terça-feira, 10 de março de 2009

Holi Hai!!!

_
Eu, pós Holi, em março de 2008; Nova Délhi, Índia

Hoje, 10 de março de 2009, é o Chhoti Holi, ou Pequeno Holi, preparativo pra amanhã, que é o feriado oficial do Holi.

Holi é o festival das cores, que marca a chegada da primavera na Índia, e é celebrado na lua cheia do mês do calendário hindu de Phalgun. Sua origem é controversa, mas estudiosos tendem a concordar que provavelmente seja um dos festivais mais antigos do subcontinente indiano, e que provavelmente tenha absolutamente a mesma origem que o carnaval. O fato é que ele marca a chegada da primavera na Índia, que fica no hemisfério norte, indicando o retorno das colheitas após o inverno.

A origem do carnaval é absolutamente a mesma e muito antiga, dos tempos em que as sociedades baseavam-se nos ciclos lunissolares (da lua e do sol) e da agricultura, e festejavam os tempos de colheita; o cristianismo, muito posterior à origem do carnaval, não conseguiu eliminá-lo do calendário do povo, agregando-o aos seus festivais, embora fosse ele um festival pagão. No hinduísmo, esse "carnaval" foi adaptado à religião e a explicação mais comum diz que surgiu com Krishna, mas outras dizem que foi com Shiva. O fato é que o Holi deve ter uma origem bem mais antiga que o próprio hinduísmo.

No Holi as pessoas vão às ruas e jogam pós coloridos uns nos outros, além de, por vezes, também tinta e água. Embora o feriado seja oficialmente um dia, as pessoas comemoram o Holi por cerca de uma semana, tal qual o carnaval. Em muitos casos esses encontros de pós, tintas e águas misturam-se a muita dança por várias horas seguidas.

Entrem também no Indi(a)gestão para ver a postagem que a professora Sandra Bose fez e aproveitem pra ver um vídeo em que eu e ela brincamos de Holi, antes de eu ficar do jeito que estou na foto. Abaixo fiz uma coletânea de alguns vídeos famosos e desconhecidos de Bollywood e do cinema indiano, com músicas cujo tema principal é o festival do Holi. Existem muitos outros, pois os indianos adoram ver o Holi no cinema, mas peguei apenas alguns. O primeiro vídeo é o mais famoso deles, do filme Mangal Pandey, com Aamir Khan. Divirtam-se, e Holi Hai!!!!!!!











11 comentários:

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Holi Hai!!!

Engraçado ver que nem os indianos sabem mto bem o q significa. Eu que contei pra um amigo meu que era a chegada da primavera (ele nem sabia que estação estava!)
*se vc não falasse que era o Amir ali eu não saberia nunca haha.

Ibirá Machado disse...

Os indianos raramente sabem porque comemoram as coisas, porque fazem tal ritual, porque reproduzem as coisas que aprenderam com a família. Existe um certo senso acrítico por ali.

E quanto ao Aamir Khan, quase que eu também não reconheço! Hahaha....

Marizete Antunes disse...

Nossa adoro esse blog.
Aprendi muito atraves dele é um blog
completo com um conteudo maravilhoso.
Conhecimento que seria dificil de se explicar.
Que vc continue sempre assim cativante.

Um grande beijo


Mari Antunes - Praia Grande - SP

Ibirá Machado disse...

Obrigado, Mari!

Lígia disse...

bacana. acabo de acrescentar informações para minha aula de amanha
:P

bárbara disse...

Muito bom, Ibirá! Isso é que foi curtir lá na Índia :)

Eu só conhecia o vídeo do Mangal Pandey e parece super divertido.

Tenho duas perguntas:
- os pigmantos tingem a roupa ou sai com a lavagem?
- o que é aquilo na tua mão? um papagaio de papel? (ok, acho que no Brasil se diz pipa)

Indi(a)screet disse...

Aaaaah faltou nosso video de Holi :(
pega la no Youtube ....
Os filmes indianos sempre gostam de colocar cenas de Holi pelo colorido e alegria das cenas.
Vc fez falta neste Holi....

Ibirá Machado disse...

Barbarella, os pigmentos são feitos com corantes naturais então (geralmente) saem fácil com a lavagem. Apenas em alguns casos demora mais um pouco, levando algumas lavagens pra sair completamente. Mas em geral sai sim.

E na minha mão não são papagaios (depende da região do Brasil fala-se papagaio e em outras pipa; em aprendi pipa mas conheço tb o papagaio), são dois saquinhos que estavam repletos de pós coloridos, verde num e vermelho no outro... e na outra mão havia um doce indiano típico, feito à base de leite.

Sandroca, nem me fale....

sendonblanco disse...

Olá, Ibirá!

Em primeiro lugar, gostaria de me apresentar: sou Bruna, do RJ, atualmente moro na Espanha e descobri o seu blog no Indi(a)gestao.

Eu já te "conhecia" por ter lido os seus excelentes relatos de viagem no blog da prof. Sandra, por isso acho justo apresentar-me também.

Gosto muito do cinema indiano. Aliás, há um bom tempo só tenho visto produçoes indianas (além de japonesas). Eu e o meu marido temos um trato; para cada filme indiano que eu escolho e vemos, assistimos a dois japoneses/chineses/coreanos escolhidos por ele. Um trato equilibrado, segundo ele, já que cada filme indiano equivale a dois dos demais cinemas. Claro que essa "formalidade" nao é levada ao pé da letra, hahaha! :-)

Fiquei com vontade de comentar a sua postagem sobre o Holi, pois adoro a Madhuri Dixit. Para mim, ela é a melhor bailarina de Bollywood, pena que quase nao atua mais.

Prazer em conhecê-lo,
Bru Lyrio.

Indi(a)screet disse...

Viu so a galera do IndiaG vindo aqui pro teu blog! :)

Bjs

Indi(a)screet disse...

A Cris do blog RATO DE BIBLIOTECA mencionou seu blog.
De uma olhada.... http://www.terracotabolsas.com/rato/?p=241