quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Taare Zameen Par na Mostra do Rio

-
Acabo de descobrir, no blog CineComFritas, que nosso querido Taare Zameen Par será exibido no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, que começa no dia 24 de setembro e vai até o dia 8 de outubro.

A notícia é incrível, pois é um passo à frente na nossa árdua batalha de convencimento dos distribuidores brasileiros a trazer oficialmente esse filme para cá, sobretudo para os cinemas. Embora o Festival do Rio não tenha o porte e a visibilidade que tem o Festival de São Paulo, já é logicamente um ganho.

E aconselho aos cariocas de plantão que NÃO DEIXEM DE IR VER ESSE FILME. E não só não deixem de ir, como divulguem a todos, levem a mãe, o irmão, a amante, o vizinho, o motorista do ônibus, o papagaio... insistam a todos que conhecem a ir à mostra e ver esse filme. E você que já viu, vá ver de novo com quem ainda não viu. Ou vá sozinho mesmo.

Mas embora eu esteja feliz por isso, duas questões me deixaram um pouco chateado. Pra começar, o nome em português que escolheram pra esse filme é Somos Todos Diferentes, ao contrário de Como Estrelas na Terra, que não só é a tradução correta para "Taare Zameen Par", como também faz muito mais sentido e é o nome que todos nós já conhecemos há tempos. Sobretudo é com esse nome que estão disponíveis as tantas opções para download em português desse filme.

O outro fato que me chateou é que a obra-prima de Aamir Khan será exibida na categoria Geração do festival. Essa categoria é dedicada a filmes para crianças e adolescentes, o que significa que o grande público - que é o que nos interessa - não dará a atenção devida a ele. Taare Zameen Par não é um filme infantil e o nome Somos Todos Diferentes altera por completo a essência dessa obra.

E pra piorar, o filme será exibido às 9 da manhã, tanto no dia 1 de outubro, quanto no dia 8 (quintas-feiras). Isso até parece um boicote, mas prefiro insistir na conquista de mais um passo pra vinda do filme!

Mas ainda assim já é um ganho e nosso esforço deve continuar!

A programação do festival já está disponível no site oficial da mostra, aqui.

23 comentários:

Indi(a)screet disse...

Amado Banyan,
Espero que este filme de um impulso a sua campanha por levar o TZP ao Brasil. Fiquei muito contente com esta noticia pois como vc, eu tb gosto MUITO deste filme.
Quanto a translation into Portuguese.... hehehehehe :)

Anônimo disse...

Será qe vai passar no Festival de São Paulo ?

bárbara disse...

Amigo, que bom!!!! Mais uma passo para que o objectivo seja cumprido! (isto soou um pouco Senhor dos Aneis, não foi?)

Ibirá Machado disse...

Sandra, com certeza dará mais impulso pela credibilidade.

Ghfjh, estou batalhando pra isso!

Barbs, e no fim das contas, isso tudo é parte da eterna busca da luz um tanto perdida em nossa humanidade ;)

Anônimo disse...

Descobri esse site a pouco tempo, e realmente tô adorando. Parabéns ao moderador.

Pedro disse...

Vamos cruzar os dedos para que tudo dê certo!Alguém tem uma dica de aonde posso encontrar"OM Shanti OM" legendado em português?

Ibirá Machado disse...

Wél, eu que super agradeço sua participação!

Pedro, já estou de dedos cruzados!! Sobre Om Shanti Om, acho que não há o filme direto com legendas em português, mas há como encontrar as legendas separadas em português. E daí é só juntar no arquivo. Procura no google que você acha! :)

Vinicius disse...

Nossa que Legal hein Ibirá tomara que passe em são paulo tbm!

eu ainda não assisti ao filme mas já tenho ele aqui no meu pc estou planejando assistir nesse Domingo...:)

pois durante a semana é meio complicado...(Falta de Tempo):(



Abraços...

Ibirá Machado disse...

Assista!!!

Pedro disse...

Como faço para juntar os arquivos?Desde já, muito obrigado.

Patty Martins disse...

Descobri o site essa semana e estou adorando. Nunca vi nenhum filme indiano e tenho maior vontade de conhecê-los, principalmente os de Bollywood, que são tão falados por aí.
Esse filme Somos todos diferentes já está na minha lista de prioridades no Festival do Rio. Pena que parece ser o único filme indiano do Festival... Lembro que em 2004 havia uma mostra só com os filmes de Bollywood e eu acabei bobeando e não vi nenhum...
Bom, minhas visitas vão ser constantes por aqui. rsrs
Bjos

Ibirá Machado disse...

Pedro, se você já fez o download do filme, faça o da legenda também e coloque tudo numa pasta só. Daí, renomeie o arquivo da legenda COM O MESMO NOME DO ARQUIVO DO VÍDEO. Só assim o programa entenderá e puxará a legenda automaticamente quando o filme começar.

Patty, seja super bem-vinda! Espero que você veja filmes indianos e se apaixone! Assista o Taare Zameen Par na Mostra do Rio e conta para nós como foi, por favor. E não se esqueça que sou totalmente contrário a esse nome que deram em português, pois ele tira por completo o sentido real do filme. "Como Estrelas na Terra" seria muito mais correto.

bjao!

Lígia disse...

Apesar dos pesares, fico muito feliz por ele chegar até nós em um festival. Isso já faz parte de toda essa luta, é mais um argumento para usar! Viva!

Renata MMP disse...

Eu queria ver de novo... mas 9 da manhã??? :S

Ibirá Machado disse...

Meu Deus do céu! Só agora vi a hora... poxa vida, isso parece boicote!... que coisa!!!

Patty Martins disse...

Apenas duas sessões, na quinta, e as duas 9 horas da manhã. Meu coração doeu quando vi isso... horário de trabalho não dá, né?
Parece boicote mesmo.

Ibirá Machado disse...

Pois é :(

Carol Juvenil disse...

Desisti ao ver o horário,bem ruim!

Ibirá Machado disse...

Ruim mesmo... não tem como fazer um esforcinho?...

Carol Juvenil disse...

Estou pensando há dias sobre fazer ou não o esforcinho...ninguém quer ir comigo(9 da manhã!) e vou estar cansada para a aula da tarde.Veremos,veremos! :)

Ibirá Machado disse...

Não vai estar cansada, nada! A chance maior é de você passar a aula pensando no filme e não prestar atenção no professor, mas isso é de menos! :)

Carol Juvenil disse...

Obaaa,a UFRJ vai estar em Semana de Iniciação Científica e não terei aula.Acho que vou ver nosso TZP! :)

Ibirá Machado disse...

Uuuuuuuuhuuuuuuuuuuu!!!!!!!! \o/