domingo, 26 de abril de 2009

A.R. Rahman - ஏ.ஆர்.ரகுமான்

_

Estou devendo já faz tempo uma postagem sobre o mestre indiano das trilhas sonoras, A.R. Rahman.

Rahman nasceu no dia 6 de janeiro de 1966 e foi batizado como A.S Dileep Kumar, em Chennai (antiga Madras), capital do Tamil Nadu, no sul da Índia. Seu pai, R.K. Shekhar, era um músico e trabalhava há tempos na produção de trilhas sonoras para os filmes malayalam, no estado vizinho do Kerala. Embora seu pai fosse hindu, sua mãe, Kareema, era de família muçulmana. Seu pai morreu cedo e Rahman ficou somente aos cuidados de sua mãe. Em 1989, como forma de agradecer a todo o carinho que dela recebeu, converteu-se ao islamismo, seguinto a linha Sufi, sendo então rebatizado como Allah Rakha Rahman. Hoje é casado com Saira Banu e tem três filhos: Khadijah, Rahima e Aameen.

Ainda jovem, começou a trabalhar tocando teclado em bandas de rock do Chennai e fundou o grupo Nemesis Avenue. Nessa banda, tocava teclado, piano, harmônica e violão, além de ter aprendido a dominar o sintetizador. E foi aprendendo a usar o sintetizador que ele ficou mais curioso com o mundo da música, experimentando o que a tecnologia podia fazer.

Logo cedo também foi ter aulas com o Mestre Dhanraj, um famoso professor de música do Chennai. A partir dele, acabou sendo tecladista do grupo de Ilaiyaraaja aos 11 anos de idade. Em seguida, com seu reconhecimento, foi tocar na orquestra de M.S. Viswanathan e Ramesh Naidu, que rodou o mundo fazendo apresentações. Finalmente, o seu talento rendeu-lhe uma bolsa na Trinity College of Music, no Reino Unido, onde graduou-se em Música Clássica Ocidental.

De volta pra Índia, Rahman criou seu estúdio nos fundos de sua casa, em 1992, chamado Panchathan Record Inn, que posteriormente tornou-se o mais avançado estúdio de música de toda a Índia. Incialmente, seu estúdio compunha jingles para peças publicitárias e para programas de televisão da Índia. No entanto, no mesmo ano, o diretor de cinema tamil Mani Ratman convidou-o a fazer a trilha do filme Roja. A trilha foi tão bem sucedida que Rahman levou o prêmio Rajat Kamal de Melhor Trilha Sonora no National Film Awards, a primeira vez que isso ocorria para um compositor estreante. Depois disso, ele levou o mesmo prêmio mais três vezes (também recorde pra um compositor indiano), para Minsaara Kanavu (1997), Lagaan (2002) e Kannathil Muthamittal (2003).

A trilha de Roja, na verdade, criou um novo marco na história do cinema indiano, com letras e composições mais trabalhadas. Como o filme foi filmado também em outras línguas indianas para ser passado em todo o país, da mesma maneira Rahman fez as mesmas músicas nas diferentes línguas. Ele foi em seguida premiado pelas trilhas de Gentleman, Kandhalan e Bombay, este último que disparou sua fama, com a música tema do filme.

Em 1995, o filme Rangeela, de Ram Gopal Varma, marcou sua estreia em Bollywood e seus primeiros prêmios pelo Filmfare Awards, de melhor trilha sonora e melhor compositor estreante. Depois fez sucesso com Taal e Dil Se (a música Chaiyya Chaiyya, desse último filme, foi classificada como a nona música entre as dez melhores de todos os tempos, de acordo com o BBC World Service), ambos rendendo de novo prêmios de melhor trilha sonora pelo Filmfare Awards. Alguns diretores confessam que não conseguem mais fazer filmes sem ter Rahman como o compositor das músicas. O próprio Ratnam, do estreante Roja, nunca usou outro músico além de Rahman. Ashutosh Gowariker, após tê-lo em Lagaan, permaneceu com ele em Swades e em Jodhaa Akbar. As trilhas dos três filmes da Trilogia dos Elementos de Deepa Mehta foram feitas por Rahman. Rakesh Omprakash Mehra, também após chamá-lo para a trilha de Rang De Basanti, tornou a chamá-lo para Delhi 6. Foi Rahman que fez a trilha de filmes como Mangal Pandey, Guru, Jaane Tu Ya Jaane Na e o sucesso Ghajini.

Neste ano de 2009, porém, A.R. Rahman ficou internacionalmente conhecido por ter feito a trilha sonora de Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire) e levar consigo os Oscars de melhor trilha sonora e de melhor música, por Jai Ho. Mas essa não foi a estreia de Rahman no Oscar e menos ainda em um filme não indiano. Duas de suas músicas em Rang De Basanti concorreram ao Oscar de melhor música original, mas não levaram o prêmio. Em 2003, fez a trilha para o filme chinês Warriors of Heaven and Earth. E o filme americano
Elizabeth: The Golden Age, com Cate Blanchett, teve trilha sonora composta conjuntamente com Rahman e Craig Armstrong, em 2007.

Em 2005 ele resolveu ampliar seus estúdios, criando a AM Studios, em Chennai, agora considerado o melhor estúdio de toda a Ásia. No ano seguinte ele criou também seu próprio selo, o KM Music.

Nas suas músicas, Rahman tenta fazer uma convergência das músicas clássicas indianas, com a música ocidental, seja a clássica, sejam as populares, como o rock, o reggae, o jazz e o rap. No total, já levou até agora 34 prêmios, sendo 2 óscares.

Assim como o trio SEL, Rahman também está envolvido com obras sociais, focando desde as crianças desprotegidas da Índia, até as famílias afetadas pelo tsunami em 2004. Ele também criou uma composição para o hino nacional indiano, o Jana Gana Mana, que hoje passa nos cinemas da Índia antes de os filmes começarem. Em 2006, fez a música do vídeo de campanha do projeto The Banyan, que resgata mulheres de rua com problemas mentais em Chennai. Em 2008, criou a música Jiya se Jiya, para a campanha Free Hugs na Índia, que hoje passa em quase toda a Índia.

E aqui vai o site oficial de Rahman.

32 comentários:

bárbara disse...

Posso sugerir uma banda-sonora dele: Sangamam. É de um filme tamil e é liiiiinda!
Aliás, como tudo o que ele faz. Este homem é um génio.

Ibirá Machado disse...

Oba, bom saber, vou procurar que não conheço. :)

Iseedeadpeople disse...

Aaaaaaaaai, meu idoloooooo!!! Sou apaixonada pelo Rahman. Eh o unico homem por quem eu largaria Anupam rsrsrsrsrsrsr ;) ateh rimou!

Ibirá Machado disse...

Ih meu Deus! Mas ele sabe disso? E se ele ler aqui??? :-o

Iseedeadpeople disse...

Ele sabe sim!!!! E eh fa dele tbm!!!

Ibira,estou vendo videos antigos de Bollywood e estou apaixonada pelos filmes da decada de 60. A estetica, os cenarios, as musicas, o olhar cafajeste do Amitabh... tudo perfeito! Vc me indicaria algum filme?

Conhece essa musica aqui?

http://www.youtube.com/watch?v=jN5lLXMYiYM

Minha oldie favorita!

Indi(a)screet disse...

Estou te dando o selo BLOG AMIGO, veja: http://respeitoanatureza.blogspot.com/2009/04/blog-amigo-selo-real.html
Pode pegar pois vc merece!!!!!
Bjs
Sandra

Indi(a)screet disse...

Gosto pra dedeu (quem eh esse Dedeu?)
das musicas deste indiano talentoso!
So nao curti a musica Jai Ho rssss sou esquisita desde de nascenca mesmo %)

Ibirá Machado disse...

Sheila, confesso que filmes antigos eu praticamente não conheço... assisti algumas coisas na TV da Índia, em hindi, sem legendas, mas precisaria ver mais... afinal originalmente Bollywood é isso, não?

Eeeeeee!!!! Brigadíssimo Sandra! Logo logo colocarei no blog! :)

O Dedéu? Não conhece? Mas ele é tão famoso! ;)

pamella disse...

Oi Ibira... eppadi ikura?? (em tamil quer dizer.. e aee.. tudo bem??) Entao.. meu nome é pamella e descobri teu blog atraves do blog da Sandra... Entao melhor que A. R. Rahman é Ilaiyaraaja... eu simplesmente amooo esse senhor!!! Voce deveria tambem fazer um post especial com o super hiper mega ator Rajni (ele é um Deus.. etnendeu??? Um DEUS!! Ele é tudo.. tem gente que se mata por ele e gente que já se matou).. ou seja, é praticamente impossivel voce falar de kollywood se voce não souber quem é Rajni.. ou Rajinikanth (nome completo) ou.. simplesmente thala (héroi em tamil)... e sobre musicas eu entendo que A.R.R. é muito bom, mas pessoalmente eu fico com Ilaiyaraaja... e outra.. A.R.R. tem muitas musicas em hindi mas a maioria de suas versoes sao originais em tamil... eu prefiro 1000 vezes as versoes em tamil do que em hindi ;)

Ibirá Machado disse...

Olá Pamella, main bahut theek hoon, aur aap kaisi hai? ;)

Muitíssimo obrigado por seu comentário, foi realmente interessante, porque é extremamente raro alguém falar com tanta paixão de um cinema indiano que não seja Bollywood. Eu confesso que de Kollywood praticamente não conheço nada. Prometo pesquisar mais sobre Ilaiyaraaja e também do seu Deus, ok?

Om Shanti

Iseedeadpeople disse...

Ibira, tem um filme de Kollywood q foi lancado agora e eh o maior sucesso na India: Dashavatar.

Ta passando nos cinemas, mas olha q odioooooo: tudo dublado em hindi e sem legendas em ingles!!! E sao 3hs de filme!!! Se der, baixe esse filme, eh excelente e ganhou varios premios! Bjs!

PS: Rajni eh o Amitabh Bachan dos tamis :D

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Adoro esse cara!!!!
Tirando a trilha de ghajini (que achei fraquíssima, exceto a música Hai Guzarish que me afeicoei rsrs), ele só mandou bem em tudo que eu vi!

pamella disse...

Oi Ibira... ahhhh so cute of u... me escrevendo em ingles... Main theek hoon our ummeed karta hoon ki aap bhi khairiyat se honge ;)

Entao querido... queria te parabenizar tambem pelo seu blog.. excelente!! Eu já tinha "ouvido" (na verdade lido) falar de voce pelo blog da querida Sandra, mas eu nao sabia que voce tinha blog (só fui descobri quando vi seus poderes de Baba.. :P)

Ahhh notou minha paixão por kollywood??? Bom... eu sou suspeita em falar sobre kollywood porque eu sinceramente AMO tudo relacionado a Tamil nadu.. não é a toa que falo tamil.. e estudo musica carnatica... bom se voce precisar da minha humilde ajuda sobre tamil nadu, estou aqui :) Bom o que a Sheila falou sobre o filme Dasavathaaram sim é verdade, o filme é muito bom, mas em hindi.. nossa um horror... um horror!!! Se puder assista em tamil e em hindi e tire seus comentarios... existe alguma similaridade linguistica entre hindi e tamil, entao não é muito dificil entender o filme.. :)

Bom Ibira, se voce pesquisar bem tem muitos filmes de bollywood são um grande sucesso, mas na verdade muitos são remakes de filme tamil... :D E sim, por favor... faça um tópico de kollywood quando tiver um tempo.. vou adorar vir aqui e comentar... Kollywood é como uma caixinha mágica.. um mundinho cheio de surpresas :)

Ibirá Machado disse...

Oi Pamella, antes de mais nada, dei muita risada quando você disse que descobriu meu blog depois de ver meus poderes de Baba!!! Hahahahaha.... eu ainda chego lá!! Mas como disse naquela postagem da Sandra, eu preciso das suas generosas doações pra poder seguir peregrinando por aí! Super aceito qualquer quantia!!! :D:D:D

Mas agora voltando à realidade, eu já falei algumas coisas sobre Kollywood aqui no Cinema Indiano, inclusive com direito a postagem com um resumo sobre aquela indústria. Procura pela tag "Kollywood" e vê as postagens que já fiz falando deles :)

Mas por favor, nunca deixe de me atualizar com o que puder ser atualizado vindo de terras tâmeis. Eu dependo sempre das contribuições e retornos de vocês!

A sim, e já pus pra baixar Dashavtar e to com medo que seja a versão em hindi. Se for eu não verei e procuro a versão em tamil. Daí, quando puder, assistirei e postarei sobre ele. Já baixei também Anniyan, que me recomendaram, mas ainda não tive tempo de ver.

Om Shanti

bárbara disse...

Ibirá e Pamella, esta vossa conversa reacendeu o meu interesse sobre cinema tamil.
Eu nunca vi nenhum filme tamil mas a nível das músicas prefiro mil vezes quando comparado com as bandas sonoras em hindi.
E recentemente comecei a ouvir música carnática e estou completamente viciada.
Para me iniciar tirei o filme Sangamam (ou Sangaman) através de um torrent mas infelizmente não consigo arranjar legendas em nenhuma língua que eu entenda :P
Então queria pedir umas coisinhas à Pamella

1 - que filmes tamil recomendas para começar? Preciso de ajuda de um perito :)
2 - há algum local na web onde haja filmes tamil com legendas?


Peço desculpa ao Ibirá por usar o blog dele para pedir descaradamente informações a terceiros mas acho que é para o bem de todos, eheheheh!


Bj!

Ibirá Machado disse...

Oras Barbarella! Não tem nem cabimento pedir desculpas por isso!!! Esse blog é de todos nós e é dever de todos nós fazer perguntas e pedidos, dar dicas e sugestões, enfim, deixá-lo sempre o mais completo possível! =)

pamella disse...

Vanakkam Ibira!!!

Nossa... demorei pra responder, ne?? Mas tenho a desculpa perfeita.. eu tava ocupada estudando :D...

E que vergonha.. voce escreveu pra mim em HINDI e nao em INGLES... hahaha :D so agora que li o meu erro tosco..

Ibira, voce pode copiar o filme na versao tamil "Dasavathaaram" aqui: http://www.megaupload.com/?d=V1ACLPJR . Nao vai se arrepender :D

E se voce Ibira, me dizer o genero de filmes que voce quer (pra postar no blog ou nao, ou pra tu assistir), eu posso procurar pra ti.. hahaha.. nao e a toa que eu gastava minhas rúpias no cinema perto de casa:D Aquele povo do ficou rico comigo.. hahaha :D

E Vanakkam pra ti tambem querida Barbarella!! A maioria dos filmes que eu acho sempre estao em sites que tem fontes somente em tamil, ou seja.. nao da pra ler em ingles.. Eu procurei legendas pra ti do filme Sangamam e ate agora nao achei nada :( Mas se eu encontrar eu posto aqui com toda a certeza :) O ruim querida Barbarella é que muitos filmes em tamil sao comercializados sem legendas em ingles...

Entao, pra finalizar, queridos Barbarella e Ibira.. por favor digam o tipo de filme que querem que eu posso mandar a relacao completa com os links (Bom e que eu nao sei o que o Ibira quer, afinal o blog e dele).. tem filmes de amor (adolescente / adulto) porque tem diferenca, sabe??, Comedia, mocinhos, mocinhas, diferencas sociais, amores entre castas, politica... Tem uns filmes otimos que conheco que tem legenda em ingles tambem (sao meio bobinhos pra nossa cultura, ja que a deles e mais ingenua [gente, to falando na questao de filme, la não rola sacanagem, beijo na boca, adulterio, nada disso - mas voces ja sabem disso]).. wowww.. ja to comecando a ficar toda feliz :)

p.s: desculpa Ibira por responder pra Barbarella aqui, mas nao tem outro lugar pra responder!!

bárbara disse...

Pamella, muito obrigada!

Filmes românticos e bobinhos é mesmo aquilo que eu gosto ^_^

E já agora, tenho de dizer que adora conhecer alguém que fale tão apaixonadamente de algo que eu também adoro. Para quando a criação do blog da Pamella sobre cinema Tamil? :)

Bjs

Anônimo disse...

Oi barbarella :) entao.. eu tava doente e fiquei uns meses fora do orkut.. por favor poste aqui o video da musica do filme "Sangamam" que voce gosta que eu traduzo pra ti :) se voce nao achar o video no youtube, descubra pelo menos o nome da musica.. eu escuto e traduzo pra ti..
beijos.. e desculpe a demora:)
pamella

bárbara disse...

Olá, Pamella!!

Há quanto tempo! Está aqui um link para o vídeo: http://grandmasala.blogspot.com/2008/12/maravilhas-tamil.html (na verdade é para o meu blog, para o posto do vídeo)-

Muito obrigada pela ajuda :)

E continuamos a aguardar pelo blog sobre cinema tamil ;)

pamella disse...

Oi lindinha:)

entao.. eu fazer um blog.. poxa.. mas eu nao tenho o talento que voce e o ibira tem :) mas vamos ver.. quem sabe :) obrigada pelo apoio.. quer dizer.. romba nandri (muito obrigada em tamil)

Eu conheço essa musica sim.. essa musica é basicamente sobre uma guria que sente falta do grande amor da vida dela.. e ela se pergunta como ele esta :) Até aprendi a dançar assim.. lol :D A tradução tá aqui.. espero que gostes.. fiz com todo o coração...

Ahhh.. pra musica romantica.. escuta essa aqui do ARR.. é a minha preferida :) O link tem legenda em ingles, entao nem precisei traduzir :) Eu cantava MUITOO essa musica em Chennai:) http://www.youtube.com/watch?v=mYKBhx-d3c4

pamella disse...

Como eu nao tenho o teu mail, eu vou partir a tua musica pra postar

aqui, porque senao o blog nao aceita.. Entao.. aqui tá traducao da

tua musica:

Sowkkiyamaa kanne, sowkkiyamaa? Sowkkiyamaa kanne, sowkkiyamaa?
Sowkkiyamaa? Sowkkiyamaa? Sowkkiyamaa?
Como esta voce meus olhos.. como esta voce?
Como esta voce meus olhos.. como esta voce?
Como esta voce? Como esta voce??


virigaLil nadanamikkaay pinbu idhayaththil irangivittaay! mella mella

ennuyiraip pariththukkoNdaay!
Existe dança entre meus dedos.. depois que ele chegou no meu
coracao..
Devagarzinho voce levou contigo minha vida tambem..


Manadhai thaRuvum oru ambaanaay, manadhai thaRuvum oru ambaanaay
Voce tornou-se aquela flecha que tocou meu coracao.. voce se tornou a flecha que tocou o meu coracao..

pamella disse...

paruvam koththivittup paravai aanaay ! paruvam koththivittup paravai aanaay

voce é o fogo que queima minha juventude.. voce é o primeiro e o
unico que queimou minha uventude.. (barbarella é como se a moça
tivesse encontrado o grande e unico amor da vida dela.. ela tem
certeza absoluta que ELE é o amor da vida dela)

janutha dheem janutha dheem janutha dheem salangaiyum EngudhE.. adhu kidakkattum nee...

Barbarella nao tem muita explicacao esse paragrafo.. Aqui é bem

carnatico.. é só pra acompanhar a dança da moça no clip.. eu vou te

explicar direitinho pra voce entender barbarella.. Ela tá falando do
"salangaiyum" que é uma especie de ornamento que a gurias usam nas
pernas (pra dançar bharath natiyam .. eu tenho um desses, e é bem
baratinho.. :) A ornamento que eu to te dizendo é esse aqui:

http://2.bp.blogspot.com/_e2k9ic_4a9g/SWKabW6MJUI/AAAAAAAAGHk/Rp5cDh0qBB8/s400/3lineleathersalangai-1.jpg

pamella disse...

Sowkkiyamaa kanne, sowkkiyamaa? Sowkkiyamaa kanne, sowkkiyamaa?
Sowkkiyamaa? Sowkkiyamaa? Sowkkiyamaa?

Como esta voce meus olhos.. como esta voce?
Como esta voce meus olhos.. como esta voce?
Como esta voce? Como esta voce??

sooriyan vandhu vaavenum pOdhu sooriyan vandhu vaavenum pOdhu
...sooriyan vandhu vaavenum pOdhu ,enna seyyum paniyin thuLi? enna

seyyum paniyin thuLi?
Quando o sol chegar e dizer pra eu ir.. quando o sol chegar e dizer
para eu sair.. ? irá a neve parar de cair? irá a neve parar de cair?

pamella disse...

kOdik kaiyil ennaik koLLaiyidu ...kOdik kaiyil ennaik aLLi edu...
kOdik kaiyil ennaik koLLaiyidu kOdik kaiyil ennaik aLLi edu

Me sequestre para ti.. me leve para ti.. me roube para ti.. me leve para ti com suas maos..

anbu naadhane nee aNindha mOdhiram vaLaiyalagave thurumbena iLaiththEn!

Meu amado deus.. eu me tornei tão fina e sem vida como aquele anel
que voce me deu..

andha mOdhiram ottiyaaNamaay aagumunnamE anbE aRaiththEn

permita que aquele anel se torne pequeno tambem.. entao eu poderei
te-lo entre meus dedos outra vez..

pamella disse...

en kaattril suvaasam illai
porque ja nao existe mais vida no ar que eu respiro

en kaattril suvaasam illai
porque ja nao existe mais vida no ar que eu respiro

en kaattril suvaasam illai ...
porque ja nao existe mais vida no ar que eu respiro

en kaattril suvaasam illai adhu kidakkatum vidu unakkenna aachchu?

(sowkkiyamaa..)
porque ja nao existe mais vida no ar que eu respiro... eu espero
estar contigo logo.. entao deixarei de me preucupar.. entao te perguntarei...

Sowkkiyamaa kanne, sowkkiyamaa? Sowkkiyamaa kanne, sowkkiyamaa?
Sowkkiyamaa? Sowkkiyamaa? Sowkkiyamaa?

Como esta voce meus olhos.. como esta voce?
Como esta voce meus olhos.. como esta voce?
Como esta voce? Como esta voce??

bom.. to indo agora.. Ibira.. sorry pelo comentario imenso.. e barbarella desculpe pela demora..

beijos, pamella

pamella disse...

p.s: dizem em chennai que essa musica que eu te passei http://www.youtube.com/watch?v=mYKBhx-d3c4 e que se chama "Vaseegara" que significa + ou - "hipnotizar romanticamente" é meio pornografica.. mas eu acho que nao.. lol.. eu cantava essa musica mesmo assim :)

beijos again, pamella

Ibirá Machado disse...

Uau, obrigado mais uma vez, Pamella! :)

Hahaha, não duvido que achem essa música meio pornográfica!... :p

bárbara disse...

Uauauauauauauauauauuuauauau!
Mega-obrigada, Pamella, a sério!
Eu ouço essa música todos os dias e sempre quis saber o que ela cantava.

Ibirá Machado disse...

:D

Anônimo disse...

ungalaal tamizh paysa mudiyuma?

Se sim, converse comigo!!
Abraço.

Thamizhan enbathil perumai padugiren!!

Fw

Pamella disse...

Arul deiii... nee yen mozhi pesuviya????? kalaku machan:)

Vanakkam.. epadi iruka?? en peeru pamella.. romba magizcci:)

ammam naan tamil pesuvaien .. eppo alunga pesurathu puriyalaio .. naan solluvaien: ohhhh appidiya?? :p hihihihihihihi :p enakku puriyala

Enakku tamil ponnu ah irukavum .. tamil pesavum romba assai .. thamizh vazhga:)

tata:)