segunda-feira, 10 de maio de 2010

Trilogia de Apu em Guarapuava

-
E então a Trilogia de Apu pegou a estrada mais uma vez e foi parar em Guarapuava, no interior do Paraná, ainda no circuito SESC.

Eu sei que estamos super em cima da hora, já que o primeiro filme da Trilogia começa daqui a pouco, mas ainda há tempo ao menos de se programar para as próximas exibições. E aconselho que quem estiver pelo centro-oeste paranaense não deixe de conferir essa obra prima do mestre Satyajit Ray.

A programação da mostra diz o seguinte: "O cinema indiano, marcado por sensibilidades e realismos, deve muito de sua história a Satyajit Ray, cineasta e responsável pela Trilogia de Apu: 'A Canção da Estrada' (1955), 'O Invencível' (1956) e 'O Mundo de Apu' (1959). O diretor baseou-se no romance 'Aparajito', de Bibhutibhushan Bandopadhyay para contar a história de Apu, personagem que aparece em diferentes fases da vida ao longo dos três filmes, retratado com a beleza e a crueza do estilo inspirado no neorrealismo italiano e na nouvelle vague francesa, acompanhado da trilha sonora original composta por Ravi Shankar."

E a programação é a seguinte:

- Segunda-Feira - 10 de maio, às 19h30
A Canção da Estrada (Pather Panchali, 1955), 122min

- Terça-Feira - 11 de maio, às 19h30
O Invencível (Aparajito, 1956), 110min

- Quarta-Feira - 12 de maio, às 19h30
O Mundo de Apu (Apur Sansar, 1959), 105min

Na quarta feira, dia 12 de maio, após a exibição do filme haverá o Cinefórum com o professor Francismar, que falará sobre o cinema indiano.

Os filmes serão exibidos no cinema da UNICENTRO, em Guarapuava, Paraná, no bairro Santa Cruz. Os ingressos são gratuitos.
-

Nenhum comentário: