quarta-feira, 24 de junho de 2009

Madhuri Dixit - माधुरी दीक्षित

-

Eu deveria agora fazer uma postagem sobre algum ator, não atriz, mas resolvi ser rebelde comigo mesmo e falar sobre Madhuri Dixit, que também há tempos merece ser destacada aqui no Cinema Indiano.

Nascida em Mumbai no dia 15 de maio de 1967 (ou seja, neste momento com 42 anos! Confesso que achava que ela fosse mais nova!), Madhuri Shankar Dixit é filha de Shankar e Snehlata Dixit, de família brâmane, da linha marata Chitpavan. Estudou na Divine Child High School e depois entrou no Parle College, da Universidade de Mumbai. Seu sonho era ser microbiologista.

Enquanto estudava, porém, acabou entrando no mundo da moda e virou modelo. Daí ganhou fama e da fama nem precisou dar um pulo pra entrar em Bollywood. Já no ano de 1984, ainda com 17 anos e no primeiro ano da faculdade, estreou em Bollywood no filme Abodh. Depois disso fez outros pequenos papéis, mas todos sem sucesso.

Em 1988, porém, fez o papel principal no filme Tezaab, que a levou ao sucesso absoluto e já deu a ela a primeira indicação no Filmfare Awards. Em seguida já começou a aparecer em vários filmes, mas teve destaque em Lakhan (1989), Parinda (1989), Tridev (1989) e Kishen Kanhaiya (1990). Neste momento, Madhuri era simplesmente o maior sucesso feminino de Bollywood. Chamavam-na de Marilyn Monroe da Índia.

Em 1990 ela estrelou o filme Dil, ao lado de Aamir Khan, dando a ela o primeiro prêmio de melhor atriz pelo Filmfare Awards. Depois veio os sucessos Saajan (1991), Beta (1992), Khalnayak (1993), Hum Aapke Hain Haun! (1994) e Raja (1995). Por Beta, ela ganhou o segundo Filmfare Awards e por Hum Aapke Hain Haun! veio o terceiro prêmio. Esse filme, aliás, foi um dos mais lucrativos da história de Bollywood.

O ano de 1996 não teve sucessos pra Madhuri, mas em 1997 ela estrelou o mega sucesso Dil To Pagaal Hai, que deu a ela o quarto Filmfare Awards de melhor atriz.

A qualidade de Madhuri não se resume somente à sua atuação, mas também às suas habilidades com a dança. Ela é formada profissionalmente em dança Kathak, que estudou por oito anos. Algumas cenas de dança em que ela aparece fazem parte do repertório dos indianos até hoje, como nas músicas Ek Do Teen (de Tezaab), Bada Dukh Deenha (de Ram Lakhan), Dhak Dhak (de Beta), Chane Ke Khet Mein (de Anjaam), Choli Ke Peeche (de Khalnayak), Akhiyan Milaun (de Raja), Piyar Ghar Aya (de Yaarana), Key Sera (de Pukar), Maar Daala (de Devdas), dentre várias outras.

Este último filme, Devdas (2002), que já foi falado aqui no Cinema Indiano, foi um dos maiores sucessos de todos os tempos de Bollywood, no qual Madhuri estrelou ao lado dos protagonistas Shahrukh Khan e Aishwarya Rai. Para muitos, este filme de Sanjay Leela Bhansali é o melhor que Bollywood já fez. Madhuri levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Filmfare.

Madhuri é o tipo de atriz que já está tão consolidada no cinema indiano que em 2003 um filme foi lançado com o nome Main Madhuri Dixit Banna Chahti Hoon! (Eu quero ser Madhuri Dixit). Ela própria não aparece no filme.

No ano de 1999 Madhuri casou-se com Sriram Madhav Nene, um cirurgião cardiovascular residente nos Estados Unidos, para onde se mudou. Por causa da nova residência fora da Índia e das duas maternidades, Madhuri acabou ausentando-se quase que completamente do cinema indiano, tendo atuado em Devdas e Hum Tumhare Hai Sanam em 2002 e depois somente em Aaja Nachle, em 2007. Seu primeiro filho, Arin, nasceu em 2003 e o segundo, Raayan, nasceu em 2005.

Até o momento, Madhuri tem uma lista de 67 filmes e dez prêmios recebidos. É uma das poucas personalidades do cinema indiano que não enfrenta rejeição, mas ao contrário. Em 2007, a Rediff, uma rede de informação e entretenimento indiana, afirmou que Madhuri Dixit é a melhor atriz de Bollywood de todos os tempos.

9 comentários:

Indi(a)screet disse...

Discordo. A melhor atriz eh Shabana Azmi, sem sombra de duvida!!

Gostaria de pedir-lhe se possivel para escrever sobre Shabana Azmi aqui no blog Cinema Indiano. Esta sim merece destaque!!!

Ibirá Machado disse...

Caaaalma, calma, a Shabana ganhará sua postagem também :)

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Só vi ela em Devdas e achei demais. Ela dança muito e atua mto bem!!

Unknown disse...

Adorei a postagem Ibirá!!

Gosto muito do trabalho da Madhuri Dixt!! Quanto ser a melhor atriz pode haver controvérsias, mas quanto à dança ela é minha preferida!!
Ela se expressa muito bem com o corpo e ainda mais com expressões faciais. Além de Devdas em Aaja Nachle ela arrasou!!

=)

Abraços a todos!!!

Ibirá Machado disse...

É, eu também concordo que quanto a atuação dela isso é questionável, mas que ela dança MUITO bem, isso é a maior das verdades. Eu lembro que em Devdas o que ficou na minha lembrança foi a cena dela dançando quase que apoteoticamente :)

Carol Juvenil disse...

Nossa,nem vi o post sobre a Madhuri!Exatamente pela maneira como ela dança que sou sua fã.Ela coloca os sentimentos em seus movimentos de uma maneira TÃO intensa que chega a me assustar.É dançando que seus encantos se revelam,a mulher é a encarnação perfeita de toda essa estética pregada por Bollywood.

O que é ela em Devdas,pessoa? *-* Per-fei-ta.Aaja Nachle é um filme ruim,mas as danças salvam.Enfim,a coisa é dança mesmo!

Luísa Borges disse...

AISH IS THE BEST
Adoro as 2,mas Aish eh Aish s2

Unknown disse...

Eu cinheci madhuri por que via videos de Aishwaria hai, então sempre aparecia um que era dola re dola e curiosa abri o video, me encantei pela dança e por madhuri que interpretou muito bem. Feições faciais, ela é de mais....
Rani também é uma bela atriz.

Unknown disse...

Concordo com vc viu. :)