quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Cinco melhores filmes malayalam de 2008

O site OneIndia fez uma lista dos cinco melhores filmes de 2008 no estado do Kerala, em língua malayalam. Eles dizem que 2008 não foi um ano "memorável" para o cinema de lá, mas que ao menos cinco obras poderiam ser destacadas, a saber:

Aakashagopuram (Castelo no Ar), de K.P. Kumaram. Esse filme não teve boa aceitação do público, já que é um filme sério e trata de um tema demais subjetivo para a mente indiana comum. Confira o trailer:



Thalappavu, de Madhupal. De novo um filme sério, mas dessa vez tratando-se de uma história real ocorrida na década de 70. Conta o caso de um assassinato provocado por um policial na época dos movimentos comunistas do sul da Índia. Essa história acabou sendo mais aceita pelo público já que o Kerala é tradicionalmente um estado socialista. Mas além disso, o papel principal é do famosíssimo ator malayalam Prithviraj.



Thirakkatha (Roteiro), de Renjith. Esse filme teve também boa aceitação do público ao fazer uma homenagem às atrizes que fizeram a história no cinema Malayalam.



Veruthe Oru Bharya, de Akku Akbar. O segundo maior sucesso o cinema malayalam no ano, essa comédia conta sobre as confusões de uma dona de casa e seu marido.



Twenty:20, de Joshy. Eu falei sobre este filme no dia 15 de julho de 2008. Na época o filme ainda não havia sido lançado e o título da postagem era "Twenty:20 - O Mega Sucesso ainda não lançado no Kerala". E de fato o filme, ao ser lançado, foi o maior sucesso do ano. É uma superprodução com os maiores astros do cinema malayalam, feito para resgatar o cinema do Kerala. É o mais bollywoodiano dos cinco filmes dessa lista; a receita dá certo, fazer o quê...

Nenhum comentário: