sexta-feira, 12 de junho de 2009

1 ANO DE CINEMA INDIANO!

-

Namaste, caros leitores,

Há exato um ano, na noite do dia 12 de junho de 2008, eu decidia dar vida a algo que eu não tinha a menor ideia do tamanho que teria - e nem dos frutos que eu colheria. Eu nunca havia feito um blog antes e o único que eu acompanhava era o Indi(a)gestão, mas, de repente, eis que nascia o nosso Cinema Indiano.

Foram três os motivos que me fizeram decidir criá-lo: eu voltei da Índia gostando mais ainda do que já gostava do cinema indiano, mas em especial eu estava apaixonado por uma obra: Taare Zameen Par; por causa disso, dei-me conta de que praticamente não havia nenhuma fonte em português sobre o cinema indiano, embora a procura por isso fosse relativamente expressiva aqui no Brasil; e por fim, a sugestão de uma amiga de criar um blog sobre o cinema da Índia foi decisiva.

As duas primeiras postagens inaugurais foram, logicamente, sobre a obra prima de Aamir Khan. Sem pretensões, mas ao escrever sobre Taare Zameen Par, eu sabia que estava fazendo um favor à humanidade. No entanto, após isto feito, eu deveria iniciar uma sequência de postagens que passariam a ter apenas a função de contribuir a cobrir uma lacuna cultural no Brasil, tão dominado pela cultura estadunidense.

Pouco a pouco, conforme fui falando sobre alguns filmes, atores, indústrias regionais de cinema e curiosidades, o blog foi ganhando alguns leitores fiéis. Logo o Cinema Indiano estava referenciado em alguns outros blogs e uma pequena rede foi se conformando. Mas mesmo assim, seis meses depois nem 20 pessoas entravam por dia neste blog, e no início de janeiro desse ano a taxa raramente passava das 30 visitas diárias.

O salto - e que belo salto - ocorreu quando teve início a novela global Caminho das Índias e eu decidi, a pedidos, fazer postagens sobre as músicas indianas que estavam tocando na trilha da novela. De repente, em menos de uma semana, o blog passou de 30 para quase 300 visitas por dia. No final de março, centralizei as postagens sobre as músicas e criei uma postagem sobre como e onde fazer download de filmes indianos. Daí o blog subiu para um outro patamar, tendo hoje uma média diária entre 300 e 400 visitas. E perto de 90 mil visitas já foram computadas no total, desde que o blog foi criado.

Desde que iniciei as medições, as visitas vieram de 91 países, sendo o Brasil disparado em primeiro lugar, seguido de Portugal, Estados Unidos, Índia e Japão. Dentro do Brasil, já tivemos visitas vindas de mais de 250 cidades em todos os 26 estados da federação.

Onze das doze postagens mais vistas até agora no blog são relacionadas às músicas indianas de Caminho das Índias. A décima-segunda postagem mais visitada é a sobre como fazer download de filmes. Mas o dado mais importante aqui diz respeito à décima-terceira postagem mais visitada, que é a minha crítica ao filme Taare Zameen Par. A cada dia que passa, mais e mais pessoas chegam ao Cinema Indiano procurando mais informações sobre esse filme, ou porque de alguma maneira conseguiram vê-lo e querem saber mais, ou porque souberam dele mas ainda não viram - e querem muito ver. É a minha realização, confesso.

Hoje, com quase 170 postagens, 4 selos de reconhecimento e 70 seguidores fiéis inscritos, tenho a confirmação de que o trabalho vem sendo razoavelmente bem feito. Mas a cada instante um novo desafio aparece, e a cada instante novas mudanças ocorrem. Talvez nem sequer os mais assíduos percebam, mas quase toda semana uma pequena mudança no Cinema Indiano aparece, seja na forma com que as postagens são feitas, seja no próprio layout do blog, seja nas informações adicionais que ofereço. Uma das mudanças recentes mais importantes não teve a ver com o visual do blog em si, mas sim com o seu conteúdo; o Cinema Indiano passou a oficialmente oferecer postagens também sobre as produções publicitárias da Índia.

Os inesperados frutos colhidos até agora já estão sendo maravilhosos, mas espero que muitos mais anos venham com muitos outros frutos. E não fosse a contínua contribuição de todos vocês, presentes e ausentes com seus comentários, sugestões e críticas, nada disso estaria sendo feito. Se alguém merece parabéns, esse alguém são todos vocês, que - por mais clichê que possa parecer -, são a razão de meu esforço com o Cinema Indiano. E eu só tenho a agradecer, hoje e sempre.

Om Shanti Om

15 comentários:

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Parabéns e muitas felicidades ao "Cinema Indiano"! Adoro o blogue :) !

Abraço!

Unknown disse...

É realmente um dia muito especial e comemoro assistindo mais uma vez Taare Zameen Par que é realmente um filme que vale a pena ver e divulgar enquanto cinema indiano.Sua exibição deixa envolvidos crianças,adultos e pessoas de todas as idades e todos saem querendo ver denovo!
Parabéns,Ibirá, pela coragem,sensibilidade e iniciativa de criar esse maravilhoso blog.
Parabéns a todos nós,leitores do cinema indiano,que só temos a ganhar cada vez que o acessamos.
Com certeza ainda colherás muitos e muitos frutos por esse grande serviço à cultura e a todos nós!
Um forte abraço!

Anônimo disse...

Olá,

Coincidentemente estava lendo hoje sobre o filme que motivou a criação do seu blog. Boa escolha a sua!

Até,

Ar

Iseedeadpeople disse...

eeeeeeeehhhhh parabéns Ibirá!!! Estou orgulhosa de todo este sucesso, ainda mais pq eu sou da fiel turma "de antes da novela" e sempre divulgo teu maravilhoso blog!!! Vida longa ao Cinema Indiano!!!

Obs: Pq vc criou o blog no Dia dos Namorados? =O

Carol Juvenil disse...

Olá!
Sou fã da Índia há alguns anos devido à uma loja que vende artigos indianos em que minha mãe trabalhou,mas nunca pude ter muito contato com a cultura de lá.Em 2008 passei a ter internet,mas não tinha tempo de saber mais sobre a Índia,porque era ano de vestibular.Nem me lembrava de procurar algo,mas no início do ano meu Last Fm tocou Sonu Nigam cantando Kal Ho Naa Ho e tive de procurar o filme.Foi meu primeiro filme indiano,amor à primeira vista(e claro,litros de lágrimas).

Queria ter sido mais esperta para perceber rapidamente que é quase impossível encontrar filmes indianos legendados em português :DDDD Decidi aceitar que teria de passar 2 horas ou (sempre)mais lendo inglês.Acabei vendo também Kabhi Alvida Naa Kehna,Jab We Met e Aaja Nachle ^-^

Toda essa enrolação foi só para demonstrar minha raiva por não ter encontrado antes o Cinema Indiano e também minha felicidade por enfim estar aqui!Um lugar onde poderei encontrar algo além de Caminho das Índias,amééém hahahahahah!O blog é lindo e começou bem tranqüilo...parabéns pelo belo trabalho que faz aqui.Espero que dure por muito e muuuito tempo =]

Beijos ;*

Ps:muito bom o post sobre a Kareena Kapoor,estava querendo saber mais dela!

Buddah khan disse...

PARABENS IBIRAAAA, É ISSO AI E MAIS MIL ANOS DE MUITO SUCESSO E MUITA CINEFILIAAA [:p]

Indi(a)screet disse...

Parabens pro Cinema Indiano, nesta data querida, MUITAS felicidades, muitos anos de vida!!!!

Parabens por este belo blog e por seu esforco constante em torna-lo sempre melhor!

Jai Cinema Indiano!

Jai!!

Unknown disse...

Parabéns cinema indiano por esse um ano no ar e parabéns Ibirá por seus otimos posts que acompanho assiduamente.

bárbara disse...

Eu já enviei algum comentário a desejar parabéns? Sim? Não? Cá vai:

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ibirá Machado disse...

Meus queridos, muitíssimo obrigado pelo retorno de todos vocês. :)

O blog ainda está em pausa, por motivos laborais, não de descanso... rsrs

Em breve, se Deus quiser, retomarei minhas atividades cotidianas, o que inclui o Cinema Indiano!

Om Shanti Om

Renata MMP disse...

Parabéns, Ibirá!

E obrigada. Como vc disse, e a maioria aqui sabe, achar informações (e legendas) em português sobre filmes indianos é difícil, então quando apareceu o Cinema Indiano, eu amei.
Eu aprendi e aprendo muito a cada vez que eu acesso.


Bjos

Lígia disse...

me sinto meio velha
hahahaha
um ano ja! e ainda lembro da primeira postagem que nao deixa de ser a melhor (dificil competir com Taare Zamen Par)...
PARABÉNS!!!
Conhecimento tem que ser difundido e te admiro muito por fazer isso sem medo
:)
adorooo

Ibirá Machado disse...

Renata, obrigado!

Biwiji, obrigado!

:)

Carol Juvenil disse...

GENTEM, ACHEI MEU PRIMEIRO COMENTÁRIO SEM QUERER \o/

Ibirá Machado disse...

Ai que lindo, meu deus! E eu tava no meio do Piauí! :D