quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Bollywood lança filme em "homenagem" a Bush

(http://www.abril.com.br/noticias/diversao/bollywood-lanca-filme-homenagem-bush-228591.shtml) Justificar
Da Reuters; Por Tony Tharakan

NOVA DÉLHI (Reuters) - Quase duas semanas antes de George W. Bush deixar a Casa Branca, Bollywood já tem seu presente de despedida: um filme que zomba do presidente prestes a sair.

"The President is Coming" (O presidente está vindo), passado em Mumbai durante uma viagem de Bush à Índia em 2006, conta a história ficcional de seis indianos disputando uma chance de apertar as mãos do chefe de Estado em visita pelo país.

Bush é um tema recorrente no filme, assim como os "bushismos", os escorregões verbais de seus discursos, que ganharam fama durante os seus oito anos na Presidência.

"Bush é mais um tipo de metáfora para as coisas que a América representa, boas ou más, mas ele também é usado um pouco como saco de pancadas porque é um alvo fácil", disse o diretor do filme Kunaal Roy Kapur, de 29 anos.

Filmado em tom de arremedo de documentário, o filme falado em inglês descreve uma série de testes ridículos conduzidos em uma sala do consulado dos EUA para escolher o jovem indiano bom o suficiente para conhecer Bush.

Adaptação de uma peça homônima, o filme estréia nos cinemas indianos na sexta-feira, alguns dias antes de Barack Obama assumir o poder como o primeiro presidente negro dos EUA.

"É certamente um agradável presente de despedida para Bush", disse Kapur.

QUEM INTERPRETA BUSH?

Não se sabe ainda se um ator representa o papel do presidente no filme, embora o diretor tenha afirmado que tratou o problema de diferentes maneiras, incluindo usando imagens de vídeo de Bush.

Os anúncios de televisão para o filme mostram uma pessoa usando uma máscara de borracha com o rosto de Bush e um terno percorrendo diversos marcos de Mumbai.

Kapur disse que o filme, que custou cerca de 618 mil dólares, teria perdido muito de seu charme caso Bush não fosse o presidente dos EUA.

"A premissa não teria sido tão divertida se qualquer outro presidente estivesse na área", afirmou o diretor estreante.

"A graça toda disso é que é o presidente Bush."


Nenhum comentário: