
Os três filmes de Satyajit Ray - Pather Panchali, Aparajito e Apur Sansar - passarão, respectivamente, nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, às 20h. Presente de natal pros barriga-verdes!
Aos interessados - e embora o texto que se segue seja praticamente o mesmo que já saiu nas outras vezes -, repasso o que está escrito no site do SESC Prainha, de Florianópolis:
"O cinema estrangeiro, aquele feito fora dos Estados Unidos como cita Nestor Canclini, com ironia, em seu livro Culturas Híbridas, está em cartaz no SESC Prainha, de segunda (21) a quarta (23), com sessões às 20 horas. Ótima oportunidade para conferir uma faceta interessante do rico cinema indiano. A entrada é franca.

Para adaptar Aparajito para o cinema, Satyajit dividiu o livro em três filmes, produzidos entre 1955 e 1959. A Canção do Caminho, Aparajito e Mundo de Apu fazem parte da trilogia Apu, criada com música de Ravi Shankar, baixo orçamento e elenco amador. O Mundo de Apu ganhou três prêmios nacionais de cinema e arrebatou os festivais de Cannes, Berlim e Veneza.

Pelo seu brilhante trabalho, Ray tornou-se a segunda personalidade do cinema, depois de Chaplin, a receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford e recebeu em 1992 um Oscar honorário da Academia, poucas semanas antes do seu falecimento, em Calcutá, na Índia, aos 70 anos."
O SESC Prainha fica na Travessa Syriaco Atherino, 100, centro de Florianópolis. Entrada Franca.
Um comentário:
Li os livros e assisti aos filmes e ate hoje me arrepedo te-lo feito.
Uma coisa eh ler/assitir algo quando se esta a quilometros de distancia e sob outra realidade social, outra coisa eh enfrentar o Bicho Papao de frente estando inserida na bruta e cruel realidade!!
Postar um comentário