quinta-feira, 30 de abril de 2009

Turbulências no Cinema Malayalam

_
Encontrei na net dois artigos que falam sobre os maus bocados por que passa a indústria de cinema malayalam, do Kerala, um dos quatro estados sulinos da Índia. A situação é tão grave que um dos artigos tem como tema a séria decisão que os maiores produtores malayalam estão pensando em tomar, de mudar seus escritórios pra Chennai, no estado vizinho de Tamil Nadu, onde o cinema, ao contrário, fortemente prospera com Kollywood. O outro artigo (o primeiro que aparece na ordem abaixo), fala justamente do desagravo dos trabalhadores do cinema do Kerala em relação aos produtores. Vale dizer que o Kerala é um estado com forte base socialista na política e na população, o que os fazem por um lado terem uma taxa de 100% de alfabetização (a maior da Índia), mas por outro lado um dos maiores índices de greves da Índia.

Bom, agora confiram os artigos já traduzidos:

A indústria de filmes malayalam passa por maus momentos
por Akhel Mathew, da Gulfnews.com (30 de abril)

Thiruvananthapuram: A indústria de filmes malayalam, que anda em crises financeiras nos últimos anos, vem enfrentando crescentes brigas entre diversos setores dos trabalhadores dessa indústria.

O último grupo que levantou os braços foi o Malayalam Cinema Technicians' Association Federation (MACTA), que é afiliada à All India Trade Union Congress (AITUC). A Macta ameaça entrar em greve no meio de maio pra protestar contra um suposto não cumprimento das leis trabalhistas no setor de cinema do Kerala.

O presidente da Macta, Vinayan, e o secretário geral da AITUC, Kanam Rajendran, disseram que as demandas ainda incluem pedidos de aumentos salariais para os técnicos. Eles afirmam que a Associação dos Produtores de Filmes e a Câmara de Filmes do Kerala estão indo contra as necessidades laboriais de seus funcionários.

Uma rodada de conversas que havia sido marcada pra quarta-feira com a presença do Comissariado do Trabalho acabou não ocorrendo efetivamente já que os representantes da associação dos produtores não compareceram. Os representantes da Macta estão agora planejando dar um indicativo de greve à associação dos produtores e fazer uma convenção em Kochi, no dia 9 de maio, antes de decidirem realmente pela greve geral no meio do mês. A ideia da convenção em Kochi é ressaltar as necessidades de proteger os direitos dos trabalhadores do cinema, disseram os representantes da Macta.

A indústria de cinema malayalam vem enfrentando sérios problemas desde o ano passado, quando a Macta rompeu e um novo grupo surgiu, chamado Film Employees Federation of Kerala. Mas isso, por sua vez, já ocorreu por causa dos problemas financeiros que já estavam na pauta do dia.
------

Maiores produtores malayalam planejam mudar suas bases para o Chennai
por N.J. Nair, do The Hindu (24 de abril)

Thiruvananthapuram: Os maiores produtores da indústria de filmes malayalam estão seriamente pensando na possibilidade de mudarem suas operações para Chennai, por causa dos descontentamentos dos trabalhadores e das brigas entre as associações do Kerala.

Os distúrbios frequentes, brigas entre diferentes setores e o banimento imposto unilateralmente a alguns artistas está ameaçando gravemente o balanço financeiro do cinema malayalam, que tem um retorno anual de cerca de 3 bilhões de rúpias (cerca de 150 milhões de reais) e emprega cerca de 100 mil pessoas.

A produção de um filme custa algo em torno de 1,5 a 2 milhões de reais. Enquanto a indústria emprega 50 mil pessoas diretamente, outras 50 mil são indiretamente empregadas, se não for mais. De 60 a 70 filmes feitos no Kerala incentivaram a hospitalidade do povo malayalam, além de dar incremento a outros setores. Fontes do cinema malayalam disseram ao The Hindu que os benefícios oferecidos pelo governo local, aliados à vontade de produtores, atores e técnicos de produzirem em sua terra natal havia feito o cinema malayalam ser produzido no Kerala [nota do Ibirá: essa história de indústrias regionais produzirem em outros estados já não é de hoje, principalmente em relação à indústria malayalam, que outrora já produziu em Chennai].

Forte Ruptura

Mas as grandes diferenças de opinião entre as tantas organizações e os percalços por eles impostos às filmagens vêm fazendo os produtores pensarem bem a respeito da possibilidade de retornarem a Chennai mais uma vez. O encolhimento do mercado e a crise econômica já estava fazendo eles cogitarem esta possibilidade. A produção de filmes no Kerala caiu de 150 pra 60 por ano e os retornos das bilheterias têm caído na mesma proporção.

Nenhum comentário: