terça-feira, 24 de novembro de 2009

40th International Film Festival of India - IFFI

-

Nesta segunda-feira, dia 23/11, deu-se início o 40th International Film Festival of India - IFFI (quadragésimo festival internacional de cinema da Índia), que este ano está sendo sediado em Goa, estendendo-se até o próximo dia 3 de dezembro.

Este ano, além de celebrar quatro décadas redondas do mais importante festival de cinema do país, o IFFI 2009 guarda algo que vem criando muita expectativa entre os indianos: a divulgação da lista dos TOP20 do cinema indiano, que pode contar com a participação de todos. Entrando neste site, qualquer um pode fazer a lista dos vinte melhores filmes de todos os tempos, de acordo com uma lista já previamente selecionada por personalidades do mundo do cinema.

No final do festival, a média resultante das listas feitas pelo povo indiano será cruzada com as listas dos próprios jurados do festival (compostos por diretores, atores e afins do mundo cinematográfico), resultando no TOP20 final e definitivo.

Já agora, como não entendo e custo a entender o que se passa na mentalidade indiana, senti falta de vários filmes dentre os que podemos escolher para nosso próprio T20. Se, por exemplo, há ali Lage Raho Munna Bhai (2006), porque não há Rang De Basanti (2006), ou Black (2002)? Ok, LRMB trouxe de volta à juventude a sabedoria de Gandhi. Então será que a escolha é política? Afinal, Bandit Queen (1994) e Lagaan (2001) também estão lá. Mas veja, Sholay (1975) e Dilwale Dulhaniya Le Jayenge (1995), que de nada de políticos ou de mensagens de efeito têm, ali também estão. "Ah, mas o primeiro fez aparecer Amitabh Bachchan e o segundo lançou Shahrukh Khan e Kajol!". Ué, pois então, se é assim, que tenha também na lista o meu querido Taare Zameen Par (2007), que foi o primeiro filme indiano da história a ter os direitos de distribuição nos EUA comprado por uma produtora estadunidense, no caso a Disney.

Bom, reclamações feitas, em nada excluí minha alegria de saber que essa lista será anunciada. Nós aqui aguardaremos com muita ansiedade a sua divulgação!

4 comentários:

Unknown disse...

Também senti falta desses filmes na lista...nem consegui fazer a minha porque não assisti à maioria daqueles filmes
:(

Ibirá Machado disse...

Pois é, eu também não! Fiz uma lista de 7 filmes...

Lívia Bernardes disse...

Meu caro Ibirá essas listas de melhores disso daquilo, Top 5, Top 10, top 20... eu acho controvérsas, nunca concordo com boa parte delas seja de filmes, personalidades, beleza etc, acho quando vão faze-las usam critérios subjetivos, afinidades com diretores, atores, produtores e não consideram o mérito da obra, não consideram a importancia ou impacto que esse filme teve na cultura e na minha opinião falta uma linha de coerência e justificativas na elaboração o porque de tal filme está incluso e outros na na maior parte das vezes infinitamente melhores não estão, para mim essa moda de listas serve somente para aumentar status dos filmes citados porque o que é bom, não precisa dessas lista decepcionantes, o que é bom perdura, vira clássico.

Ibirá Machado disse...

Você tem toda razão, Lívia! De qualquer modo, essas listas não tem mesmo valor algum e, assim sendo, elas valem mais pela curiosidade. Ainda que sejam resultado de algo subjetivo, é divertido conhecê-las!