segunda-feira, 1 de março de 2010

Happy Holi!

-

Na última sexta-feira, já no clima do Holi, que neste ano é celebrado hoje  (1 de março, de acordo com o calendário hindu), foi publicado um artigo na página Bollywood do Facebook falando sobre as músicas com esse tema nos filmes indianos. O Holi, que é o Festival das Cores, provavelmente é o festival indiano mais representado em filmes, sobretudo nas cenas de música. No entanto, em tempos recentes, houve uma baixa nesses clipes e é sobre isso que o artigo a seguir trata. O texto original, em inglês, pode ser conferido aqui.

Por que não temos músicas de Holi hoje em dia?

"Aaj Na Chhodenge", "Rang Barse Bheege Chunar Wali" e "Holi Khele Raghuveera" são algumas músicas de filmes hindi que conseguiram transmitir o espírito do festival das cores às telas do cinema. Mas os anos recentes testemunharam uma escassez no número de músicas trazendo este tema, deixando o público sem escolha senão ver os clipes antigos.

O último clipe de Holi que o público pode dançar foi "Do me a favour... let's play Holi", do filme Waqt - Race Against Time (2005). O clipe contava com Akshay Kumar a Priyanka Chopra e tinha o ânimo, as cores e a energia necessária pra uma música de Holi.

Depois disso, o público não pode mais contar com músicas de Holi que lhes permitisse dançar.

Kumar Taurani, diretor da Tips Industries, disse: "A inclusão das músicas depende da situação. Uma música de Holi só pode ser inserida se ela se encaixa no roteiro. Nos meus filmes eu só coloco músicas que se encaixem organicamente na situação do filme".

Taurani produziu filmes como Race e Ajab Prem Ki Ghazab Kahani. Seu próximo filme é Prince.

Holi, o Festival das Cores, alegre e divertido, é comumente acompanhado de músicas de Bollywood do passado, como "Holi Aaye Re Kanhayee" (Mother India), "Arre Ja Re Hat Natkhat" (Navrang), "Aaj Na Chhodebge Bas Humjoli"(Kati Patang), "Holi ke Din" (Sholay), "Rang Barse" (Silsila), "Mal De Gulal Mohe, Aaye Holi Aaye Re" (Kaamchor), "Ang Se Ang Lagana Sajan" (Darr) e "Holi Khele Raghuveera" (Baghban).

O famoso cantor Sukhwinder Singh acha que, já que a maior parte dos filmes hoje se passam no meio urbano, então as músicas de Holi tornaram-se raras.

"De uns tempos pra cá, raramente vemos cenas de festivais nos filmes, talvez porque as histórias se passem mais nas cidades. Se não há uma circunstância devida, uma música não pode ser inserida. Esses tipos de músicas são realmente agradáveis; espero que os cineastas tentem e criem situações em seus filmes para inserir músicas de Holi", ele disse.

O escritor de músicas Irshad Kamil traz uma outra razão para a falta das músicas de Holi.

"As pessoas estão fazendo menos filmes com músicas de Holi porque você tem que promovê-los perto dos festivais, somente. Se o filme atrasa, a música que é feita especialmente para o Holi fica parecendo defasada", disse o escritor, que fez uma música de Holi para o filme Action Replay (2010), com Akshay Kumar e Aishwarya Rai.

"No filme, eu escrevi uma música de Holi, mas não é uma música de Holi comum, como estamos acostumados. A música tem como tema de fundo o Holi, mas não é sobre ele. A música poderia muito bem ser feita sem o Holi", acrescentou.
-

12 comentários:

bárbara disse...

Feliz Holi, amigo!

Vinicius disse...

não sei ao certo mais acho que até hoje só assisti um filme com clipe de Holi rsrs e foi o Mangal Pandey!!

hun bem que podia ter holi aqui no Brasil seria tão divertido rsrs

bárbara disse...

Ei, vocês têm o Carnaval, já não basta? :P

Ibirá Machado disse...

Num basta não! E não sabe que somos o povo mais festeiro que se tem notícia? Trabalhar? O que é isso?

Pedro disse...

Carnaval é sem graça Holi rules vamos contabilizar as musicas conheço a do sholay é bem bonita,a do Mother India tb é linda mas a minha preferida é Holi re n~so tem jeito é tão ...Bagunça sublime

Indi(a)screet disse...

Sentimos sua falta neste Holi.

Ibirá Machado disse...

E eu senti falta de estar aí!

Lívia Bernardes disse...

Esse texto tem um ponto bem interessante a mudança estética nos filmes, acho que muitas coisas tradicionais tendem a ficar cada vez mais raras, observem as song and dance dos filmes dos últimos anos, fora os com contextos épicos, regionais, os filmes estão cada vez mais parecidos com as temátias ocidentais até nas danças. Os filmes de décadas passadas tinham um enfoque grande no clássico, tradicional, a gente percebe bem essas reclamações nos videos do you tube o que tem de saudosos reclamando dos filmes atuais e comparando com os clássicos do cinema indiano.

Isa disse...

Concordo com a Lívia.

Ah, sei lá, Holi é vida! E é uma coisa tão única da Índia. Nunca me canso de ver um bom clipe de Holi.

[Me lembro de Mangal Pandey e Mohabbatein]

Anônimo disse...

Aliás vai passar na TV "Quero Ser Milionário", gostaria de sugerir ao dono do blog dicas de viagens sobre a Índia e curiosidades e se possível algum link das músicas tradicionais indianas ou videos aqui mesmo.
Se for possível.
Grato

Ibirá Machado disse...

Lívia e Isa, pois é, os indianos são muitíssimo nostálgicos com os filmes antigos. Eu ouvia, na Índia, músicas de filmes antigos tocando por todos os lados. É uma coisa bem interessante. Mas o que eu notei é que as músicas de mais sucesso do passado não são necessariamente as músicas com temática e estilo indianos propriamente. O saudosismo deles não é exatamente do que não era ocidentalizado....

Anônimo, obrigado pelo comentário! Eu vi que "Quem Quer ser um Milionário" vai passar na TV, mas era mesmo de se esperar! Só não podemos esquecer que ele não é um filme indiano!

Quanto a dar dicas e colocar links, eu não posso fazer isso aqui para não desvirtuar o objetivo principal do blog. Eu recomendo o blog Indi(a)gestão pra conhecer mais sobre a Índia. Pra dicas de viagem, eu recomendo a comunidade do orkut "Mochileiros na Índia". Pra links de músicas e filmes, você NÃO PODE DEIXAR DE VISITAR a comunidade "Quero cinema indiano no Brasil". É uma comunidade com atualizações diárias e dezenas de links pra músicas e filmes!

Abraços!

Lívia Bernardes disse...

Há um video bem legal que mostra as gravação das cenas de Holi do filme Action Replay pra quem tem curiosidade de como é dificil gravar as cenas de músicas e danças, mostra o diretor, Aishwarya e o elenco de apoio ensaiando, gravando, errando e regravando e no final Aish fala sobre o Holi
Making of Action Replay Holi Song - Aishwarya Rai Bachchan(Longer Version)


http://www.youtube.com/watch?v=v_qvJhxh65o

Making Of Action Replay Aishwarya Rai Bachchan 2010

http://www.youtube.com/watch?v=8tCGEe3IXIU&NR=1