quinta-feira, 7 de maio de 2009

X Box 360

-

É bizarro como um comercial de um minuto pode falar tanto sobre a cultura de um país. Mais bizarro ainda é isso ser possível em um comercial de video game. E não é que procurando sobre alguma propaganda indiana bacana pra postar hoje eu encontrei justamente isso!

Trata-se da propaganda feita para o lançamento do console de video game X Box 360 na Índia, se não me engano no ano de 2006. No comercial de um minuto estrelam o ator bollywoodiano Akshay Kumar e o jogador de críquete Yuvraj Singh - pois junto do console estava sendo lançado um jogo feito especialmente para a Índia, de críquete, claro. O comercial é meio tosco, mas no fim das contas ele se revela bem interessante.

Mas antes deixe-me falar sobre a foto acima, que não faz parte deste comercial em questão. Esta foto eu encontrei perdida por aí na net e mostra uma mulher indiana comum, pobre, pensando no preço do X Box 360 na Índia, algo perto de mil reais, o que para eles é extremamente caro. Talvez isso justifique o fato de este console ter sido um fiasco de vendas na Índia.

Bom, e no comercial os amigos desembarcam numa zona rural, com suas roupas ocidentais e mochilas nas costas, mas coisas muito estranhas começam a acontecer. Mas o que mais me chamou a atenção foi como eles mostraram tantas coisas que são tão a Índia rural em tão pouco tempo. Pra começar, eles estão viajando num típico meio de transporte indiano: um carrão comum onde várias pessoas indo pra destinos mais ou menos semelhantes se enfiam até onde couber e não couber (eu viajei lá assim umas três vezes - é bizarro!). Em seguida uma mulher vai pegar água no poço e aqui temos duas características: nas zonas rurais a água vem predominantemente de poços instalados desde os tempos do não-tempo; e é sempre a mulher que cumpre essa função. Depois tem a colheita, exclusivamente manual, feita tanto por homens quanto por mulheres, embora fique claro a divisão do trabalho nessa questão. Depois da colheita, vemos as mulheres no pilão, incluindo uma senhora idosa. Depois vem o velho, que de fato nessa idade não faz mais nada, enquanto sua esposa fica no pilão ou no que for; ele está simplesmente pulando numa típica cama de couro que fica ao ar livre, fora da casa. Em seguida, vemos uma mulher jovem dentro de casa fazendo o que? A comida, mais especificamente o chapati, pão indiano indispensável na alimentação. Ela joga o chapati para seu marido que, com toda a delicadeza, pergunta para ela onde está o ghee (manteiga indiana que se costuma colocar sobre o chapati; se não me engano é isso que ele fala).

Ok, até aí onde isso tem a ver com o X Box? Em princípio nada, mas a maneira com que tudo isso acontece justifica o esforço, conforme vocês verão por si mesmos. Mas antes preciso dizer que o comercial foi feito por Ram Madhwani, da Equinox Films, que dirigiu o comercial da Happydent White, que já falamos aqui. Mas por incrível que pareça - e eu não tinha descoberto isso antes - Madhwani também tem a ver de novo com nosso querido filme Taare Zameen Par. Consta que Aamir Khan, antes de decidir ele mesmo dirigir o filme, havia feito o convite a apenas uma pessoa: o próprio Ram Madhwani, que é seu amigo. No fim das contas Madhwani acabou por dirigir o angustiante clipe da música Bheja Kum que aparece no meio do filme, além de ser uma das vozes do playback.

É isso! Agora vejam o comercial:



9 comentários:

Profª Sandra Bose disse...

Eu me lembro bem desta propaganda. Realmente este console de video game nao teve sucesso algum.
A cama que o velho pula chama-se CHAPAI e eh feita de cordas. Ja fiz um post sobre elas no Indiagestao.
O unico defeito desta propaganda eh nao ter mostrado mais o Akshay Kumar, principalmente de torso desnudo hummmmmmm ;)

Ibirá Machado disse...

Ih, mas eu tenho uma impressão que nesses idos de 2006 o Akshay ainda não tava como ele tá hoje, ou tava?

barbarella disse...

Amei o anúncio!

Profª Sandra Bose disse...

Sim ele ja era gostoso pois era modelo fotografico hehehehe

Fátima disse...

O que me encanta nas propagandas em geral é a quantidade de informações que devem ser passadas em um curto espaço de tempo.Essas indianas,pra mim que desconheço tanto,trazem um especial sabor de novidade e muitas vezes acrescentam um toque de humor no meu dia.Estou adorando...

sheila alvarenga gogoi disse...

Muito legal!!!

Luiz लुईज़ disse...

hahaha adorei o comercial!!

e o video game é tão caro quanto aqui. Uma vergonha.

Lib disse...

achei muito legal esse comercial! nem achei tão tosco se considerarmos os padrões indianos. na verdade achei até bem feitinho. :)

Ibirá Machado disse...

Lib, mas é justamente pelo padrão indiano que sei que há coisas ainda mais bem feitas! Os indianos são ótimos para fazerem comerciais!