domingo, 27 de junho de 2010

Boman Irani - बोमन इराणी

-

Boman Irani é no mínimo uma pessoa curiosa. Considerando sua idade, começou bem tarde no cinema, mas conseguiu consolidar seu lugar ali dentro - e em muitos (vários!) casos, decisivos. Seus papéis costumam ser muito caricatos, mas isso não tira dele o mérito da qualidade do que faz, conseguindo construir personagens cômicos e ao mesmo tempo vilões com uma destreza que só ele. 

E o cinema indiano precisa - e vive - de pessoas com essa qualidade. E acho que, talvez mais do que todos que conheço, Boman tem a capacidade de construir personagens que escondem de tal maneira o Boman que, se não sabemos de antemão quem é o ator, podemos seguir sem saber.

Boman nasceu em uma família parsi, lá nos idos do dia 1 de outubro de 1956, em Mumbai. Formou-se na Mithibai College, em Mumbai, pela qual conseguiu um diploma de engenheiro. No entanto, ele acabou indo trabalhar como camareiro (isso mesmo) no famosíssimo Taj Mahal Palace And Tower Hotel. Mais tarde, uniu-se à sua mãe pra trabalhar com ela em uma antiga padaria da família. Nessa época, ele criou uma franquia da Uncle Chips, mas que logo fechou em prejuízo.

Isso era já no final da década de 80. Naquele momento, Boman acabou virando um fotógrafo profissional, coisa que faz até hoje. Mas também naquela época, ele iniciou sua carreira no teatro, embora já tivesse bastante contato com isso desde os tempos de escola.

Seu primeiro grande mestre no teatro foi Ayque Padamsee (que fez Jinnah no filme Gandhi). De lá pra cá, Boman já conta com cerca de 40 peças de teatro na bagagem, embora tenha diminuído bastante o ritmo desde que entrou pro cinema.

Inicialmente, Boman começou atuando em alguns comerciais televisivos. Não muito depois, ele já estava de coadjuvante no primeiro filme, Josh (2000), protagonizado por Shahrukh Khan e Aishwarya Rai. No ano seguinte, apareceu na estreia de Rahul Bose na direção, no filme Everybody Says I'm Fine. Em 2002, então, veio Let's Talk.

E então chegou 2003 e sua vida mudou. Boman apareceu na comédia Munna Bhai M.B.B.S., de Rajkumar Hirani, ao lado de Sanjay Dutt, com um papel tão cômico que lhe rendeu uma indicação ao prêmio de melhor comediante, no Filmfare Awards.

Em 2004, então, ele já estava sendo indicado de novo ao prêmio de melhor comediante por seu papel em Main Hoon Naa. No mesmo ano, Boman também apareceu em Lakshya Veer-Zaara. Daí veio 2005 e ele apareceu em nada menos que 10 filmes, dos quais se destacam Page 3, Waqt: The Race Against Time, No Entry, Maine Gandhi Ko Nahin Mara e Being Cyrus.

No ano seguinte, Boman repetiu a dose na continuidade da série Munna Bhai, sendo, dessa vez, indicado ao prêmio de melhor vilão em Lage Raho Munna Bhai. Sua performance em Khosla Ka Ghosla e Don - The Chase Begins Again foram também bastante elogiadas.

Em 2007, ele estava em Heyy Babyy, Eklavya: The Royal Guard e Dhan Dhana Dhan Goal. No ano seguinte, destacou-se em Dostana, Yuvvraaj, Kismat Konnection e Sorry Bhai!. Até que, em 2009, repetindo de novo seu recorde de 10 filmes em um mesmo ano, Boman Irani levou seu primeiro Filmfare Award de melhor ator coadjuvante por seu papel no excelente 3 Idiots, também de Rajkumar Hirani, ao lado de Aamir Khan.

Em 2010, o terceiro episódio da série Munna Bhai traz Boman de volta, em Munnabhai Chale Amerika. Também está em Banda Yeh Bindaas Hai, ao lado de Salman Khan, em Teen Patti, ao lado de Amitabh Bachchan e Sir Ben Kingsley, e também em Mirch, Jaane Kahan Se Aayi Hai e em Housefull.
-

8 comentários:

Pedro disse...

adoro ele!Além de ser um excelente ator fico admirado com sua capacidade de mudar de aparência!

Vinicius disse...

adoro ele!Além de ser um excelente ator fico admirado com sua capacidade de mudar de aparência![2]

meu primeiro filme de Bolly tinha ele! nunca comentei isso mais quando eu o vi pela primeira vez, achei que ele fosse Gay de verdade porque eu não conhecia ele! e como o personagem dele no filme era Gay (O Filme em questão é o Dostana!)e ele fazia tão bem! eu pensei esse cara é gay mesmo na vida real! pra vocês verem como ele é bom ator! depois quando vi ele em Veer-Zaara nem percebi que fosse o mesmo rsrs
eu até sabia que tinha ele no elenco de Veer-Zaara mais durante o filme me esqueci e não sabia quem ele tinha feito rsrs! mais o papel que eu mais gostei dele foi no 3 Idiots hahaha muito bom!

Carol Rondi disse...

Puxa, Ibirá, vc não faz ideia de como eu fiquei feliz quando abri seu blog e vi que vc postou uma matéria inteirinha sobre o Boman Irani. SRK é meu ídolo, mas o Boman... é aquele ator que dá gosto de ver atuando seja qual for o filme.

Eu tenho um critério pessoal para identificar um bom ator, que é, mais ou menos, aquela coisa do artista se reinventar a cada papel. Sempre que eu assisto a um filme dele, parece que o Boman é outra pessoa, porque ele não guarda resquícios de outros personagens ou de sua própria personalidade nos papeis. Eklavya, Munna Bhai MBBS, Lage Raho Munna Bhai, 3 idiots, Khosla ka Ghosla... em todos estes filmes ele interpretou vilões, mas cada um deles é totalmente diferente dos demais.

E ele nunca precisou ser galã para se firmar na carreira, isso é mais uma prova de que tudo o que Boman Irani conquistou até aqui deveu-se ao imenso talento que, indescutivelmente, ele tem.

Maryssol disse...

O cara é um autêntico camaleão. Só agora fiquei a saber que ele era o vilão do Lage Raho Munna Bha. Como está diferente!!!!! Alias ele está sempre diferente em qq filme que aparece.
Só fico a saber que ele fez tal filme muito tempo depois de vê-lo.
Sem dúvida ele é um grande actor.

Ibirá Machado disse...

Pedro, sim!

Vinicius, eu acho que não consigo definir qual é, pra mim, o melhor papel dele. Ele é tão incrível e caricato sempre que é difícil escolher!

Ibirá Machado disse...

Carol, concordo com tudo que você disse. Acho até que colocou o Sr. Boman ao lado de Anupam ji no posto dos que me deixam feliz além da média quando vejo que ele está no filme.

Maryssol, adorei o termo camaleão pra ele, é isso mesmo! E sim! Eu também só vim a saber que era ele em Lage Raho Munna Bhai um bom tempo depois, até porque quando vi esse filme eu ainda conhecia pouco de cinema indiano.

Carol Juvenil disse...

Sou muito fã do Boman por tudo o que foi dito. Acho incrível até hoje a dimensão tão real e humana que ele deu a um personagem caricato como o Virus.

Se a Lilian não tivesse me dito, eu jamais saberia que ele estava em Dostana. Fico meio confusa ao falar dele exatamente por suas mil faces.

Se for parar para pensar, o personagem dele que mais me marcou foi o Virus. Ah, o DCP DeSilva também. Tenho pavor deste último e só percebi que era ele porque você disse. Aliás, minha memória me dizia que o personagem dele em LRMB era interpretado pelo Akshay Kumar, veja só.

Ibirá Machado disse...

Quando eu assisti LRMB eu não conhecia bem os atores, então o Lucky era apenas mais um engraçado. Foi legal descobrir depois que ele era o mesmo de vários, tão diferentes :)