sábado, 10 de janeiro de 2009

Amitabh Bachchan - अमिताभ बच्चन


Seguindo nossa série sobre os atores e atrizes do cinema indiano, vamos falar hoje sobre sua majestade, Amitabh Bachchan. E prepare-se pra uma longa postagem, como todo rei vitalício merece. Mas não se contentem com somente uma postagem sobre Amitabh Bachchan, uma segunda ainda virá!

Então vamos lá. Amitabh Bachchan nasceu na cidade de Allahabad, em Uttar Pradesh. Seu pai, o dr. Harivansh Rai Bachchan, era um famoso poeta hindi, enquanto que sua mãe vinha de uma família sikh de Faisalabad, hoje no Paquistão. Originalmente, ele foi chamado de Inkilab, remetendo ao lema da independência indiana - Inkilab Zindabad (Longa Vida à Revolução). No entanto, seu nome acabou sendo mudado para Amitabh, que significa "a luz que nunca se apaga". E o sobrenome verdadeiro tampouco é Bachchan, mas sim Srivastava. Porém, seu pai, desde os tempos de poeta, assina com o nome artístico de Bachchan, acabando por registrar-se com este nome e passando para seus dois filhos. O segundo filho chamou-se Ajitabh.

A mãe de Amitabh gostava de teatro e chegou a oferecer-se para fazer uma personagem, mas acabou optando pela vida de dona de casa. No entanto, foi decisiva sua influência na decisão da carreira do então jovem Amitabh.

Na infância, o potencial rei de Bollywood estudou na escola Jnana Prabodhini e na Boys' High School, ambas em Allahabad. Posteriormente, estudou na Sherwood College, em Nainital, nos Himalaias, onde especializou-se em artes. Depois, na Kirori Mal College, da Universidade de Nova Délhi, completou seu estudos e adquiriu o grau de Bachelor of Science. E finalmente, ainda nos seus vinte e poucos anos, Amitabh desistiu de um emprego como agente de fretes em uma companhia de navegação de Calcutá, chamada Bird and Co., para seguir sua vocação: atuar.

No dia 3 de junho de 1973, casou-se com a atriz Jaya Bhaduri, de acordo com os rituais bengaleses. O casal teve dois filhos: a menina Shweta e o garoto Abhishek (sim, para os entendidos, é ele mesmo).

O primeiro filme de Amitabh Bachchan foi Saat Hindustani (1969), de Khwaja Ahmad Abbas. Embora este filme não tenha feito sucesso, Amitabh já levou seu primeiro prêmio no National Film Award, como ator estreante. Em seguida fez parte do sucesso Anand (1971), levando outro prêmio, desta vez pelo Filmfare Award para melhor ator coadjuvante. No mesmo ano ele fez seu primeiro vilão em Parwaana, mas não fez tanto sucesso quanto o anterior. Após este filme, outros se seguiram com resultados pífios e medianos, como Reshma Aur Shera, também de 1971. Nesse meio tempo, foi ator convidado do filme Guddi, que foi estrelado pela pessoa que seria sua futura esposa. Embora nesse curto período não tenha feito nenhum outro sucesso proeminente, sua fama já estava feita.

Mas finalmente, a partir de 1973 as coisas começaram a avançar. O diretor Prakash Mehra colocou ele no papel principal para o filme Zanjeer, que rompeu com os temas românticos que Amitabh vinha fazendo até então. Ele consagrava-se como herói de Bollywood, no mesmo ano em que se casava e, consequentemente, aparecia em vários filmes com Jaya, sua esposa. No filme Namak Haraam, de Hrishikesh Mukherjee, ganhou seu segundo prêmio de melhor ator coadjuvante pela Filmfare Awards.

Em 1974, participou de nada mais que sete filmes. Mas no ano seguinte, dois filmes de sua lista estão na história de Bollywood. O primeiro deles, Deewar, de Yash Chopra, está na lista dos 25 must see filmes de Bollywood, de acordo com a Indiatimes Movies. Porém foi o segundo que realmente arrasou quarteirões: Sholay. Até hoje, este filme é o que arrecadou a maior quantia de dinheiro em todos os tempos de Bollywood: 2.364.500.000 de rúpias, ou cerca de 60 milhões de dólares. A BBC India disse, em 1999, que este filme é o Filme do Milênio, e a premiação do Filmfare Awards, no mesmo ano, deu o prêmio de melhor filme dos últimos 50 anos para Sholay.

Se Amitabh já estava consolidado como herói de Bollywood, ele então iniciou sua escalada para o trono que ainda não tinha dono. A partir de Sholay, Amitabh ganhou um número sem precedentes (e ainda não superado) de prêmios de melhor ator, em papéis dos mais variados.


13 comentários:

Indi(a)screet disse...

Big B eh um bom ator, mas um ser humano que ainda necessita remover grossas camadas de 'maya'.
Sua ideia de falar sobre os atores e atrizes eh otima e nos (galera) gostamos muito, pois no fundo somos todos tietes!!! :)

Isa! disse...

Om Shanti!
perguntei a Sandra sobre filmes indianos e ela me indicou o seu blog, confesso que assisti um único filme indiano, acho que era indiano, e gostei tanto que gostaria de saber como obter esses filmes, nunca vi em nenhuma locadora da minha cidade!
O filme contava a história de um casal indiano que ia morar nos EUA, e tinha dois filhos, um era arquiteto, sei que no final o marido morre e ela volta a morar na Índia e termina ela cantando um mantra!Obrigada!

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Sou viciado em filmes indianos mas confesso que não vi muita coisa do Amitabh.... aliás já vi mto mais o Abhishek que o pai, o que não é de se esperar pois o Abhisek está em todas rs. Vi o Amitabh em Sarkar Raj ultimamente e achei mto bom!

Isamélia se permite minha opinião, eu pego muito filme indiano pela internet, a grande maioria com legendas em inglês, sendo que algumas vezes eu mesmo legendo o filme pra portugues. Fora da net acho que vc só verá filmes indianos em mostras de cinema, ou alguns como A noiva e o Preconceito que são coproduçao ocidental.

Ibirá Machado disse...

Oi Isamélia, tudo bom? O filme que você assistiu foi o Namesake, tenho certeza. É mesmo um filme bonito. Mas não sei se em português ele está com esse mesmo nome. O que sei é que ele é da Mira Nair, uma diretora indiana que vive há muito tempo em Nova Iorque. Os filmes dela, quase todos, são justamente sobre essa temática de indianos no ocidente ou sobre coisas tradicionais da vida indiana - vide seu filme mais famoso, Monsoon Wedding (Casamento à Indiana). Os filmes dela, as vezes, podem ser encontrados aqui pelo Brasil.

Mas sugiro justamente o meio que o Luiz falou, que é o mesmo que eu recorro. Se eu dependesse das locadoras eu não poderia nem fazer esse blog! O que faço é baixar os filmes da internet, geralmente com legendas em inglês mesmo. Fiquei feliz de saber que o Luiz faz algumas legendas pro português! Luiz, foi você que fez as legendas pro Taare Zameen Par??

Om Shanti!

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Jaya Ibirá!

Não fui eu não, aliás ainda não consegui assistir Taare Zameer Par, estou me devendo esse rs. Eu fiz legendas em inglês e português de Dhoom 2, Tashan (que acabou nao dando certo), e acabei de finalizar Welcome to Sajjanpur em português, super recomendo, um dos melhores filmes do ano.

Namo sangha.

Isamel disse...

Muito Obrigada Luiz pelo carinho da resposta, não estou acostumada em baixar filmes pela internet, mas irei criar este hábito!

Isamel disse...

Obrigada pela resposta Ibirá!
Om Shanti!

Isa disse...

Olá Ibirá, esqueci de perguntar qual programa confiável para baixar os filmes indianos no meu computador?
Aceito sugestão de filmes!
Om Shanti!

Ibirá Machado disse...

Oi Isa, eu uso tanto o Emule quanto o uTorrent no meu computador. São programas que devem ser instalados e a partir deles você pode baixar os filmes. Se achar difícil utilizá-los é só perguntar que eu ajudo ;)

Gabriela Dória disse...

Que legal esse blog. Sempre fui apaixonada pela cultura e história indianas, e agora minha paixão são os filmes. E encontro, como era de se esperar, muita dificuldade em achar legendas em português. Como meu inglês é fraquinho, não sei como passar p o português. Mas, se alguém souber como baixar essas legendas, ficaria feliz em saber. Desde já obrigada.

E parabéns pelo blog.

Ibirá Machado disse...

Gabi, obrigado pelo retorno! Algumas legendas em português de filmes indianos podem ser encontradas no site legendas.tv, mas você também pode ter sorte procurando direto no google algo como "(nome do filme) legenda português". Mais informações você pode encontrar na postagem sobre download de filmes (veja o link no começo da coluna da esquerda).

Bjs,
Ibirá

Bruna Silva disse...

Para mim é o melhor actor indiano de sempre . já vejo filmes indianos há muito tempo e tenho imensa pena de saber que se calhar nunca o irei conhecer pessoalmente. para mim é um exemplo para todos os actores qer indianos qer de qalqer outro país .

My Blog disse...

FRIENDS !PARTICIPARTE OF MY SITES IN GOOGLE.
USE THIS NAMES IN GOOGLE OK?
VAI COLOCANDO ESSES NOMES QUE ESTÃO AÍ EMBAIXO E PESQUISANDO NO GOOGLE OK?:
LUIZA GOIANAPOLIS MY BLOG,
LUIZA GOIANAPOLIS JANGO,
GOIANÁPOLIS LUIZA CABELEIREIRA ,
luizacabeleireira2009@hotmail.com,
LUIZA BOLLYWOOD,
LUIZA GOIANAPOLIS ENRIQUE IGLESIAS,
LUIZA GOIANAPOLIS ENRIQUE IGLESIAS MY BLOG,
LUIZA SANTOS GOIANAPOLIS,
luizacabeleireira@yahoo.com ,
BOLLYWOOD LUIZA,
LUIZA BRAZILIAN INDIAN
MSN LUIZA GOIANAPOLIS
LUIZA GOIANAPOLIS ,
LUIZA GOIANAPOLIS Manpreet Sandhu ,
BOLLYWOOD GOIANAPOLIS,
LUIZA INDIA GOIANAPOLIS,
BOLLYWOOD GOIANAPOLIS ALEX BAND,
GOIANAPOLIS LUIZA ,
LUIZA INDIA GOIANAPOLIS,
GOIANAPOLIS BOLLYWOOD,
LUIZA GOIANAPOLIS INDIA,
LUIZA GOIANAPOLIS Imran Khan,
LUIZA GOIANAPOLIS SCRAPS,
LUIZA GOIANAPOLIS ATIF ASLAM ,
LUIZA GOIANAPOLIS KATRINA KAIF,
LUIZA GOIANAPOLIS SALMAN KHAN,
LUIZA GOIANAPOLIS Ranbir Kapoor,
LUIZA GOIANAPOLIS Shahrukh Khan,
LUIZA GOIANAPOLIS PRIYANKA CHOPRA,
LUIZA GOIANAPOLIS Aishwarya Rai,
LUIZA GOIANAPOLIS KAREENA KAPOOR,
LUIZA GOIANAPOLIS ABHISHEK BACHCHAN,
LUIZA GOIANAPOLIS AJAY DEVGAN,
LUIZA GOIANAPOLIS AAMIR KHAN,
LUIZAGOIANAPOLIS Hrithik Roshan ,
GOIANAPOLIS BOLLYWOOD AMAZON,
LUIZA GOIANAPOLIS Imran Khan,
LUIZA GOIANAPOLIS Himesh Reshammiya,