quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Saif Ali Khan - سیف علی خان - सैफ़ अली ख़ान

-

Lá em alguma hora do dia 16 de agosto de 1970 nascia, em Nova Delhi, Saif Ali Khan. Não só bastasse ser ele filho de uma família de origem muçulmana pashtun (do leste do Irã e parte do Afeganistão e Paquistão, e que são pouquíssimos na Índia), Saif é filho do último Nawab de Pataudi. Pataudi foi um pequeníssimo principado que existiu ao sul de Delhi durante o século XIX e perdurou até a independência da Índia, quando foi extinto. E "Nawab" é uma espécie de título de nobreza e que, neste caso, significaria que Mansur Ali Khan, o pai de Saif, seria o herdeiro do trono do extinto estado principesco. Ou seja, pra quem já desconfiava e tinha vergonha de se expressar - ou não -, agora é certo: Saif Ali Khan é mesmo um príncipe.

Mas Mansur, já sem chances de reinar efetivamente, virou jogador de críquete, que já era, a bem da verdade, a especialidade de seu pai. Após um tempo, foi também técnico da seleção indiana de críquete. Bom, e a mãe de Saif, Sharmila Tagore, não é e nunca foi qualquer uma. De origem bengalesa e parente de Rabindranath Tagore, desde cedo entrou para o mundo do cinema, estreando com nada mais que Satyajit Ray na sua Trilogia de Apu. Sharmila converteu-se do hinduísmo ao islã após casar-se com Mansur, quando foi rebatizada para Begum Ayesha Sultana. E as duas irmãs de Saif, Saba Ali Khan e Soha Ali Khan, são também atrizes.

Saif cresceu tendo a educação básica infantil dada a cargo de sua avó paterna, que lia o Corão para ele. Depois entrou na Lawrence School Sanawar e em seguida na Lockers Park Prep School. A faculdade foi feita no mesmo lugar que o pai, a Winchester College, no Reino Unido.

No cinema, Saif estreou em 1992, em Parampara, de Pratap Singh. Já no ano seguinte, ao aparecer no filme Aashiq Awara, levou o prêmio de melhor ator estreante, pelo Filmfare Awards. Em 1994, embora ele tenha sido indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante em Main Khiladi Tu Anari, foi seu papel em Yeh Dillagi que ele ganhou grande projeção. Também pudera, pois esse filme tinha como protagonistas a Kajol e o Akshay Kumar. No mesmo ano ele apareceu em mais três filmes além destes, mas somente Imtihaan conseguiu fazer um pouco de sucesso.

De 1995 a 1998 seus dez filmes fracassaram quase todos. Somente em 1999 ele conseguiu retornar ao sucesso de bilheteria com os filmes Kachche Dhaage e Hum Saath-Saath Hain: We Stand United. Pelo primeiro ele foi nomeado mais uma vez para o prêmio de melhor ator coadjuvante. No ano 2000, embora ele tenha aparecido somente em Kya Kehna, este filme foi de grande sucesso.

Daí, finalmente, Saif deslanchou. No ano seguinte, o filme Dil Chahta Hai foi um mega sucesso, pelo qual ele levou seu primeiro prêmio de melhor ator comediante. Seu único filme de 2002, Na Tum Jaano Na Hum, foi, de novo, bem sucedido.

E então em 2003 ele apareceu em Kal Ho Naa Ho, ao lado de Shahrukh Khan e Preity Zinta, levando o primeiro prêmio de melhor ator coadjuvante. Daí, em 2004, ele protagonizou o filme Hum Tum, seu primeiro pela Yash Raj Films, ao lado de Rani Mukerji. Pela segunda vez, Saif levou por esse filme o prêmio de melhor ator comediante pelo Filmfare Awards, mas também recebeu pela primeira vez o prêmio de melhor ator, desta vez pelo National Awards.

O sucesso prosseguiu em 2005, quando ele apareceu em Parineeta e em Salaam Namaste. O primeiro foi muito bem recebido, tendo ele sido indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante, enquanto que o segundo foi o que mais arrecadou fora da Índia.

Em 2006 ele fez seu primeiro filme em inglês, chamado Being Cyrus, de produção independente, cuja interpretação rendeu-lhe boas críticas. No mesmo ano, seu segundo filme foi Omkara, outro super sucesso de público e de crítica, dando a ele o primeiro prêmio de melhor ator em papel de vilão.

No ano de 2007, Saif apareceu em três filmes, sendo que Eklavya: The Royal Guard, no qual ele atuou ao lado da mãe, foi a indicação da Índia para o Oscar. No mesmo ano ele apareceu de novo ao lado de Rani Mukerji em Ta Ra Rum Pum, que foi muito bem recebido pelo público.

Em 2008, Saif apareceu em quatro filmes, taxa essa que ele havia atingido somente em 1999. Em realidade, foram quatro filmes e uma animação - Roadside Romeo - no qual ele faz a voz do personagem principal. Seu primeiro filme de 2008, Race, foi também o que fez mais sucesso. Os outros, Tashan, Thoda Pyaar Thoda Magic e o próprio Roadside Romeo, fracassaram todos.

Agora em 2009, Saif aparece em Love Aaj Kal - o primeiro também que ele mesmo produziu - e em Kurbaan. Para 2010, estão previstos Race 2 e Agent Vinod. E já que falamos que ele produziu Love Aaj Kal, vale dizer que sua produtora, Illuminati Films, acabou de ser criada, em 2009 mesmo, e já galgou bons degraus com a boa recepção do público de seu primeiro filme. Agent Vinod será o segundo filme produzido pela Illuminati Films.

Agora sobre a vida pessoal (ou leia "fofocas", se quiser). Em 1991, Saif casou-se com Amrita Singh, com quem teve dois filhos. Em 2004, porém, eles se divorciaram. Neste instante, Saif está namorando com Kareena Kapoor, oportunamente chamada por alguns de princesa Kapoor. As más línguas dizem que eles começaram a namorar durante as filmagens de Tashan. Em entrevistas recentes ele vem dizendo que quer se casar, enquanto Kareena finge não saber de nada.

Em 1998, enquanto filmava para Hum Saath-Saath Hain, uma denúncia acusava Saif de caçar ilegalmente uma espécie de antílope ameaçada. Saif negou as acusações e acabou sendo inocentado.

Em 18 de fevereiro de 2007, Saif foi internado após sentir fortes dores no peito. Na mesma noite ele voltou pra casa e nada foi dito muito claramente. Ao menos, Saif decidiu ali mesmo parar de fumar.

Ao lado de vários outros atores de Bollywood, Saif Ali Khan também apareceu no HELP! Telethon Concert, em 2005, para arrecadar fundos às vítimas do tsunami de 2004. Na mesma onda benfeitora, ele também participou do Heat 2006, uma série de shows realizados em várias partes da Índia e do mundo, pela conscientização do mundo sobre o aquecimento global.

E só uma curiosidade final: o nome Saif não se pronuncia SA-I-F, mas sim Séf. Para quem não sabia, pois passe agora a ler Séf Ali Khan (ok, eu sei que será difícil e confesso que nem eu consigo!).

37 comentários:

Pedro disse...

Ibirá vou continuar a falar SAIF...è um dos meus atores preferidos...POVO QUERIDO VEJA PARINEETA!(Campanha minha e da Carol[que vai saltar de alegria])

Pedro disse...

Corrigindo "de um parente".Quem assitiu Parinneta etenende!

Indi(a)screet disse...

Mais um gostoso islamico :)
Chorei cantaros no final de KAL HO NA HO.
Detestei o filme HUM TUM, embora a musica seja a minha favorita.
A dor no peito dele foi pelo meu amor nao correspondido hahahahahaha
Sef, safe karo! Ai que engracado!!!

Vinicius disse...

Até agora só assisti Roadside Romeo e Kal ho Naa Ho com esse ator e já virei fã, mais quero ver tantos outros...

Principalmente Salaam Namaste pois tenho uma amiga no Orkut que fala muito bem desse filme :)

e Tashan também que já tentei baixar e não consegui :( rsrs

Nossa vai ser difícil chamar ele de Séf prefiro falar Saif mesmo rsrsrs

Ibirá Machado disse...

Roadside Romeo conta mais ou menos, porque é só a voz. Se bem que eu fui ver no cinema e fiquei com raiva pois nas várias salas que esse filme estava, NENHUMA era legendada. Todas dubladas :(

Salaam Namaste é mesmo legal :)

E não é só Saif que é Séf. A Katrina é Kéf, por exemplo, dentre outros e outras por aí...

bárbara disse...

Os meus recém-adquiridos conhecimentos de Devanagari ficaram baralhados quando li o nome dele em Hindi, mas então é mesmo Sef. OK.

Aqui entre nós: acho esse tipo o mais chato e menos bonito de todos os a(c)tores indianos de que me consigo lembrar. Não percebo a magia.

Ibirá Machado disse...

Mais chato e menos bonito? Jura? A mim há outros mais chatos e menos bonitos ainda... aliás, pera lá, você acha Sanjay Dutt mais bonito e mais legal (ou giro, o que for, sei lá)??

Hahaha, eu dei risada com sua "transição" ao AO com a palavra "a(c)tores"! :D

Lívia Bernardes disse...

O Saif eu acho ele muito charmoso, os traços do rosto são belos e másculos, mas o que não deixa ele ser tão belo é o nariz, fazer o que ninguém é perfeito. Ele e Kareena fazem um par bonito e ela está certa tem que namorar bastante e fazer outras coisas antes de casar, são jovens, ricos, bonitos e talentosos e no meu ver são um casal moderninho pros padrões da sociedade indiana tem um namoro bem ocidental e Kareena não faz a linha pura e virginal que a maioria das atrizes indianas adotam, muitos em Bollywood escondem esse tipo de comportamento em outubro passado Saif disse que o casamento somente vai oficializar para sociedade um relacionamento que já existe. Para aqueles que gostam de ler noticias sobre a vida pessoal como eu, Saif saiu na revista Hello indiana do mês de novembro de 2009 e na reportagem ele conta um pouco da sua infância com várias fotos dele criança na internet tem a cópia dessa reportagem. A pronuncia do nome dele e da Katrina a gente ve isso que você escreveu Ibirá nas premiações do cinema indiano como por exemplo o IIFA, tem vários vídeos no you tube que dá pra gente escutar essa pronuncia Séf, Kéf.

Ibirá Machado disse...

Gosto é gosto, não? Há quem deva achar esse nariz charmoso! Aliás, eu mesmo nunca tinha notado no nariz dele... rs

Unknown disse...

Não tenho muita experiência com o Kéf ainda...só vi KHNH.

Só sei que a Carol vai gostar muito!!!

rsss

Ibirá Machado disse...

Ih, que bagunça linguística-cinematográfica... A Katrina entrou no lugar do Saif!

E a Carol JÁ gostou muito, só acho que ainda não teve coragem de se manifestar aqui ainda. Lá no orkut ela disse que gritou ao abrir o blog hoje... hahaha... :)

Unknown disse...

Ih fiz maior confusão com essa história de Kéf e Séf....troquei S por K!

Mas eles são um só mesmo né...mesmo que não oficialmente..

rsss

Unknown disse...

Ibirá, ela está muito emocionada!

rss

=)

Carol Juvenil disse...

Chorei cantaros no final de KAL HO NA HO.[2]

Pedrinho,não saltei de alegria.Tinha acabado de passar 3 horas no trânsito(recorde hoje!)e estava um caco(ainda estou).Cliquei no 14 (é o número do blog no meu navegador),li "Saif Ali Khan" e dei um grito.Simplesmente um grito,alto e estranho como não dava há tempos.Foi "AAAAAAAAAAAAAAAH!" mesmo.O cansaço pode fazer coisas estranhas.

Primeiro: que história é essa de príncipe?Gente,dá para fazer altas piadinhas,uhuuul!

Barbie,bonito o Saif não é mesmo.Acho que a minha ligação com ele vem do fato de meu primeiro filme indiano ter sido Kal Ho Naa Ho,e ele é uma pessoa muito fofa e especial neste filme.Será meu Rohit pra sempre e sempre (:

O Salaam Namaste é muito,muito,muito legal!Adoro as músicas,amo a Preity e achei a história super simples e bonitinha.Ai,a Preity é linda *-*³

Também não gosto muito de Hum Tum.A história é boa,a Rani foi sensacional como sempre,mas foi um pouco mais do mesmo.Essa foto do Saif de amarelo com o cabelo liso...estou procurado há o maior tempão!É de uma das partes mais legais do Hum Tum,em que ele fica dizendo que é o estilo Tom Cruise dele.Adoro cenas com falas ridículas e marcantes.Saif é craque nessas! *-*

Séf.Não gostei do Séf.Sei lá,muda um pouco do que vc conferia como fazendo parte da identidade da pessoa. SAIF não é SÉF.

Essa coisa dele com a Kareena é algo sobre o que já vendo lendo há algum tempo,e até que fico do lado dela.Ele está na idade de casar e sossegar,mas ela é nova demais pra isso...deve estar querendo ter o máximo de possibilidades enquanto ainda pode.Tenho que ver Tashan logo,acho eu.

Love Aaj Kal: uou,muito bom.Não vi como mais do mesmo,é um filme bem moderno.A história foi bem contada,a trilha se encaixou perfeitamente no clima do filme e a fotografia(deve ser isso) estava sensacional.E ainda fico cantando Aahun Aahun para o Ibirá poder ficar zombando de mim.

Ops,quase me esqueci de Omkara...MELHOR FILME DO SAIF,DE LONGE!Dramático,bem-feito,genial,genial e eternamente genial.Nunca imaginei vê-lo como vilão,muito menos como um vilão tão perfeito.Palmas pra Langda!

Yep (h)

Ps:Kal Ho Naa Ho pra sempre *-* Dááá-lhe,Rohit!

Ibirá Machado disse...

Ai meu deus, bagunçou de novo, Priscila! A Kareena virou Katrina! Hahahahahah! Eu me rio aqui!!!

Vamos resolver as coisas: Estamos Falando de Séf Ali Khan, que namora Kareena Kapoor (Kapur, no caso), e ambos não têm nada a ver com Katrina Kéf. Esta última namora o Salman Khan (coitada!).

Ibirá Machado disse...

Carol, vamos por partes.

Você jura que no Rio também existe ficar 3 horas no trânsito? Eu achava que fosse só SP isso! Outro dia levei 2 horas da Avenida Paulista até minha casa, que são uns 6 quilômetros. Só não fui andando (que chegava ridiculamente mais rápido) porque tava chovendo!

Alguém ouviu seu grito?

A foto dele de amarelo e cabelos lisos é justamente a que eu disse no orkut que era dedicada a você, Carol! Sabia que iria gostar (Carol é previsível! Hehehe)!

E com sua permissão, antes fosse querer te zombar apenas com o seu aahun aahun ahun! Há tantas outras oportunidades!

(espero que saiba que isso é afetividade, e não malvadeza!) ;)

Unknown disse...

hahahahhahaha

Tô bêbada

:D

Como sempre eu fazendo a palhaça!
hjahahahahaha

Ah é Katrina conformada ¬¬ me lembro, confundi os nomes sem misturar as pessoas...rss

Carol Juvenil disse...

Sim,existe.Cheguei em casa às 22 e tantas,sendo que entrei no ônibus às 19 e sei lá o quê.Gente,eu fiz de tudo no ônibus...estudei,ri sozinha,comprei doce,li um conto do mal.E o tempo não passava.Aí eu deixei de ser BURRA e percebi que duas coisas que eu amava estavam ao mesmo tempo do lado de fora: chuva(gosto mais que tudo) e luzes de Natal(gosto mais que de muita coisa).Ficou mágico *-*

Ei,eu não sou previsível!:O Mas PELO AMOR DE DEUS,acho esse cabelo MUITO engraçado!Ele está ri-dí-cu-lo!Hahahahahahahahaha!

E a Carol JÁ gostou muito, só acho que ainda não teve coragem de se manifestar aqui ainda.

Me senti muito fracote agora,valeu ae,tio (Y) Afetividade,uma ova!Tá querendo se vingar porque é bunda do Aamir :O

Todos querem zombar da Carolzinha.Tsc.

Meu Deus,como alguém não percebe o nariz do Saif?

Ibirá Machado disse...

Adoro quem encontra mágica em situações de estresse óbvio aos "normais" ;)

Eu sei que ele tá ridículo nessa foto! E por isso mesmo eu sabia que renderia comentário seu! Afinal de contas, alguém mais, além de você, comentou a foto?

Não, não, Carol, não foi pra te chamar de fracote. Eu quis apenas dizer que a emoção foi tão forte que você não conseguiu comentar na hora ;)

Eu achei ótimo ser a bunda do Aamir (ai, a gente e nossas brincadeiras internas!), não quero me vingar de nada. E sim, manifesto minha afetividade muitas vezes através de brincadeirinhas desse gênero, viu, Carolaine!

Eu sou aquariano, não tinha percebido o nariz do Saif :S

Carol Juvenil disse...

Eu manifesto a minha afetividade sendo má :P A minha não-afetividade,manifesto com desprezo.Mas eu gosto de você,Ibirá *-* E eu gosto da Pri,e ela não banca a palhaça sempre!VOCÊ NÃO BANCA A PALHAÇA,PRISCILA! \o/

Ainda não entendo essas características de signo -.-'

Saiiiiiiiif *-*³³³

Unknown disse...

Isso aqui tá parecendo tópico da comunidade agora! rss
Gostei =)

Obrigada Carol!! Tb gosto de vc, e da bunda do Aamir e de todo mundo da comunidade!

E Carol, eu sou de áries, pra mim o tamanho do nariz do Saif remete a outras proporções...
;)

Hahahahaha

Ibirá Machado disse...

Carol, então é recíproco!

Priscila, se você gosta da bunda do Aamir, então gosta de mim também, né?

E eu sinceramente não entendi muito bem essa questão de ser de áries e lembrar de outra coisa quando vê o nariz do Saif... só sei que uma vez me disseram que eu ter Vênus em Áries era boa coisa no plano amoroso (entende-se na cama) :$:$:$

Unknown disse...

Ibirá, então você entendeu a relação de áries com o nariz do Saif...rsss

Bom, pelo menos é o que dizem por aí né...essas proporções corporais...

hahahhahaha

E sim, quando eu citei a bunda do Aamir eu me referi diretamente a você!

=D

Anônimo disse...

A primeira foto do post me deixou sem fôlego, aff....
O nariz?? um detalhe que NÃO faz a menor diferença no BELO pacote. Ai, ai...

Renata MMP disse...

*-* Saif!!!
Eu tô querendo assitir Love Aaj Kal, mas com essas provas não consigo fazer nada.
Conheço bem esses engarrafamentos
que a Carol falou, eu já pensei em até passar um filme indiano pro celular. Mas pensei, ou perco o celular ou fico cega com a legenda pequena.

Ibirá Machado disse...

Haha, compre aqueles aparelhos de DVD portáteis ;)

Iseedeadpeople disse...

Ibirá, se vc é a bunda do Aamir, então vc é a coisa mais gostosa desse mundo ;)

Iseedeadpeople disse...

"aliás, pera lá, você acha Sanjay Dutt mais bonito e mais legal (ou giro, o que for, sei lá)??"


KAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAK, MOR-RI! Será q tem alguém q acha o Sanjay Dutt lindo????

Iseedeadpeople disse...

Tudo q é Khan é gostoso, meldels!!!

Oh, Ibi, nesta terceira foto não é o Aamir? Não entendi nada...

Iseedeadpeople disse...

Aqui em Salvador eu tbm perco horas presa no trânsito, tá uma bost* aqui!

E tbm amo a Kareena - e a Katreena- justamente por elas não ficarem posando de donzelinhas como as outras. Elas são lindas e poderosas, tem é que aproveitar a vida!

Ibirá Machado disse...

Pera, na terceira foto é sim o Aamir ao lado do Saif. O que você não entendeu?...

Ah, Sheila, para com isso! Salvador não pode ter trânsito que se compare a SP ou Rio!

Iseedeadpeople disse...

É Saif ali no meio da terceira foto? Caracaaaa, eu jurava q fosse o Akshay Kumar,por isso não tinha entendido nada desta foto...

Aliás, eu acho o Saif parecido com o Gael Garcia Bernal. Eu sou a rainha de achar semelhanças onde elas não existem hahahaah =)

Um bom tópico este: com quem os artistas de Bollywood se parecem?
Já tenho vários palpites!!!!

Ibirá Machado disse...

Akshay???? Mas onde, meu deus?

Carol Juvenil disse...

Fico vindo aqui no post só pra olhar a carinha dele *-*

Não sei porque, mas comecei a sentir que ele não é feliz.Tomara que eu esteja errada, como alguém que me faz tão feliz pode não o ser?

Ibirá Machado disse...

Será que ele é triste?... será que eu ouso dizer que é a Kareena a culpada?... sei lá, acho ela meio falsa, coitada, ao contrário dele... posso estar tão enganado, vai saber. :p

Isa disse...

Vou continuar falando Saífi. E Kaífi. Sef e Kef é tão fora de moda, tão out.

Ele é bom ator. E é gato. Mesmo com aquele nariz. Ninguém é perfeito, certo? Shahrukh Khan que o diga.

Não gosto muito da Kareena Kapoor... Não é digna de príncipes (sacou?). Tá, parei.

Ibirá Machado disse...

Hahahahaahaha! Você é engraçada, Isa!