quarta-feira, 20 de maio de 2009

Caminho das Índias - Música Bangra Jaya

-
A pedidos insistentes, resolvi fazer a postagem da música instrumental da novela Caminho das Índias, chamada Bangra Jaya.

Na verdade não há muito a se falar sobre ela, até porque como os próprios leitores do Cinema Indiano já vinham me falando, não há quase nada sobre essa música na internet. A música é de Alexandre de Faria, um importante compositor carioca que tem maior reconhecimento no exterior do que no próprio Brasil. Recentemente ele foi convidado para fazer parte da trilha sonora da minissérie global Amazônia: De Galvão a Chico Mendes, da mesma Glória Perez da novela de agora, e acabou sendo chamado de novo para fazer a produção musical de Caminho das Índias.

Por isso mesmo, acredito que ele tenha composto essa música exclusivamente para a novela, o que justificaria em parte a falta de informações sobre tal na rede.

O termo Bangra hoje é muito difundido porque se fala genericamente que é esse o ritmo da maior parte das músicas de Bollywood. A verdade, porém, é que o bhangra é um ritmo musical que surgiu no Punjab, um estado do noroeste indiano, hoje dividido entre Índia e Paquistão. Não se sabe ao certo o período histórico que surgiu, mas o fato é que a comunidade sikh da região acabou por popularizar muito o bhangra, hoje disseminado por quase toda a Índia - e inclusive no cinema. Tal popularização levou à generallização do termo, para todos esses ritmos e danças mais acelerados e animados. É o caso dessa música de Alexandre de Faria, que é mesmo bem divertidinha.

Como não existe um clipe pra essa música (pois não veio de nenhum filme e o autor também não fez nada do gênero, ao que consta), então coloco a seguir o que há no Youtube disponível, que não passa da imagem do CD da trilha sonora indiana de Caminho das Índias, com a música tocando. E clicando aqui você pode fazer o download de Bangra Jaya. Para saber sobre todas as outras músicas indianas da novela, clique aqui, e para as músicas instrumentais clique aqui.



8 comentários:

Marilia disse...

Meu namorado é sikh do Punjab, Ludhiana, ele me disse que as garotas de lá realmente adoram o bhangra que são os homens que dançam. As roupas são bem coloridas mesmo e com uns detalhes engraçados, umas bolinhas. Já ouvi alguns bhangra hits e são ótimos. A música Nagada Nagada seria um bhangra tbm, não é? Já que o filme Jab we met, se passou no Punjab. Muito boa aquela cena =) Chori Chori Gori se também! :)

Ibirá Machado disse...

Sim, Nagada Nagada é um exemplo de "pop bhangra", como é conhecido o bangra de Bollywood. Acho que Chori Chori tb, assim como várias outras músicas que não necessariamente têm a ver com o Punjab.

Indi(a)screet disse...

Comprei um CD de bhangra hehehehe
super animado, bom pra se chacoalhar o esqueleto :)

Anônimo disse...

muito legal esse blog!! o autor está de parabéns!!! adorei as letras e traduções das músicas da novela!!! agora posso tentar cantar, e aprender alguns passinhos das danças!!!
valeu mesmo!!!!
:-))

Ibirá Machado disse...

Não há de que!

Aline Carolina Lima disse...

pq eu não consigo baixar Bangra Jaya??? baixei o cd completo porém n tem essa música! :( podes me ajudar? grata! :)

Ibirá Machado disse...

Oi Ana Carolina, obrigado por avisar! Acabei de trocar um link por um que funciona agora!

alex xander disse...

I am a music lover!
Music is essential in our lives. Music brings joy and laughter. On the road of music there are many successful people, singers and musicians. I'm living on the road of music. I will introduce people to music related ringtones. There are many ringtones from popular songs. What are you waiting for? Visit my homepage to set your favorite phone ringtone: https://ringtonesmobile.net/

This is my favorite ringtone in 2018, you can refer and install:

- Dil Diyan Gallan ringtones
- Devak Kalji Re ringtones
- Tere Dar Par Sanam ringtones
- Magenta Riddim ringtones
- Laung Laachi ringtones

Free ringtones. I need your comment to improve the ringtone better and bring a new look to the ringtone world.