segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

3 Idiots, Aamir Khan e o recorde

 -


Passados dez dias da estreia de 3 Idiots na Índia, a obra de Rajkumar Hirani, com Aamir Khan, Sharman Joshi, R. Madhavan e Kareena Kapoor, já entrou para a história do cinema indiano como o maior sucesso de todos os tempos. O filme já havia batido o recorde de maior número de salas, sendo exibido em 2126 cinemas na Índia e no mundo.

Somente nessa uma semana e meia que se passou, o filme já arrecadou praticamente o mesmo tanto que Ghajini (2008) arrecadou durante todo o tempo que esteve em cartaz - mais de 50 milhões de reais. Uma vez mais, o impressionante empenho de Aamir Khan para promover o filme rendeu frutos muito maiores do que os esperados, segundo o próprio produtor, Vidhu Vinod Chopra.

Assim como em Ghajini, no qual Aamir é apenas um ator (protagonista, ok, mas não escreveu o filme, nem dirigiu e nem produziu), dessa vez ele foi de novo o grande responsável pela mais impressionante e rápida quebra de recorde do cinema indiano. Se no filme anterior Aamir instalou os bonecos em tamanho real de seu personagem nas salas de cinema, dessa vez ele foi muito, mas muito além. As salas de cinema da Índia até que ganharam uma intervenção semelhante, que foram os bancos em forma de bunda que viraram símbolo do filme, mas essa foi a estratégia menos importante para promoção de 3 Idiots.

Aamir teve a brilhante ideia de criar para si próprio - e para o filme, é óbvio - a Bharat Darshan (grosseiramente "Visão da Índia), ou seja, uma volta completa pela Índia, por grandes e pequenas cidades, à semelhança do que fez Gandhi ao retornar da África do Sul, como ele mesmo disse. A inspiração vem do próprio filme, no qual o personagem de Aamir Khan some e os outros dois idiotas vão à sua procura, apenas seguindo as pistas. E é daí que Aamir deu a grande cartada.

Toda a sua peregrinação foi feita sem que ninguém soubesse onde ele estava e para onde iria. Vez ou outra ele aparecia em algum local, como ele mesmo, causando o alvoroço que só mesmo Aamir Khan pode causar. Outras vezes, ele ia totalmente disfarçado. E para que não o encontrassem, seu Bharat Darshan contou com viagens em todos os módulos possíveis, de riquixás a aviões - o que fez Vinod Chopra tentar convencê-lo a desistir da ideia maluca, de tão dispendiosa. Mas os custos já foram compensados mal o filme lançou.

A cada etapa de sua jornada pelo país, Aamir foi postando vídeos na página oficial do filme, por vezes dando pistas de onde estaria. Passando pelos ghats de Varanasi, à beira do rio Ganges, pela escola modelo em educação gandhiana, no Gujarat, ou infiltrado em um casamento Sikh, Aamir ia distribuindo presentes, que era sua marca - um anel de ouro (que ultrapassou a quantidade prevista, pra descabelar mais ainda Vinod Chopra).

Para ler a postagem sobre o filme, clique aqui.

Vejam, abaixo, uma compilação montada pelo Aamir com os principais momentos de seu Bharat Darshan. Se quiserem ver todos os vídeos da jornada, basta entrar na sua página do YouTube, pucaiidiot.



31 comentários:

Renata MMP disse...

Eu gosto desse moço.

Ibirá Machado disse...

Gostamos :D

Pedro disse...

Esse Aamir...se ele é bom ator, no quesito Markting ele é o mestre...

Ibirá Machado disse...

É incrível, né?

Vinicius disse...

Nossa Incrivel mesmo :o quero ver esse filme e muitooooo hahaha...

Unknown disse...

Era de esperarse, IKKA (Aamir khan) realmente es un excelente actor !!!

Ibirá Machado disse...

Sisisisi! :)

Unknown disse...

Ola Ibirá, você como sempre uma graça de pessoa!!!Sempre tão atencioso conosco.Obrigaduuuuuuu por essas informações nosso Aamir é um Show!!!!beijocas carinhosas fui

Ibirá Machado disse...

E como sempre digo e insisto, eu é que agradeço, oras! ;)

Indi(a)screet disse...

Esta foto dele sentado (no banco de bunda) com a mao na bunda e o dedo no c* eh hilaria hahahahahaha :)

Aamir criou um nome para si e nao importa em que filme esteja, sempre arrasta multidoes consigo.

Amor, te contei que fui assistir PAA?

pamella disse...

Oi pamella de novo :) lol :D

Ahh.. esse filme Ibira é uma adaptação do livro do escritor Chetan bhagat.. eu li esse livrinho faz um tempinho (mas o livro é bem diferente do filme.. não é a mesma coisa..)... É uma historia de amor.. uma historia de 3 amigos que se conhecem na universidade (eles sao colegas de quarto).. Tem um Aamir Khan e outro ator que eu gosto muito.. Madhavan :) Os professores odeiam eles, eles sao meio rebeldes.. enfim.. o filme é basicamente como eles sao.. e é claro.. o Aamir Khan se apaixona perdidamente pela Kareena Kappor.. a filha do diretor.. acho que nao preciso nem te dizer que o diretor odeia o Aamir, né?? Hahaha... Um dia a faculdade termina e o Aamir Khan desaparece.. ninguem sabe aonde ele está.. após muitos anos seus amigos descobrem seu possivel paradeiro.. entao Madhavan e o outro amigo vao atras dele.. claro que a Kareena tambem.. ela foge do casamento dela pra procurar o Aamir.. no final eles encontram o Aamir.. e é um final feliz..

Entao Ibira meu amigo....Voce pode fazer o download aqui pra tu assistir o filme:

http://rapidshare.com/files/331254622/c246-3.Idiots.PDVD.450MB_DGN_CW.part1.rar

http://rapidshare.com/files/331257570/c246-3.Idiots.PDVD.450MB_DGN_CW.part2.rar

http://rapidshare.com/files/331252994/c246-3.Idiots.PDVD.450MB_DGN_CW.part3.rar

ou aqui:

http://hotf le.com/dl/23173890/aa7f6d4/c246-3.Idiots.PDVD.450MB_DGN_CW.part1.rar.html

http://hotfile.com/dl/23174144/a5a2a46/c246-3.Idiots.PDVD.450MB_DGN_CW.part2.rar.html

http://hotfile.com/dl/23174185/646eeca/c246-3.Idiots.PDVD.450MB_DGN_CW.part3.rar.html

beijos , pamella

Carol Juvenil disse...

Ando com muita vontade de ver logo esse 3 Idiots.Gosto de pensar nas coisas no contexto delas, e enquanto integrante do mundo das estrelas de cinema e tal, Aamir Khan é uma pessoa genial.O que ele faz para promover seus filmes é sempre impressionante, nossos estudantes de Comunicação Social deveriam estudá-lo.

O chato de ele ter quebrado o próprio record um ano depois é que agora não respeito tanto o recorde.Ano que vem ele acabará quebrando outra vez, então...qual é a graça? ¬¬'

Agora, falando só o que eu,Carolyne, penso(mais sentido do que pensado) : nossa, que pessoa inútil.Vai pra casa lavar uma louça, homem.

Quero ver o filme pelo Sharman e pelo outro, que não lembro do nome e vou chamar de Ajay mesmo.Ele está muito lindinho na foto que está no post!

Indi(a)screet disse...

Acabo de assistir ao video que vc aqui disponibilizou e te confesso que Aamir Khan eh o rei do disfarce. Pai do ceu como ele esta HORRIVEL com aqueles dentes avermelhados de mastigar pan !!!!
O video eh uma excelente propaganda que deixa claro que ele agrada a gregos e troianos, ou seja, a pobres e ricos pois passa ele comendo com os pobres assim como com uma familia rica.
Mas o que mais gostei mesmo eh dele a la Raul Seixas de oculos e cabelos crespos (ja quase no final do video) hehehehehehehe AMO o Aamir Khan cada vez mais!!!!!
Sei bem que foi ele que te inspirou a criar este blog e isto foi genial pois quem ganhou foi o cinema indiano e seus fa(n)s de lingua portuguesa.

Monique Rosa Brasil disse...

Cara ele é o cara... Aamir khan!
caso com ele ainda. ahauhauhau
beijo, mer cây!vc só perde na minha lista pra o aamir, viu?

Ibirá Machado disse...

Sandra, não é demais? Eu também gostei bastante, muito mesmo, de ver que ele foi no meio de pobres e ricos, sem distinções.

E sim, ele inevitavelmente foi minha insipiração inicial.

Monique, tudo bem, sendo o Aamir à minha frente, eu perdoo ;)

Carol Juvenil disse...

Foi esse vídeo o responsável pela minha atual ligação(meio forte) com Aamir o.o O final é tão bonito! :'(

Anônimo disse...

Ele é genial, e está mudando a maneira de se fazer cinema na Índia..muito talentoso e inovador....

Ainda caso com ele também...

Ibirá Machado disse...

Sim, Guacira, ele é o verdadeiro bastião da mudança :D

Pamella, esses links que você passou foram bloqueados :(

Sérgio Lima disse...

Oi,
Gostaira se possível avisar a PAMELA ou se ela vai ler.
Que tentei entrar nos sites que ela indicou para fazer DOWNLOAD/BAIXAR o filme 3 IDIOTS, e não consegui, por acasao tem algum "segredinho" que ela deixou de avisar.
Obrigado

Ibirá Machado disse...

Olá, Sérgio! Pois é, não há segredinho, não... os links foram mesmo bloqueados, como eu disse à Pamella, logo acima. :(

Mas já dá pra baixar o filme em torrent, que é o que fiz. Só não há ainda legendas completas em inglês.

Abraços!

Sérgio Lima disse...

Ibirá, obrigado pela informação, já tentei umas duas ou três vezes baixar pelo TORRENT, mas acho que ele não vai com a minha cara (rsrsrs), pois nunca consegui baixar, você pode me dar uma dica de como fazê-lo.
Obrigado e abração.

oba. TAARE ZAMEEN PAr - tem mais algum tão bom quanto esse (dificil né, mas perguntar não ofende)

pamella disse...

Oi gente.. sorry!! Eu tava doente de novo e nao vim online.. eu posso conseguir outro link pra voces sim.. ;) voce ja conseguiu o link do filme ou eu cheguei muito atrasada ibira? Ahh.. eu tambem mandei um email pra ti falando sobre o filme goa.. :) Eu quando faço o donwload pelo rapidshare eu nunca vou lá na pagina.. eu tenho um programa chamado "jdownloader" que faz todo o trabalho pra mim, e dai eu nao fico esperando horas pra baixar um arquivo :)

Bj pamella :)

Ibirá Machado disse...

Oi Pamella! Em primeiro lugar, espero que já esteja bem! Em segundo lugar, muito obrigado por toda sua ajuda! Eu acabei encontrando um torrent do filme e consegui vê-lo. Já fiz até postagem sobre ele!

bjs!

Maryssol disse...

O Aamir é simplemente o cara. Sou fã numero 1 dos seus filmes. Desde os tempos de mocinho apaixonado/engraçado (decada 80 e 90) até ao homem responsavel que é hoje. Meu filme preferido é rang de basanti, o filme é simplismente magnífico. Recomeeeeeeendo, para todos que ainda não viram.
Já vi 3 idiotas e diverti imenso.

Maryssol disse...

aaahh esqueci.Parabens pelo blog. Já o tenho nos meus favoritos. Eu sou fanática por filmes, principalmente por filmes indianos

Ibirá Machado disse...

Opa, obrigado, Maryssol!

Yes, yes, he's the man! Rang De Basanti é meu segundo favorito. O meu queridinho é mesmo Taare Zameen Par ^^

Maryssol disse...

Para o pessoal que gosta de ver filmes indianos podem ir ao file tube, aí há sempre filmes de todas as especies. Só que depois têm que arranjar legendas para esses filmes.

Alguem pode me dizer como é o titulo de um filme indiano que a historia é basicamente este: rapaz apaixona-se pela rapariga numa festa de casamento, durante esta festa ele tira varias fotografias da moça e só mostra as fotografias depois dela aceitar o seu pedido de casamento. Casam-se, porem o rapaz sofre um acidente de helicoptero e fica paraplégico. Separam-se, e anos mais tarde o rapaz volta a andar, devido a um tratamento na suiça. Lá (na suiça) conheçe um outro rapaz que está apaixonado, só que ele não sabe que é pela mm rapariga. só descobre no dia do casamento.
O filme é +/- isto. Vi quando eu tinha 12 anos (já algum tempo atrás) e nunca esqueci do filme, só que já não lembro do titulo do filme, e gostaria de rever.
Se por acaso aquem souber o nome do filme estarei profundamente grata.

Maryssol disse...

yes, yes, consegui encontrar o nome do filme.
Hoje vi que aqui em lisboa, há vários locais onde se vende filmes indianos. O porém é que as legendas são pessimas.

Maryssol disse...

O nome do filme é chandini. Fiquei a saber que o filme fez bastante sucesso na india. O filme é de 1989, ano em q eu nasci.

Ibirá Machado disse...

Ai que bom, Maryssol! Fiquei feliz de saber que encontrou! :)

Juliana* disse...

Gente,eu sou nova por aqui! Não conhecia o cinema indiano até assistir e me apaixonar por Taare Zameen Par. Aamir Khan é genial!
Agora virei fã!