsila Ye Chaahat Ka e Dola Re Dola, ambas do filme Devdas.

O tema do dia era dança original típica/folclórica e a maior parte dos casais fizeram performances com músicas típicas de seus próprios países. Em geral, os casais que não dançaram músicas de seus próprios países acabaram não se dando muito bem, mas isso não ocorreu com Meryl e Charlie. Eles não só primaram na sincronia e nos detalhes técnicos, como conquistaram a todos com seus sorrisos e leveza dos passos. Acabaram ficando em segundo lugar, dentre 23 casais.

Vejam a apresentação deles:


Colaborou: Lívia Bernardes
-

17 comentários:

bárbara disse...

Já comentei no blog do Juzé e comento aqui também: fui só eu a não gostar da coreografia? As músicas escolhidas davam para muito mais.
:(

Ibirá Machado disse...

Então, na verdade eu também não gostei. Mas assisti aos 23 casais e, na comparação, eles foram mesmo muito bons. Dava com certeza pra ter ousado muito mais, explorado muito mais coisas, isso sem falar que eu achei bem estranha a sequência de 3 músicas diferentes, ao invés de uma música só, como fizeram os outros. Houve quem, no máximo, tenho utilizado duas músicas, mas que eram semelhantes. Achei meio estranha a quebra de uma música pra outra nesta coreografia, mas enfim...

Anônimo disse...

Eu gostei, tenho acompanhado a patinação, achei interessante, lembrei de quê? É óbvio Caminho das Indias, rsrsrsr.
Aliás aquela música que tocava na novela Chori Chori Hum Gori Se, nossa ficava tocando na minha cabeça sem parar!!!!
Que bom que por aqui pude ver o casal tinha perdido.

Vinicius disse...

também Já comentei no blog do Juzé e também não gostei muito da coreografia rsrs

e também Achei meio estranha a quebra de uma música pra outra nesta coreografia rsrs

mais é legal que eles escolheram essas músicas para dançar :D e ainda fixarão em segundo lugar bacana

Ibirá Machado disse...

Anônimo, de fato, pra todos no mundo que assistiram à novela, com certeza a música Kajra Re, logo no começo, fez-nos lembrar dela. :)

Vinicius, sim, mesmo que a coreografia não tenha sido como esperávamos (que exigentes que somos!) e mesmo que a quebra das músicas tenha ficado estranho ([2]!), é claro que foi legal a escolha das músicas! :D

Lívia Bernardes disse...

Há coisas que não podemos esquecer eles tinham regras a cumprir 50% programa técnico e 50% programa artistico, não podiam copiar nada dos filmes do qual fizeram a junção das músicas isso é uma regra e se tivesse cópia das danças ou perderiam muitos pontos ou nem seria considerada o programa de dança deles.
No começo de cada temporada que dura um ano eles apresentam todos os elementos e referência do programa de dança e não podem conter cópias de onde eles extrairam as musicas peças, filmes, óperas,os passos e coreografia tem que ser originais ou seja criada pela coreógrafa da dupla e isso é aprovado por uma banca de juizes. Enquanto essa quebra e mudança de músicas é uma forma de fazer a transição de elementos, de velocidade, do ritmo da coreografia para explorar várias nuances de elementos técnicos, elementos de dança e interpretação, quando mais mudança tiver e as duplas fizerem com fluência, leveza e mostrarem menos dificuldades mais eles conseguem pontos, isso é comum em esportes artisticos embora eles escolheram 3 músicas fortes que já daria uma grande coreografia. eu já vi umas escolhas de musicas que uma não tinha nada haver com a outra totalmente absurdas e essa dupla escolheu 3 musicas a meu ver coerentes já que a primeira já levanta e envolve o público, a segunda da para trabalhar elementos técnicos com cautela e sem grandes erros aparentes e na terceira eles voltam com uma musica forte para fechar com ênfase artistica na interpretação

Lívia Bernardes disse...

Eu entendi que quem propros as músicas foi a coreografa deles que é russa e grande fã de Bollywood e só de um casal americano dançar músicas de bollywood já deu um grande impacto com o público e imprensa já que desde o ano passado eles são comentados em todos os paises e competições que participaram porque é uma coisa que não esperam de americanos em competições eles tendem a ser super nacionalistas na escolha de musicas e temas é só olhar os outros casais americanos na mesma competição um deles escolheu o tema música country.
Obs: ela também criou a coreografia do casal melhada de ouro Tessa Virtue e Scouth Moir e do casal medalha de bronze Oksana Domnina e Maxin Shabalin medalha de bronza os 3 treinam juntos nos EUA.

Lívia Bernardes disse...

Para os leitores do blog que assistiram Devdas e Bunti aur Babli e viram que são coreografias extremamentes dificeis e elaboradas achamos primários os elementos que eles fizeram, mas não devemos esquecer que o básico das danças indianas se aprende em no mínimo 8 anos de muito estudo e a obrigação deles no programa original era fazer referência ao país e seu folclóre. Para entendermos melhor vamos fazer uma brincadeira, vamos supor que não sabemos o tema folclórico orignal deles e que não estivessem vestidos com roupas que fazem referencia a roupas típicas indianas, teremos que olhar eles dançando sem som e através do desenho da coreografia adivinharmos do que se trata e nisso foram muitos felizes se tirarmos os som da musica e vermos somente o movimento deles logo vamos associar a India e é isso que consideram os juizes na parte artistica.
Eu acompanho patinação e outros esportes artisticos desde criancinha comheço as regras, assisti a várias olimpiadas e mundiais e posso dizer que de todas as apresentações que vi na minha vida essa foi uma das mais belas e originais, digo isso não por se tratar de uma homenagem a India que eu e todos aqui adoramos

Lívia Bernardes disse...

Eu entendo a insatisfação de vocês que conhecem a cultura indiana muito bem, que veem coreografias e danças belíssimas nos filmes ou mesmo em eventos mas no contexto do esporte eu achei que eles foram muito bem sucedidos no que escolheram fazer, agora se a apresentação fosse uma dupla de dança no gelo indiana que conhece a fundo a cultura de seu pais é claro que eu esperaria muiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttooooooo mais.
Há cerca de uns 8, 9 anos a equipe russa do nado sincronizado escolheram como tema de uma das suas apresentações no mundial o Brasil, o titulo era várias mixagens de samba umas 5 músicas de "samba" mais ou menons, mas quando eu e todos que assistiram viram a apresentação tinha samba, uns maxixes, axé, e pasmem no final um pedacinho de uma tango mixado em ritmo de dança eletrônica.
Hehehehehe eu levei um susto quando vi meu nome como colaboração realmente não esperava hehehee. Beijos a todos.

Indi(a)screet disse...

O video nao esta mais disponivel. que pena! Nao cheguei a assistir :(

Ibirá Machado disse...

Aiai, já troquei o vídeo por um que, por hora, funciona! Vamos ver quanto tempo ele resiste aos direitos do Comitê Olímpico X-/

Psicologia e muito mais disse...

Você é o cara Ibirá. Sede e fome de India. Só nascendo novamente. Muito bom.

Ibirá Machado disse...

Eita, I am the man! :o

Muito obrigado! :D

Monique Rosa Brasil disse...

Eu acho que Nimbooda combinava mais no lugar da segunda música.
Mas eu acho massa ver um país pobre, como a índia, demonstrar tanta força e beleza artística e isso ser reconhecido por artistas e atletas de outros países.

Ibirá Machado disse...

Só não diga aos indianos que a Índia é pobre porque eles vão ficar bravinhos!

Monique ama o Ibirá disse...

Como eu adorar provocar...
vc sabe dizer país pobre em hindi?
ahahhaahaha
Mas por isso que os valores indianos são tão estranahdos por mim... se alguém em chamar de pobre é quase igual a me chamar de gente boa e honesta

Luísa Borges disse...

Fico meio "molinho" se eh que me entedem,pra mim tinha que ser um música,e bem agitada!