segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Artigo sobre o filme "O Sonho Bollywoodiano"

-
Só teremos mais duas oportunidades para assistir à coprodução indo-brasileira O Sonho Bollywoodiano na Mostra de São Paulo, sendo uma hoje mesmo e outra na quarta-feira.

Enquanto isso, leiam o artigo que saiu hoje no portal G1 sobre esse filme:

Atriz Brasileira lembra experiência de filmar na Índia: "Passamos perrengues"
Coprodução entre Brasil e Índia, "O Sonho Bollywoodiano" está na Mostra. Paula Braun conta sobre a viagem e diz que viveu momentos inesquecíveis.
Débora Miranda, do G1, em São Paulo

Depois da moda indiana que tomou o país com a novela "Caminho das Índias", chega agora aos cinemas uma coprodução entre Brasil e Índia, com elenco e diretora brasileiros. Em cartaz na Mostra Internacional de São Paulo, "O Sonho Bollywoodiano" foi rodado na Índia, com o apoio de um produtor indiano, mas conta a história de três atrizes brasileiras em busca de trabalho em Bollywood - o maior mercado de cinema do mundo.

A atriz Paula Braun, conhecida por sua atuação em "O Cheiro do Ralo" (como a dona da bunda pela qual o personagem de Selton Mello se apaixona), conta que a ideia do flme surgiu durante um almoço de amigas. "Fazer 'O Cheiro do Ralo' foi muito legal, porque foi quando começou o interesse pelo meu trabalho. Cinema é o que eu sempre quis fazer. Mas fiquei um pouco assustada [com a repercussão do longa] e estava pensando em fazer uma viagem", lembra.

Conversando com as atrizes Beatriz Seigner e Lorena Lobato, surgiu a ideia da Índia. "A Bia me falou da Índia, para onde ela tinha ido. Passamos o almoço conversando sobre isso e nasceu a ideia de fazer um filme lá", lembra a atriz, namorada de Mateus Solano, que interpreta os gêmeos Miguel e Jorge em "Viver a Vida".

O trio foi então a um festival de cinema indiano realizado em São Paulo, e entrou em contato com o produtor Ram Devineni, um indiano que vive nos Estados Unidos. "Chegamos na cara de pau e falamos que queríamos fazer um filme. Ele achou a gente meio maluca,mas comprou a ideia. A Bia escreveu, produziu e foi atrás de tudo". Beatriz acabou ficando respnsável pela direção do longa, que além de Paula e Lorena conta ainda com a participação de Nataly Cabanas.

As quatro embarcaram para a Índia, onde o longa seria rodado. "Nossa base foi em Chennai, onde ficamos por cerca de três semanas, mas depois passamos por outras cidades próximas. A maioria era menos turística, a gente chegou a ir a vilas sem telefonoe. No começo foi difícil, pois é um país machista. Éramos três mulheres, diferentes deles fisicamente, chamávamos muito a atenção. E mais uma mulher dirigindo. Às vezes o clima ficava tenso. Quando começávamos a filmar, juntava muita gente, muito homem", lembra.

"Para mim foi uma experiência forte. Havia momentos em que me sentia num lugar de ninguém. Qualquer coisa que acontecesse comigo lá, ia ser dif'ícil conseguir assistência, pois não entendia nada o que eles diziam, e não é todo mundo que fala inglês. Dava um pouco de desespero às vezes, passamos por vários perrengues. Mas também tivemos momentos inesquecíveis", conta, destacando a equipe indiana contratada para colaborar com as filmagens.

Em cena, as três protagonistas também enfrentaram perrengues. Paula conta que muita coisa foi aproveitada das experiências reais vividas pelas três no país. "A gente nunca tinha ido para a Índia. O que as personagens estavam estranhando e conhecendo, nós também estávamos. A Bia tinha a câmera sempre com ela, às vezes ligava e resgitrava o momento."

O Sonho Bollywoodiano

Segunda-feira (26), às 15h40, no Cinema da Vila
Quarta-feira (28), às 14h30, no Unibanco Arteplex 5

Nenhum comentário: