quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Preity Zinta - प्रीति ज़िंटा

-

E lá vamos nós falar sobre Preity Zinta, cujo nome diz-se Príti. Ela nasceu pertindo da charmosa cidade de Shimla, no Himachal Pradesh, já no início dos Himalaias, lá no dia 31 de janeiro de 1975. Vinda de família hindu Rajput, não é de se surpreender que seu pai fosse um oficial do exército (Rajput é a principal subcasta dos Xátrias, a casta dos guerreiros). Quando Preity tinha 13 anos, seus pais se envolveram num acidente de carro gravíssimo, resultando na morte de seu pai e em danos sérios à mãe, que permaneceu "de cama" por dois anos. Esse fato, obviamente, forçou um amadurecimento precoce para ela e para seus dois irmãos, Deepankar, hoje também no exército, e Manish, hoje vivendo na Califórnia, EUA.

Em Shimla, Preity estudou no colégio interno Jesus and Mary, onde gostava de ler literaturas, especialmente William Shakespeare, e jogar basquete. Ao sair do colégio interno, ela entrou, então, para a faculdade St. Bede, também em Shimla, onde graduou-se em literatura inglesa e, posteriormente, em psicologia. Em seguida chegou a fazer pós-graduação em psicologia criminal, mas foi quando entrou também para o mundo de modelo, em 1996. Tudo começou quando, numa festa de um amigo, um diretor que lá estava insistiu que ela fizesse testes pra um comercial do chocolate Perk. Ela fez o teste, passou, fez o comercial, e daí a história não parou.

Em 1997, ao acompanhar uma amiga num teste, o diretor Shekhar Kapur a viu e pediu pra que ela também fizesse o teste. Ele gostou tanto que a chamou para trabalhar com ele, no filme Tara Rum Pum Pum, ao lado de Hrithik Roshan, mas as filmagens acabaram sendo canceladas. 

Foi quando, então, Shekhar recomendou Preity a Mani Ratnam para o filme Dil Se, com Shahrukh Khan e Manisha Koirala, que estreou em 1998. Embora, na realidade, ela apareça por somente 20 minutos no filme, sua interpretação valeu-lhe uma indicação ao Filmfare de melhor atriz coadjuvante. No mesmo ano, porém, ela conseguiu um papel de protagonista no filme Soldier, de Abbas Mustan, que, embora tenha fracassado, deu a Preity o prêmio de melhor atriz estreante no Filmfare Awards.

Ainda em 1998, ela também apareceu no filme telugu Premante Idera e, em 1999, no Raja Kumarudu, também telugu. Em 1999 ela também contracenou com Akshay Kumar, no filme Sangharsh

No ano 2000, Preity entrou efetivamente para a fama como boa atriz com o filme Kya Kehna, dando-lhe uma indicação de melhor atriz no Filmfare. No final do mesmo ano ela apareceu em Mission Kashmir, ao lado de Sanjay Dutt e Hrithik Roshan. No ano seguinte, foi a vez de mais fama com Dil Chahta Hai, no qual apareceu junto de Aamir Khan, Saif Ali Khan e Akshaye Khanna. Ainda em 2001 ela apareceu em mais três filmes, mas destacou-se em Chori Chori Chupke Chupke, levando mais uma indicação de melhor atriz coadjuvante.

Em 2002 ela apareceu somente em Dil Hai Tumhaara. Mas 2003 foi um ano de grandes sucessos. Apareceu em The Hero: Love Story of a Spy, Armaan, Koi... Mil Gaya e Kal Ho Naa Ho. Pelo segundo, ela foi indicada ao prêmio de melhor vilã, além de ter sido o filme de maior lucro na carreira de Preity. Pela terceiro, foi indicada pelo de melhor atriz. E finalmente, por Kal Ho Naa Ho ela levou o prêmio de melhor atriz no Filmfare Awards.

Em 2004, Preity estrelou no filme Lakshya, de novo ao lado de Hrithik Roshan. No final do mesmo ano apareceu também em Veer-Zaara, pelo qual recebeu a indicação de melhor atriz. Em 2005, ela apareceu em Khullam Khulla Pyaar Karen e em Salaam Namaste, ao lado de Saif Ali Khan, sendo uma vez mais indicada ao prêmio de melhor atriz.

No ano seguinte foi a vez do mega sucesso Kabhi Alvida Naa Kehna, no qual Preity apareceu ao lado de um vasto elenco que incluiu Amitabh Bachchan, Sharukh Khan, Abhishek Bachchan, Rani Mukerji e Kirron Kher. Foi de novo indicada ao prêmio de melhor atriz. Ainda no mesmo ano ela também apareceu em Jaan-E-Mann, com Salman Khan e Akshay Kumar.

Em 2007, Preity apareceu em Jhoom Barabar Jhoom e no seu primeiro filme em inglês, The Last Lear. No ano seguinte, ela apareceu em Herous e, posteriormente, em Heaven on Earth, de Deepa Mehta. Em 2009 apareceu em Main Aur Mrs Khanna e, em 2010, aparecerá em Har Pal.

E agora sobre a Preity por trás das câmeras do cinema. Em 2004 ela foi convidada pela BBC News Online para ser colunista, onde publicou quatro artigos ao longo do ano.

Em 2001, Preity fez sua primeira turnê mundial, chamado Craze 2001, junto de Shahrukh Khan, Aishwarya Rai e Gracy Singh, mas que acabou tendo de ser cancelado na metade do caminho por causa dos atentados de setembro daquele ano, em Nova Iorque. No ano seguinte, com uma plateia de 100 mil pessoas, ela e várias outras celebridades participaram dos shows From India With Love, em Londres. Em 2004, lá estava ela no Temptation 2004, a maior turnê de Bollywood, percorrendo 22 países. E em 2006, Preity também estava presente no Heat 2006.

No mundo da solidariedade e caridade, Preity também está bem presente. Frequentemente ela é vista participando dos mais diversos eventos, como em defesa à mulher, contra o infanticídio feminino, pela conscientização da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis e pela limpeza de Mumbai. Ela também apareceu no HELP! Teleton Concert, pelas vítimas do tsunami. Em 2007, ao participar do "Quem quer ser milionário?" indiano, ela doou seu prêmio de cerca de R$12.500,00 à Cruz Vermelha de Shimla.

Em 2008, Preity comprou um time de críquete, o Kings XI Punjab, tornando-se a primeira mulher indiana a ser dona de um time participante da Indian Premier League.

Preity também tem sua passagem pelo tribunal. Em 2003 ela foi acusada de ter recebido dinheiro dos mafiosos que, depois descobriu-se, financiaram o filme Chori Chori Chupke Chupke, como forma de lavagem de dinheiro. Mas ela foi tão austera em seus depoimentos que não só foi inocentada como também recebeu o prêmio Godfrey's Mind of Steel, dado por sua coragem em manter-se, sem medo, contrária ao submundo de Mumbai.

No mundo dos amores, Preity namorou o modelo Marc Robinson de 2000 a 2001. Depois, de 2005 a 2009, num relacionamento cheio de intrigas de tablóides, ela namorou o empresário Ness Wadia.
 -

16 comentários:

Gabriela Dória disse...

Ibirá, que legal que vc postou sobre a Preity. Sentia falta de um post dedicado à ela. Até perguntei no formspring por que nunca tinha falado sobre ela e talz!

Obrigada, Ibirá! =**

Vinicius disse...

eu já adorava ela agora adoro mais ainda srsrs

Ibirá Obrigado você é demais!! :-)

Preity Maravilhosa

Ibirá Machado disse...

Acha que eu não lembro da cobrança? Hahahaha! Eu tava devendo a Preity pra muita gente que há tempos que me pede. Finalmente aí está ela! :D

E eu que agradeço pela audiência e pelo comentário ;)

Ibirá Machado disse...

;) (pro Vinicius)

Unknown disse...

Ai que falar da Preity né. Nossa !!! Maravilhosa. fiquei feliz de ver um post dela no site. realmente ta lindo

Ibirá Machado disse...

Obrigado! ;)

Isa disse...

Eu sempre pronunciei "Prêiti", mas ok.

Ela tá engraçadinha em Dil Se.

Não tenho muito a dizer sobre ela. :(

Vinicius disse...

ah é eu também sempre pronunciei "Prêiti" e Não Príti rsrs

apezar de já ter ouvido chamarem ela pelo nome nesses vídeos de premiações!!

:-)

Lívia Bernardes disse...

Preity é uma boa atriz, linda, sempre bem vestida, mas na minha opinião é o tipo de artista que a personalidade é superior a própria carreira. Apesar dela tentar diversificar os papeis, ja ter feitos filmes independentes a Preity mulher é sempre maior que a Preity atriz.
Ela tem um rosto de boneca, angelical mas a personalidade constrata com sua aparência de mocinha docê e frágil ao contrário ela tem uma personalidade muito forte, ela sempre causa polêmica porque é franca demais nas entrevistas e eu acho que ela está certa porque na maioria das opiniões ela está coberta de razão e nos ideais que pratica também.
Preity também causa controvérsias ao assumir que não pratica nenhuma religião em um país que as religiões regem o comportamento das pessoas uma vez ela disse que não acredita que o ritualismo nos templos mude o carma de uma pessoa e sim ajudar outras pessoas e nisso concordo plenamento com ela.
No texto você cita do caso de lavagem de dinheiro que ela foi interrogada e vale lembrar que outros 13 atores o foram e Sharuk Khan e Salmam Kakhan não tivera a coragem dela no depoimento no tribunal.
Mas tem uma coisa que adimiro muitoooooooooo nela é uma das poucas celebridades mundiais que apoia e trabalha e apoia pessoas portaodras de todos os tipos de deficiencias fisícas e mentais.
*Há uma ação dela que achei linda no aniversáio de 34 anos ela assumiu 34 meninas de uma orfanato e vai prover o sustento e educação delas até os estudos universitários.
Preity é uma dos artistas de Bollywood que mas faz turne fez em 2001, 2002, 2004, 2006, 2008 (Unforgetable tour com os Bachchans e outros famosos.
Ela também já fez uns filmes estrangeiros na inglaterra e Canadá onde até ganhou uns prêmios.
OBS: Uma curiosidade ela é uma das atrizes indianas que mais apareceram em publicações no Brasil já saiu algumas fotos dela na revista caras em vários anos, porque ela é embaixadora da joalheria Choppard e por isso participa de muitos eventos na europa.
Uma vez eu li não sei se é verdade você deve saber Ibirá que ela não mora com a mãe que mora na cidade natal delas, parece que ela mora sozinha em Mumbai, o que não é uma coisa comum na India mas não sei se isso é verdade?

Ibirá Machado disse...

Lívia, sim, desde que ela terminou com o Ness ela seguiu vivendo em Mumbai, sozinha. Nas cidades grandes isso não é tão incomum assim. Há muitas mulheres indianas que conseguem empregos em capitais fora de seus estados de origem e acabam indo morar sozinhas nesses lugares. E com a Preity isso não foi diferente.

Indi(a)screet disse...

Boa atriz para filmes agua com acucar. Bonitinha, engracadinha, mas falta-lhe sexy appeal.
Ja assisti tantos filmes com ela que nem lembro mais quais foram.

Carol Juvenil disse...

Gostei muito dos comentários da Lívia sobre a personalidade da Preity.Sou fã de carteirinha dela, todos já sabem.Ela foi a protagonista do filme que me iniciou no cinema indiano e melhorou minha vida, o Kal ho naa ho.Depois que conheci atrizes como a Priyanka Chopra não achei mais a Preity a melhor atriz de todos tempos, mas ela ainda me emociona muito, principalmente naquela cena de Kabhi alvida naa kehna em que o Dev confessa que traiu a Rhea.Tudo estava nos olhos, foi belo demais!

Ela foi tb a primeira personalidade indiana na qual realmente fiquei viciada!E foi de tanto ficar lendo que criei essa admiração toda que tenho por ela.Ela é muito forte, gente.Às vezes fico pensando que ela deve se sentir muito sozinha por ser mais homem que muitos homens que a cercam...tomara que não.Lembro de gritar, pular e chorar quando ela fez Twitter.E lá minha admiração só aumentou: ela ficava falando o tempo todo sobre a importância de estudar para não ser uma atriz burra e ficava nos estimulando a buscar conhecimento.Ela até fez um curso de negócios em Harvard e ficava contando para nós.Ah, isso é tão bonito!Não queria comparar, mas isso pra mim é muito mais interessante que Twitters cheios de bobagem como o da Lara Dutta(como a Isa disse, ela parece meio Barbie no Twitter).Eu sou uma pessoa que precisa se sentir constantemente inspirada, e a Preity é uma bela fonte de inspiração.Quero ser forte, inteligente, talentosa e corajosa como ela e a Shabana!

Em Kal ho naa ho, a fofa de sempre.Em KANK, estava muito poderosa, até achei estranho vê-la daquela forma(me refiro mais às roupas).

Chorei rios com Veer-Zaara...ela estava tão bonita!Nunca achei que a veria num papel daqueles, que tem cara de atrizes mais bobinhas, mas não é que ela mandou bem e a personagem ainda ficou a cara dela?Jhoom Barabar Jhoom foi um filme tão ruim que me deixou meio traumatizada com ela, o Abhi, o Bobby e a Lara até hoje.Salaam Namaste é tãããããããão fofo!Um daqueles filmes que a gente vê numa tardezinha de chuva e depois fica rindo sozinha :) Dil Chahta Hai é um filme até interessante pra vê-la fazendo dupla com o Aamir, mas todos os figurinos e músicas são muuuito anos 90, acho estranho assisti-lo.Valeu pelo Saif-Séf.Dil Se eu acho um retardamento total e pra mim ela tinha aparecido por MUITO mais de 20 minutos!O último que eu estava vendo com ela era o Heroes, mas meus players tiveram um problema e estou tentando dar um jeito(who asked?).Ela estava legal também!

Ah, e pra mim o ator com quem ela mais tem química é o Saif-Séf!Bonitos *-* É engraçado como a Preity consegue ser engraçada.

Enfim um nome que eu sempre falei certinho!Príti, Príti, Príti!

Carol Juvenil disse...

Ibirá, linda a foto mais escura dela em KANK!

Ibirá Machado disse...

*Declaração de amor da Carol pela Príti* ^^

Bonita a foto, né? Eu também gostei :)

Monique ama o Ibirá disse...

Para ser sincera nunca vi um filme com ela. A conheci através do My Heritage Celebrity look alike..hehe
Pq toda hora saí lá que eu sou parecida com ela.

mariana disse...

A Preity é diva, amo ela!!! Simplesmente a melhor atriz de Bollywood .