quinta-feira, 13 de maio de 2010

Atrizes mais famosas dos anos 60

-

A gente assiste aos filmes atuais do cinema indiano e fica com uma ideia praticamente fixa de que aqueles atores e atrizes mais recorrentes são a verdade inquestionável de Bollywood e afins e que sempre será assim, oras! Mas ei, daqui dez ou quinze anos os atores principais provavelmente não serão mais os mesmos de hoje, assim como há dez ou quinze anos não tínhamos grande parte das estrelas atuais. 

Eu sei que é meio óbvio o que estou dizendo, mas pra quem acha que Aishwarya Rai é Bollywood e vice-versa, pois há pouco mais de quarenta anos, quando Bollywood já era inegavelmente Bollywood, as estrelas eram outras - se não ainda mais adoradas que as de hoje! Aliás, a Aish nem tinha nascido, nem nenhuma das Top 5 do momento. E hoje, enquanto a Aish e outras sobem no pódio da fama, algumas daquelas dos anos 60 seguem fazendo filmes aqui e ali, mas pra muitos passam desapercebidas. Ou seja... é, acho que entenderam o que quero dizer quanto ao futuro.

E nós já tínhamos visto que Bollywood, em verdade, teve seus saudosos anos dourados, lá nas décadas de 50 e 60. Hoje, portanto, vamos ver um vídeo de nove minutos que faz um pequeno resumo sobre quem eram as principais atrizes de Bollywood nos anos 60. O vídeo está em inglês, mas dá pra acompanhar, já que basicamente aparece o rosto da atriz com seu respectivo nome, sendo seguido por algumas imagens de filmes que ela fez. Alguns desses filmes, aliás, são simplesmente clássicos que um verdadeiro fã de cinema indiano não pode ficar sem ver!

Preparado pela Bollywood Hungama, o vídeo chama-se Vintage Touch - Top Actresses of 1960's. Pois então confiram:

-

22 comentários:

Pedro disse...

Todas eram lindas *-*(Madhubala<3)
Quero MUITO asstir Pakeezah:/
Os que eu mais quero ver dos filmes citados são:
Sahib Bibi Aur Ghulam(medo da Meena Kumari Bêbada)
Barsat Ki Raat
Chaudvin Ka Chand
Amrapali
e na dec.de 50 Vyjayanthimala foi Chandramukhi... (y)

bárbara disse...

Ora bem, a minha diva desta época é sem dúvida a Waheeda Rehman. Maravilhosa!

Ibirá Machado disse...

Ai, eu acho que pra mim Madhubala está no topo. E também acho Mumtaz e Sharmila lindíssimas. Mas não me sinto capaz de dizer sobre a atuação delas, conheço muito pouco...

Unknown disse...

Algumas delas são espetaculares.Viva os classicos e suas divas.

Ibirá Machado disse...

Outros tempos, não?

Aliás, esqueci de dizer que cada um dos rostos que aparecem nesta postagem é uma das atrizes citadas. ;)

Maryssol disse...

Acho que ainda não vi nenhum filme dos anos 60. A maioria que eu vi foi dos anos 70 e 80. baixei Mughal-Azam já algum tempo, mas ainda não vi, Vou tentar ver este FDS

Luísa Borges disse...

Não posso nem de pensar na Aish esquecida no futuro :(

Luísa Borges disse...

Tenho uma coisa a falar:
As músicas eram muito melhores,eram muito mais bollywood,muito mais Índia!Hoje são ótimas,mas não tanto assim!Perderam a sua essência

Luísa Borges disse...

Uma coisa legal de fazer seria colocar as fotos delas de agora,eu to vendo kkkk

Luísa Borges disse...

Ibirá:
Se quiser eu faço uma montagem das fotos,tpo antes e depois

Carol Juvenil disse...

Que lindas eram!Estou sempre vendo vídeos da Bollywood da década de 60 no Youtube e os rostos das atrizes, assim como seus gestos meigos, sempre me impressionam e cativam.

Há umas que sempre me parecem iguais...Madhubala e companhia, não sei os nomes das outras que acho idênticas.

Ontem estava em minha tentativa de ver um filme dos anos 70 e fiquei estupefata com as atrizes. Havia momentos em que olhava para a tela com a boca aberta, as atrizes indianas antigas tem um brilho espantoso. A própria Waheeda em Rang De Basanti me fazia ficar pensando que senhora bonita era aquela, chamava mais minha atenção do que as atrizes jovens.

Anos 60 na Inglaterra nos deram Beatles, na Índia nos deram essas pérolas.Boa época.

Ibirá Machado disse...

Luísa, eu super agradeço a sua disposição, mas acho que não cabe aqui nesta postagem fazer isso... :)

Carol, né? Por isso eu disse que é muito possível que as atrizes fossem ainda mais adoradas que as de hoje. E como eu sei que você tá nessa fase, eu realmente tava esperando um comentário seu nesse nível! :)

Carol Juvenil disse...

Novo plano: anotar os nomes de todos os filmes do vídeo e vê-los durante a vida!Não é per-fei-to?

Carol Juvenil disse...

Só mais um comentário: gosto muito dessa foto da Waheeda.

Ibirá Machado disse...

Ótimo, Carol. Daí, ao longo da vida, vc vai contando pra gente, que tal? e obrigado por gostar da foto da Waheeda :)

Carol Juvenil disse...

Aham.Inclusive criarei um blog chamado "Vivendo na Velha Bolly" e a foto será esta: http://bit.ly/b4cgfb .

Waheeda é minha diva.

Ibirá Machado disse...

Cria!!!!!

Carol Juvenil disse...

Aham.

Lívia Bernardes disse...

O que eu acho mais interessante nessas atrizes dos anos 40, 50 e 60 de Hollywood e Bollywood é que quando falavam que fulana era bonita era bonita mesmo, de parar o transito diferente de hoje que tudo é bonito, criaram até tipos de belezas para justificar o que não encaixa nos padrões.

Carol Juvenil disse...

E pensar que só tem isso da Waheeda no blog. Vergonha.

Anônimo disse...

Estou com Livia elas eram diferentes destas atrizes atuais muito"manipuladas por bisturis, photoshops e etc", eram realmente belissimas!
Particularmente acho "Madhubala" e "Asha Parekh" incomparáveis em beleza.
Atuações delas não estou apta para isto.
aqui esta Asha Parekh
http://www.youtube.com/watch?v=_sZg4EUB3IM&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=6B_BOpS-W_I&feature=list_related&playnext=1&list=MLGxdCwVVULXdZtkB8_dfEkeD_7yIlSq0j

Anônimo disse...

Ou procurem por este nome no you tube
Ye Shaam Mastani - Rajesh Khanna & Asha Parekh - Kati Patang
e este, lá tem varios desta atriz belissima
Jis Gali Mein Tera Ghar - Rajesh Khanna & Asha Parekh - Kati Patang

Por favor alguem saberia me dizer quem fez o filme Sadhana,foi Madhubala" e "Asha Parekh?
Obrigada