quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bollywood na campanha do Metrô de São Paulo?

-
Estava eu na minha tranquilidade dominical, trabalhando no computador (sim, trabalhar em casa tem dessas também), quando algo me chamou a atenção na televisão. Era um comercial do Expansão SP, nome dado ao mega programa de investimentos que o governo estadual de São Paulo está fazendo na rede metro-ferroviária da capital paulista, que muito me interessa saber. Estava achando o comercial bem boladinho, apresentado por Dan Stulbach, até que ele chega ao final e... enfim, e foi que eu não sabia se ria ou se chorava.

O fato é que o comercial termina com um jingle que ele em si não é nada demais. O inusitado - e muito! - é a dancinha que acompanha o jingle. Obviamente inspirado no desfecho do filme Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, 2008) esse comercial termina com uma multidão dançando na plataforma da nossa centenária Estação da Luz, aqui de São Paulo, tal qual no filme de Danny Boyle.

Se o diretor britânico fez no final de seu filme uma homenagem direta e explícita a Bollywood, o que os publicitários deste comercial estão fazendo é apenas embarcando na onda (que por aqui foi super incrementada com a novela Caminho das Índias). Não há absolutamente nenhuma referência direta à Índia ou a Bollywood nesta propaganda, mas como sabemos que influências são assim, da Índia à Inglaterra ao Brasil, aí está um pouquinho de Bollywood na campanha do Metrô de São Paulo.

E por isso achei interessante compartilhar com todos. Desde domingo que procuro todos os dias este comercial na internet, mas somente hoje apareceu, finalmente! Ah sim, e que fique claro que não estou fazendo propaganda do governo estadual - longe de mim e deste blog!

Pois agora vejam o comercial, e divirtam-se!



19 comentários:

Monique disse...

Amo o Dan Stulbach!A evolução foi copiada sim, mas a dancinha brasuca ficou probrinha!

Ibirá Machado disse...

Haha, mas calma lá, é apenas um comercial, né! Nem dá pra exigir muito...

Também gosto do Dan Stulbach :)

Vinicius disse...

Ah eu vi esse comercial ontem e comentei com meu irmão que eles estavam copiando o filme rsrs
Dan Stulbach é realmente um ótimo ator também gosto muito dele!
:)

Ibirá Machado disse...

É inevitável não perceber.

Mas pra mim o que importa é que agora vou ter metrô na porta de casa! A Estação Butantã da Linha Amarela (que aparece duas vezes no comercial) está a menos de 500 metros daqui e vai inaugurar logo logo! :)

Jules disse...

Hahaha tirando o fato da cópia eu até que achei divertido.
A maioria do povo não assistiu o filme e deve ter gostado da novidade.

E eu ainda dependendo de taxi porque a estação de metro perto de casa so abre sabe lá Deus quando. :(

Ibirá Machado disse...

Ih, minha filha, e eu nem táxi... uso é ônibus, mesmo.

Carol Juvenil disse...

Não pude ir ver o TZP,tô com raiva =/

Esse comercial me deixou mais animada...ficou meio nada a ver hahahahahahahhahahaha Imagino uma pessoa tradicional que não entende de influências indianas e filmes modernosos vendo um comercial do governo cheio de dancinhas :DDD

Ibirá Machado disse...

Aaah, Carol! Eu tava esperando a tua manifestação sobre TZP :(

Agora trate de fazer um banner novo pro Cinema Indiano. Se ganhar, terás um DVD do filme em tua casa! ;)

bárbara disse...

Incredible São Paulo?

Ibirá Machado disse...

Se isso for no sentido positivo, espero que sim! rs

Suzana disse...

Deviam instituir a dança no metrô pra aliviar o estresse...o problema é gestionar a coreografia nos horários de pico...

Ibirá Machado disse...

É uma excelente ideia. Gestionar a coreografia em horário de pico não é exatamente um problema, conquanto todos participem.

Veja a Estação da Sé em horário de pico: http://www.youtube.com/watch?v=rPZaeCJwoCk

Houve uma vez que esperei passarem 9 trens para eu conseguir entrar, na Estação Paraíso (que de paraíso não tem nada). Repetindo: somente após 9 (NOVE) trens que eu consegui embarcar na Estação Paraíso, às 18h. Ah, e sendo que o sétimo trem veio inteiramente vazio, exclusivamente para aliviar a multidão. Em vão; após esse vazio só fui entrar no segundo depois dele.

Uma loucura.

Indi(a)screet disse...

hahahahaha que engracado :)
Copia discarada!!!
Bollywood sempre copia os filmes de Hollywood e agora foi a vez dos brasileiros fazerem o mesmo.
HOLLYWOOD IS THE BEST!!

Cafe Masala disse...

ahhhhhhhh Ibira... heheheh... ficou engracadinho... ce viu so os passinhos? heheh bahut badhiyaaaa!!!!

Carol Juvenil disse...

Gente,São Paulo dá um trabaaalho!Aqui no Rio parece que os metrôs também são cheinhos,mas eu só ando de ônibus...e como pego o ônibus no primeiro ponto,passo uma hora sentada e vendo a orla :P

Ri muito do "o problema é gestionar a coreografia nos horários de pico..." Hahahahahahahahahahaha

Fiquei muito mal pelo TZP!Já vi em casa,mas no cinema a história é outra...queria ver a reação do público,queria ver a emoção de Maa e a diversão de Bum Bum Bole em tela grande.Fiquei triste,triste,tristeeeee!Eu não sei fazer banner,sou bem lerda com coisas que não sejam internet :P

Ibirá Machado disse...

Carol, graças ao Bilhete Único, ao crescimento econômico e à (por enquanto) pequena rede metroviária, São Paulo tem hoje o metrô mais lotado do mundo. E por isso digo e repito que é uma loucura!!!

E meu deus, Carol, mas em que parte você não entendeu que eu também não sabia picirocas dessas coisas todas gráficas? Eu não entendia nada! Zero à esquerda pleno! Daí resolvi que poderia tentar, simples assim.

Yes, we can!

(PS: e o Obama, hein?.... o.O)

Indi(a)screet disse...

Eu ainda me recordo do meu primeiro 'passeio' no metro de Sao Paulo quando eu tinha 14 anos de idade. naquela epoca so existia a linha azul e era bem tranquilo pois era mais caro do que o onibus e as pessoas tinham medo por ser subterraneo.....tempos bom.... tranquilo....muitos lugares para se sentar....so pessoas de classe media media ou alta (da zona sul) andavam de metro.
Depois transformaram o metro em transporte de massa e ai a coisa fudeu :(
Agora nao da mais para voltar atras e eletizar o metro novamente :(
Agora ele vai para Itaquera!!!!!! :o

Ibirá Machado disse...

Ai Sandra, só você pra deixar um comentário desses aqui! Mas sabe que eu mesmo cheguei a pegar o metrô ainda nos seus tempos relativamente vazio, na Linha Verde. Foi a partir de 2004 que as coisas mudaram profundamente...

Indi(a)screet disse...

O coreografo indiano Longinus Fernandes (sera que eh de Goa?) que fez a coreografia para a musica Jai Ho do filme Slumdog Millionaire, vai coreografar a danca do filme Comer, Rezar, Amar com Julia Roberts que acaba de ser gravado aqui em Delhi (suburbio). Eu DETESTEI o livro, a autora eh muito noia pro meu gosto. Ela deveria ter ido se tratar, mas infelizmente preferio viajar e escrever este livro chato. No fundo ela COPIOU o enredo do filme Under the Toscan Sun. Quem assistiu a este filme e leu o livro Comer, Rezar, Amar sabe bem do que estou falando.