quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vidya Balan - வித்யா பாலன்

-

Vidya Balan é uma das atrizes mais simpáticas e carismáticas do cinema indiano, tendo conquistado o público desde seu começo no cinema, no ano de 2003.

Vidya, diferentemente da maior parte dos atores e atrizes de Bollywood, não é nativa da língua hindi. Ela nasceu no sul da Índia, no estado do Kerala, cuja língua é o malayalan, embora sua família falasse a língua tamil, do vizinho estado do Tamil Nadu. Nasceu na cidade de Palakkad, vindo de presente no dia primeiro de janeiro de 1978.

Seu pai, P.R. Balan, é vice-presidente do canal de televisão ETC e isso foi a porta de entrada garantida para Vidya. Logo cedo foram morar em Mumbai, onde Vidya estudou na escola St. Anthony e depois cursou sociologia na St. Xavier College. Posteriormente, enquanto fazia seu mestrado na Universidade de Mumbai, recebeu seu primeiro de uma série de convite confusos pra fazer um filme.

O primeiro convite foi para o filme malayalam Chakram, que acabou sendo cancelado antes que começasse. No entanto, em seguida, ela foi chamado pro filme tamil Run, mas acabou sendo trocada pela atriz Meera Jasmine, sem mais, nem menos. Pouco depois, Chakram foi resgatado e, de novo, ela acabou sendo trocada por Meera Jasmine de novo. Daí, na sequência, ela foi chamada pra outro filme tamil, Manasellam, mas foi de novo trocada, dessa vez pela atriz Trisha Krishnan.

O processo pra entrar no cinema estava tão bichado que ela então migrou pra comerciais de televisão. De 1998 em diante, ela conseguiu aparecer em dezenas de comerciais, grande parte deles dirigidos por Pradeep Sarkar. Ao mesmo tempo, apareceu também como coadjuvante em clipes de música.

Finalmente, em 2003 ela foi convidada para o filme benaglês Bhalo Theko, de Goutam Halder, que não só deu certo, como ela levou um prêmio local de melhor atriz pela atuação. E daí já foi direto pra Bollywood com o sucesso Parineeta, em 2005, ao lado de Sanjay Dutt e Saif Ali Khan, pelo qual levou o Filmfare e o IIFA de melhor atriz estreante.

Após o duplo sucesso, o mesmo produtor que havia lhe rejeitado em Manasellam correu atrás dela pra que ela protagonizasse a superprodução tamil Dasvathaaram. Mas Vidya devolveu com a mesma moeda e recusou o convite. Ela tinha agora olhos pra outra produção de Bollywood, Lage Raho Munna Bhai, com Sanjay Dutt, que, embora não tenha lhe garantido prêmio algum, foi o segundo maior sucesso de 2006 e um marco social na história da Índia.

Em 2007, então, Vidya foi escalada para o filme Guru, de Mani Ratnam, ao lado de Abhishek Bachchan e Aishwarya Rai, no qual ela fazia uma mulher com esclerose múltipla. Em seguida, ainda no mesmo ano, apareceu em mais quatro filmes: Salaam-E-Ishq: A Tribute to Love, Eklavya: The Royal Guard, Heyy Babyy e Bhool Bhulaiyaa. Os dois primeiros fracassaram na bilheteria, mas os dois últimos foram muito bem recebidos,  sobretudo porque ambos contaram também com a presença de Akshay Kumar como protagonista.

Em 2008, então, Vidya apareceu em Halla Bol e em Kismat Konnection, que foram razoáveis. No ano seguinte, ela apareceu com um papel em Paa, ao lado de Amitabh e Abhishek Bachchan, levando, finalmente, seu primeiro Filmfare de melhor atriz. Em seguida ela fez Ishqiya, tendo boas críticas de novo.

Nesse momento, a Vidya está concluindo o filme Chenab Gandhi, filmando Chand Bhai e Mukti e já se prepara para No One Killed Jessica.

E a Vidya é uma pessoa muito recatada e não tem a vida pessoal escancarada. Rumores disseram que ela estava saindo com o Vivek Oberoi, que foi logo desmentido. Depois disseram que ela estava de caso com Shahid Kapoor, também prontamente desmentido. Ao que parece, ela não está com ninguém, portanto. Alguém se habilita? E o sortudo tem que já saber de antemão que a Vidya é uma religiosa declarada, comparecendo a templos toda sexta-feira, ao menos.
-

15 comentários:

Pedro disse...

amo a vidya Balan!! MUITO símpatica
Minha eterna Lolita <3
eu tb AMOO ela dançando em Ami Je Tomar (hehehehe Vidya posssuida)

Ibirá Machado disse...

Meri eternal Jhanvi!

Vinicius disse...

Nunca Vi muita coisa com a Vidya! mais gosto dela!

quando vi Guru nem sabia quem era ela rsrs na época só conhecia poucas estrelas de Bolly!

quando vi Salaam-e-Isqh achei que tinha sido meu primeiro filme com ela rsrs só depois que fui lembrar dela em Guru. e o mesmo aconteceu com o Cara do 3 Idiots não lembro o nome dele agora, ele fez Guru também e eu achei que 3 Idiots tinha sido o primeiro filme que vi com ele rsrs

o próximo filme com ela que eu vou ver será Paa.

sorry pelo texto complicado! não sou bom com as palavras e nem sei escrever direito rsrs!

Abraços Ibirá

Isa disse...

Isso de nunca ter ficado com o Shahid Kapoor, eu já digo que é mentira! Eu fiquei com ele! -q

(Ok, parei, mas seria bem legal se fosse verdade, HA)

E nasceu um dia depois do meu aniversário, que meigo, não? Se tivéssemos a mesma idade, eu seria mais velha, pense nisso.

E ela também fez comercial de pele clara? :(

;*

Indi(a)screet disse...

Eu acho ela com cara de ocidental.

Ibirá Machado disse...

Vini, suas palavras foram muito claras! E eu passei por isso com os primeiros filmes que vi, antes de saber o que exatamente era Bollywood e quem eram aqueles astros... :)

Isa, na verdade as fontes são confusas e dizem que ela ficou e não ficou com o Shahid. Na dúvida, aqui digo que não ficou, em respeito à ela, e na postagem do Shahid está escrito que ficou. E a dúvida fica no ar ;)

Quanto às suas ponderações de idade, comparações com ela e tal... eu já disse que você é engraçada?

E sim, ela ainda é garota propaganda dessa marca de clareador de peles...

Sandra, eu acho ela com cara de judia! Será que só eu penso isso?

Carol Juvenil disse...

"vindo de presente no dia primeiro de janeiro de 1978." como assim?!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA :'D

Tô mole e sem muito saco pra pensar, mas eu gosto demais da Vidya.Tão doce, tão profissional, tão ela.Meu primeiro filme com ela ou foi Parineeta ou Salaam-E-Ishq, e ela mandou muito bem em ambos.Uma fofa.Era louca pra saber quem era depois de vê-la dançando em Om Shanti Om.

Antes ela tivesse ficado com o Vivek do que com o Shahid, e nem digo isso pelo meu desespero declarado pelo Kapoor.É porque o Vivek é super legal e o Shahid não merece nem pisar no mesmo chão que ela.E tenho dito.

Carol Juvenil disse...

" E o sortudo tem que já saber"


HAHAHAHAHHAAHAHHAHHAAHAHAHAH :'DD

Isa, sua fura-olho.

Maryssol disse...

Gostei dela desde que a vi no salaam-e-isqh, mas sinceramente não a reconheci no Munna Bhai, está totalmente diferente. Mas também vi poucos filmes dela, vou passar a ver mais!!!!!!

Mudando de assunto: Estive ha pouco tempo a passear pelo blog e acabei por ler coisas sobre Salman khan (n sei pq ? pois não gosto nada do gajo) e sinceramente acho que ele não é um actor que vale a pena falar, ele é simplemente péssssssssssssssimo, n sei como ele ainda consegue ter papeis nos filmes, pensando bem acho q sei, pois hoje em dia o que vale mais é uma cara bonita na TV. Que tristeza!!!!!!!!!! .

Mas Ibirá, falar do horrível salman khan e não falar do excelente actor Govinda ofendes-me profundamente.

Ibirá Machado disse...

Carol, vou fingir que não é por causa do Shahid!

Maryssol, pois eu a conheci primeiro em LRMB, então eu sempre tenho aquela imagem dela dizendo "good moooooooorning Mumbai!!!!" como referência :)

Lívia Bernardes disse...

Todos comentáram muito bem um aspecto da Vidya que todo bom ator almeja é a mudança de visual de um papel pra outro a ponto de não parecer a mesma pessoa e ela consegue isso com uma maestria reparem como ela fica diferente com as cabelos lisos e com os cabelos cacheados, a ponto das personagens não parecerem sido interpretadas pela mesma atriz.
Ela tem uma qualidade que aprecio muito não somente em um artista mas em qualquer profissão quando a gente ve ela atuar ou mesmo numa song and dance ela passa prazer no que faz, uma alegria, ela se diverte atuando, dançando e o publico percebe isso.

Ibirá Machado disse...

Maryssol, esqueci de comentar sobre o fato de Govinda não ter sido referenciado, ainda. Olha só, se reparares bem, apenas agora estou começando a falar sobre atores mais antigos ou mais alternativos. Anteriormente, senti que seria mais efetivo se eu falasse mesmo sobre os mais famosos do momento, que são obviamente os que os leitores mais estão interessados. Agora que os mais importantes do momento foram já referenciados, chegou a hora dos macacos velhos... ;)

Lívia, você tem toda razão!

Anônimo disse...

Também acho a Vidya com cara de judia. E já percebeu que o olhar dela é meio vidrado, como se ela usasse lentes de contato? Pense nisso.

Ibirá Machado disse...

Ih, nunca tinha reparado! E agora que você disse isso nunca mais olharei pra Vidya com os mesmos olhos...

Carol Juvenil disse...

L., eu tinha reparado isso dos olhos da Vidya!