quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mithya (2008) - मिथ्या

-

Mithya (Falso) é uma excelente comédia de ação escrita e dirigida por Rajat Kapoor (sim, ele também dirige!) e com produção totalmente independente. Isso significa que, apesar de ser falado em hindi, o filme não pertence a Bollywood.

E sim, como seria praticamente inevitável, sendo escrito e dirigido por Rajat Kapoor, é evidente que o filme estrele Ranvir Shorey e Vinay Pathak, após o sucesso dos três em Bheja Fry. E Mithya também conta com Naseeruddin Shah e Neha Dhupia.

Ranvir Shorey é VK, um ator de segunda classe que sonha em ser grande estrela de Bollywood, além de ser encantado por Sonam (Neha Dhupia), esta sim uma estrela do cinema. Mas sua obsessão não ajuda em nada para alavancar sua carreira, que na verdade nem existe.

Acontece que, um dia, ele é então sequestrado. Logo fica sabendo que ele é idêntico a um chefão mafioso, o Raje Bhai, e quem o sequestra é uma gangue inimiga, cujo chefão é Gavde (Naseeruddin Shah) e que, coincidentemente, tem Sonam como sua amante. E o plano é ambicioso: matariam Raje Bhai e, sem que sua gangue soubesse, VK seria colocado no lugar dele para, então, acabar com a máfia de Raje Bhai. Nada melhor do que se infiltrar no lado inimigo sendo o próprio mandante, afinal.

E VK logo se anima com a ideia, porque seria uma excelente oportunidade de colocar à prova toda sua capacidade de atuação. De fato, ele até se supera tão logo o plano é colocado em prática. Raje Bhai é assassinado e ele encarna o don de maneira perfeita. Ninguém percebe que ele não é de fato ele, por mais que VK temesse profundamente que o reconhecessem pela voz.

Mas quem disse que a história deve ser simples? O destino se impõe a todos no momento em que, num acidente banal, VK, travestido de Raje Bhai, cai, bate a cabeça e perde a memória por completo.

É daí que entra em cena o terceiro personagem de Ranvir Shorey no filme. Não é mais VK, nem Raje Bhai; é um ser humano sem lembranças, sem bagagem. E, definitivamente, o filme é mesmo de Ranvir Shorey. Os outros atores aparecem totalmente de maneira secundária, embora também brilhem no que façam - sobretudo Vinay Pathak e Naseeruddin Shah, sempre incríveis.

E Rajat Kapoor, que já havia dirigido oito filmes antes desse, fez aqui sua obra prima, sem sombra de dúvidas. Tanto na direção quanto no roteiro (escrito também por Saurabh Shukla), deixando o filme imprevisível a cada segundo. Mas, curiosamente, apesar das críticas super positivas, nem o filme, nem Rajat e nem nenhum ator receberam indicação alguma a prêmios.

Mas isso não importa. Mithya entrou como um grande exemplar do que a Índia vem fazendo paralelamente à grande indústria, sem, porém, ter que fazer filmes muito sérios para ser de arte. Assistam. O trailer abaixo não condiz exatamente com o filme, mas coloco mesmo assim. Confiram:

-

8 comentários:

Pedro disse...

deve ser um filme muito bom quero ver! :)

Ibirá Machado disse...

Veja! :)

Vinicius disse...

deve ser um filme muito bom quero ver! :) [2]

adorei pelo que escreveu o filme é do tipo que eu gosto rsrs

Ibirá Machado disse...

Vini, vc vai gostar sim! Mas agora vamos ter que convencer alguém fazer legendas em português...

Pepe disse...

GREAT BLOG MY FRIEND :) VISIT MY BLOG AND FOLLOW ME >> http://artmusicblog.blogspot.com/

Ibirá Machado disse...

Thanks, Pepe :)

I'll check your blog :)

Maryssol disse...

Fiquei com vontade de ver.
O infortúnio é a falta de tempo e os infindáveis filmes na lista de espera.

Ibirá Machado disse...

Pois é, essa lista de espera chega a ser uma tortura pra mim!