quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Roupas Indianas

_
Na foto acima, Aishwarya Rai e Madhuri Dixit vestindo sari no filme Devdas

Ultimamente, por causa da novela Caminho das Índias, venho sendo alvo de dezenas de perguntas, das mais variadas, mas principalmente a respeito das roupas indianas. Eu não sou entendedor de moda, menos ainda de moda indiana, mas alguma coisa posso dizer e responderei aqui o básico sobre as roupas da Índia.

Em primeiro lugar, devo dizer que a novela erra grave em mostrar os homens usando as roupas tradicionais, o que não é nada verdade. Há tempos os homens na Índia não vestem mais suas roupas tradicionais, com excessão de alguns idosos, sobretudo nas áreas rurais. Já as mulheres estão relativamente bem caracterizadas na novela, embora também haja hoje um grande número de indianas vestindo roupas ocidentais. Mas como o núcleo indiano de Caminho das Índias não se passa numa grande metróple, então tudo bem.

Para se ter uma vaga ideia das roupas utilizadas pelos indianos, os trailers e vídeos de música que postei aqui neste blog mostram razoavelmente qual é a moda indiana atual. Em termos gerais, as mulheres vestem o famoso sari ou o salwar suit (ou salwar kameez, na foto acima, em Karina Kapoor, no filme Jab We Met), embora muitas vistam também roupas ocidentais (principalmente calça jeans e uma blusa de manga curta). Já os homens vestem-se sempre de calça social e camisa de manga comprida. Para nosso padrão ocidental, as combinações que eles usam, incluindo com o cinto, pode parecer um tanto brega. Somente nas festas (principalmente de casamento) e em alguns festivais eles utilizam as roupas tradicionais (e ainda assim nem todos), que são principalmente a kurta pyjama, o sherwani (na foto ao lado, em Shahrukh Khan, no filme Kal Ho Naa Ho) e o jodhpuri, todos semelhantes.

Para os homens, ainda há o também famoso dhoti, que Gandhi usava, mas que não costuma ser usado para ocasiões especiais. O dhoti é o sari dos homens e também tem uma ordem correta de vesti-lo. Há quem o chame de fraldão, por ser enrolado somente da cintura pra baixo... por cima os homens usam qualquer coisa, ou não usam nada. Uma cena do filme Swades (2004) mostra Shahrukh Khan sendo vestido com um dhoti por Gayatri Joshi, já que ele próprio não sabia como fazer. Veja:



9 comentários:

Indi(a)screet disse...

Hummmm, preciso ficar de olho em vc, pois esta postagem eh concorrencia para o IndiaG.

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Eu queria saber porque muitos homens usam tipo um cachecol ao redor do pescoço (não enrolado). Com o calor que faz lah!

Ibirá Machado disse...

Não, eles não usam não, só se for com a roupa tradicional, daí sim. Isso simplesmente faz parte do figurino. Com uma bela kurta ou um belo sherwani, esse "cachecol" completa o pacote; só que ainda assim é só pra ser muito chique mesmo, porque o normal é nem usar isso. Mas no dia a dia não usam, não. Mas no frio é super mega comum ver homens de pashmina, inclusive enrolando a cabeça. Aqui, é uma pena, há preconceito com isso. Quanta bobagem!

Anônimo disse...

Cada vez que volto aqui encontro postagens mais maravilhosas.Parabéns.
Verônica.

Ibirá Machado disse...

Obrigado, Verônica!!

Anônimo disse...

http://ondemand.erosentertainment.com/product/prodsection.asp?Page=10

Nesse endereço tem a pontuação das musicas dos filmes, mas mesmo os de baixa pontuação são incríveis e me deixam doido p conhecer os filmes por inteiro.

Abração a todos

Anônimo disse...

Eu gostaria de sabeer onde compro um sarí em SP capital

Anônimo disse...

Tem uma promo no site tio me da desconto de desconto numa loja indiana online... vcs acham q é confiável comprar roupas assim?? obrigada!! Bjos

Índia Boutique disse...

O melhor da Moda do Cinema Indiano,você sonha em se vestir igual as roupas dos filmes indianos,chegou a sua vez,lindos Sarees,Lehengas e muito mais ,exclusivo ,somente glamour.
Encomendas aqui:
http://indiaboutique.loja2.com.br/

Enviamos para todo Brasil Frete Grátis.