terça-feira, 30 de junho de 2009

Personalidades em luto pela morte de Michael Jackson

-
Alguns podem não saber e nem imaginar, mas muito do que é feito hoje nas cenas de song-and-dance das indústrias de cinema da Índia deve-se muito à influência de Michael Jackson. Na década de 80, enquanto os filmes de Bollywood faziam cenas de música mais simples e geralmente sem grandes coreografias, Tollywood e Kollywood (as indústrias telugu e tamil, respectivamente), fundavam um novo paradigma no cinema da Índia.

O primeiro grande impacto veio com o que hoje é um dos vídeos virais de maior circulação da internet: a música Golimar, do filme telugu Donga (1985), hoje conhecido como "Thriller Indiano". Há vários dele no youtube, alguns sem legendas, outros legendados, outros vários parodiados. Mas praticamente todos já foram vistos milhões de vezes - e não estou exagerando. O que vai abaixo, por exemplo, já foi visto até esse momento mais de 16 milhões de vezes. Esse filme foi lançado três anos depois do lançamento do clipe Thriller, de Michael Jackson, que fundou uma nova era no mundo do show business, cuja influência imediatamente atingiu a Índia.

A partir desse clipe da música Golimar, a própria indústria telugu começou a reproduzir cenas de dança semelhantes, pois o sucesso era imediato e levava o público ao delírio. Um novo passo na consolidação desse estilo de song-and-dance no cinema da Índia veio, porém, nos finais dos anos 80, com a chegada de Prabhu Deva.

Embora Prabhu também seja conhecido hoje por outro super vídeo viral disseminado principalmente no Brasil, com o nome de "Rivaldo, sai desse lago", ele é uma super personalidade em Kollywood e é unanimimente chamado de "Michael Jackson da Índia". Suas aparições nos cinemas em língua tamil, na década de 90, eram sempre sucesso garantido. Tanto era assim que as indústrias vizinhas logo começaram a contratá-lo também, incluindo Bollywood. No entanto, ao que consta, ele sempre enfrentou uma certa resistência por aparecer em Bollywood, como forma de garantir o sucesso das indústrias de cinema do sul da Índia.

E foi justamente por essa resistência, que o cinema hindi de Bollywood viu-se obrigado a adaptar para si mesmo o novo paradigma que vinha do sul. E foi daí que nos anos 90 - e principalmente com mais força nos anos 2000 - as cenas de song-and-dance de Bollywood foram totalmente repaginadas e são hoje a grande referência do cinema indiano, com coreografias super elaboradas. Tudo isso por quê? Por causa de Michael Jackson.

As declarações das personalidades do cinema indiano sobre a morte de MJ foram muitas. Mithun Chakraborty, do cinema bengalês, mas também presente em filmes de Bollywood, como Chandni Chowk to China e Guru, disse que "sua contribuição ao mundo da música será imortal. Foi incrível, extraordinário, impressionante. Tentei copiá-lo em muitos filmes. (...) O legado musical do rei do pop será sempre lembrado. Pra mim ele ainda está vivo. Existo graças a ele". O diretor Anurag Basu, de Life in a... Metro, reafirmou que sua geração cresceu ouvindo MJ e que sua morte "é o fim de uma era".

O músico Shankar Mahadevan, do renomado trio SEL, reconhece que Michael Jackson "fez-nos pensar de forma diferente com seu sucesso 'Thriller'. Foi uma instituição da música moderna, que teve um grande sucesso de massas com excelência musical". Mas a declaração mais sentida vem mesmo de Prabhu Deva: "Hoje é um dia muito triste pra mim e pra todos os outros dançarinos do mundo. Michael Jackson era meu mentor. Eu cresci assistindo as suas danças e copiando seus passos. Mesmo hoje, quando faço coreografias de novas músicas, ou quando estou apenas dançando em casa, tudo seria impossível sem o conhecimento que adquiri de MJ. É realmente doloroso saber que meu herói não está mais aqui".

E pra fechar a postagem, veja a seguir o famoso Thriller Indiano e depois a cena da música Chikku Bukku Rayile, uma das mais famosas com Prabhu Deva, no filme tamil Gentleman (1993):





Fontes: Portal G1, Galatta.com e Wikipédia.

3 comentários:

Iseedeadpeople disse...

Ibirá, pior é qdo fazem um cover do cover e com outra musica, ainda por cima. Explico: uma porcaria de banda de forró fez uma versão p musica Choli Choli e botaram as imagens de Golimar. Muito toscoooooo!!!!

Coloquei um link p essa postagem!

Veja o clipe:

http://emformol.blogspot.com/2009/06/forro-indiano-de-novo-virou-moda.html

Ibirá Machado disse...

G-Zuiz Na-Cruiz! Eu não tinha visto isso ainda, meu pai amado!... eita criatividade humana, viu... vou dizer...

Indi(a)screet disse...

O velha Bachchan ta triste com a morte do MJ.