sábado, 14 de fevereiro de 2009

Disney compra direitos internacionais de Taare Zameen Par



ASSINE A PETIÇÃO PARA A VINDA DE TAARE ZAMEEN PAR AO BRASIL, CLICANDO AQUI!

Conforme já havia antecipado na postagem sobre Aamir Khan, bons ventos sopram a favor de Taare Zameen Par (Como Estrelas na Terra). Resolvi fazer uma postagem exclusiva sobre essa notícia já que, repito e insisto, criei este blog por causa deste filme.

A notícia, para quem ainda não está sabendo, trata-se da compra dos direitos internacionais de Taare Zameen Par pela Walt Disney Company. Imagino que alguns de vocês se assustem e fiquem até decepcionados ao saber que uma produtora estadunidense compre os direitos de um filme indiano, ainda mais um filme como esse. E confesso que eu mesmo tive o mesmo sentimento. Acontece que essa é a primeira vez que uma distribuidora dos Estados Unidos compra os direitos internacionais de um filme indiano.

Essa notícia, porém, não é assim tão nova. Com as pesquisas que fiz na internet para saber mais, descobri que a compra foi realizada em julho de 2008, mas eu não fiquei sabendo em tempo. Ao menos agora é a primeira vez que essa notícia é transmitida em português!

Na Índia, a UTV Home Entertaiment ainda tem os direitos de distribuição em DVD, mas agora a Disney distribuirá oficialmente nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, após comprar os direitos por 70 milhões de rúpias, ou cerca de 3,5 milhões de reais (US$1.750.000). Até hoje, somando so lucros já obtidos na Índia e internacionalmente, Taare Zameen Par já rendeu mais de 65 milhões de reais.

A compra pela Disney é mais um indício da aproximação de produtoras ocidentais no superlativo mercado cinematográfico indiano. A própria Disney já havia fechado um acordo com a Yash Raj Films (a maior produtora de Bollywood), para fazerem juntos a animação Roadside Romeo. A Sony, recentemente, também fechou com a PNC um acordo para co-produzirem três filmes. Spielberg também está montando um escritório de sua produtora em Mumbai. E a Warner Bross acaba de estrear em Bollywood com o filme Chandni Chowk to China. E tudo isso nos últimos 2 anos. É coisa recente mesmo.

E voltando a Taare Zameen Par, eu não sei de que maneira essa notícia é realmente positiva para nós do Brasil, no sentido de o filme ser também lançado por aqui. Para os portugueses, é possível que isso ocorra mais facilmente. De qualquer maneira, este blog já comprovou que, assim como eu, outras centenas de pessoas no Brasil já assistiram a esse filme e querem desesperadamente divulgá-lo para conhecidos e grupos de estudos - assim como venho fazendo desde que voltei da Índia. O jeito é torcer - e rezar - para que o filme seja oficialmente lançado por aqui também. E melhor ainda se vier para nossos cinemas!

11 comentários:

Jules disse...

É sim uma ótima notícia pelo fato de que este tipo de cinema vai alcançar outros públicos, porém bate aquele 'medinho' de estragar o que tá bom.
A influência americana, pode estragar muitas coisas bacanas dos filmes indianos.
Disso já temos bons (ou seriam péssimos?!) exemplos como o remake indiano do filme Fight Club/Clube da Luta. É ruim demais!
E te juro que aquela musiquinha 'Go go go fight club' não sai da cabeça por dias!
Ainda tô pra ver o remake de Reservoir Dogs/Cães de Aluguel... mas não espero muito. Se bem que tem o Sanjay Dutt, se não me falha a memória.
Anyway... fico com receio.

bárbara disse...

E eu tenho receio que os americanos façam um remake do filme.
Infelizmente eles já fazem isso com filmes japoneses, coreanos e europeus.

Ibirá Machado disse...

É, eu acho que se há receio em algum lugar, com certeza é que eles façam um remake e o remake ganhe o Oscar, ainda por cima... enfim, oxalá TZP esteja protegido e ganhe ele seu devido reconhecimento. Eu estou fazendo o meu máximo!

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Nossa acho que eles não seriam capaz de um ultraje desses.... vamos rezar. Quem sabe Caminho das Índias não abra espaço pra TZP dar o ar da graça em terras tupiniquins? Esperança não falta.

Ibirá Machado disse...

É o que penso e espero. Não acho que façam uma refilmagem, não. Acredito que a Disney esteja só interessada nos lucros que o filme dará com a distribuição, mesmo.

Indi(a)screet disse...

Nossa serio mesmo! ADOREI :)

O filme realmente merece, eh encantador e muito bem feito.

Aamir Khan nao eh dos mais bonitos mas muito talentoso!!!!

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Ibirá me diz uma coisa, onde vc conseguiu legendas em português de TZP ? Quero muito que minha mãe assista esse filme (e que o maior número de pessoas que eu conheço também) mas só tenho ele com legendas em inglês e pra ela não rola. O único site em que eu achava e postava as minhas legendas é o legendas.tv, mas infelizmente o site tá meio fora do ar. Enfim se puder me dizer agradeço mto. Namaste.

Ibirá Machado disse...

Luiz, você é de São Paulo? Se for me escreve no email. Aliás, mesmo se não for, me manda um email pra conversarmos sobre isso.

Unknown disse...

Olá, meu nome é Rosana
Tive a oportunidade de conhecer essa obra prima. Acredito que realmente merece o devido reconhecimento.
Já assisti 3 vezes e tenho vontade de assim muitas outras para ver cada detalhe. Tudo no filme é muito cuidado e feito de maneira que toca mesmo.
Como li o comentário de algumas pessoas, também estou num esforço muito grande para que ele seja visto pelas pessoas na área de educação e amigos. Acredito que ganhamos um grandeeee presente.
Quero dizer que meu filho de 8 anos adorou a cena e a música, onde o professor chega na sala, ele canta e dança junto, parece que esta na sala em cena.
O filme é realmente encantador.
Espero que a Disney agora com os direitos, apenas divulgue o filme, porque o encantamento dele está no que ele é.

Unknown disse...

Olá Ibira,
Seria possível conseguir o filme original?
Abraço,
Rosana

Ibirá Machado disse...

Rosana, como eu sugeri pro Luiz, manda um email pra mim e conversamos melhor!

Om Shanti