sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Caminho das Índias - Música Salaam

-

Até agora já conseguimos descobrir 5 músicas que fazem parte da trilha sonora indiana da novela Caminho das Índias: Kajra Re, Beedi Jalaile, Main Vari Vari, Azeem-o-Shaan Shahensha e Salaam. Esta última, aliás, é uma das que faltavam descobrir e que hoje alguém me passou o nome. Ainda falta ao menos uma música que está tocando na novela e que ainda não descobri e ninguém colaborou até o momento. Nesta postagem falarei apenas da música Salaam. Para saber das outras, clique aqui.

Bom, em primeiro lugar, esta música tocou logo no primeiro capítulo, na cena em que a personagem Anusha (interpretada por Karina Ferrari) dançou para a família. Na época eu não identifiquei que música era aquela, mas uma pessoa me mandou o nome com o link do youtube. A música, Salaam, é do filme Umrao Jaan (2006), dirigida por J.P. Dutta, estrelando Aishwarya Rai, Abhishek Bachchan, Shabana Azmi e Sunil Shetty. Conta a história real da cortesã Umrao Jaan (interpretada por Aishwarya), esposa do Sultão Nawab (interpretado pelo marido de Aishwarya, Abhishek Bachchan). Para quem não sabe, as "cortesãs" eram como que amantes oficiais de reis, tanto na Europa quanto na Índia.

Na cena desta música, Aishwarya canta sozinha, vestida com uma roupa específica da dança Kathak, do norte/noroeste da Índia, de forte influência persa e muçulmana. É cantada em urdu, uma variação do hindi, cuja principal diferença é uma maior proximidade com palavras de origem árabe e persa. Mas na prática, o urdu é a mesma língua que o hindi.
O playback da música é feito pela cantora Alka Yagnik, a letra é de Javed Akhtar e a composição é de Anu Malik.

Confira então o clipe da música Salaam (legendado em português) e, abaixo, veja a letra em urdu e traduzida para o português. Para fazer o download desta música
clique aqui (em Download the track, clique com o botão esquerdo, mande salvar e espere o download ser feito).



Salaam
"Saudação"

Laakh
Tantas vezes

Iss dil ko
Pra esse coração

Hum ne samjhaaya
Eu tentei explicar

Dil yahaan phir bhi humko le aayaa
Mas meu coração me trouxe pra esse lugar mesmo assim

Salaam … salaam
"Saudações"

Tumhari mehfil mein aa gaye hai (2x)
Nós viemos pra sua companhia

To kyon na hum yeh bhi kaam karlein
Vamos cumprir esse dever então

Salaam karne ki aarzoo hai (2x)
Eu desejo te encontrar

Idhar jo dekho salaam karle
Olhe para cá e nos conheceremos

Tumhari mehfil mein aa gaye hai

To kyon na hum yeh bhi kaam karlein
Salaam karne ki aarzoo hai
Idhar jo dekho salaam karle


Yeh dil hai jo aagayaa hai tum par

Wagar na sach yeh hai banda parwar (2x)
Você é um cavalheiro
Esse coração se apegou a você

Jise bhi hum dekhle palatkar (2x)
Pra quem quer que seja que olharmos

Usee ko apna ghulam karle
Eles se tornam nossos escravos

Salaam karne ki aarzoo hai
Idhar jo dekho salaam karle

Bohot si baatein hai tum ko kehni
Bohot si baatein hai hum ko kehni (2x)
Você tem tantas coisas pra dizer
Eu tenho tantas coisas pra dizer

Kabhi jo tanha milo kaheen tum (2x)
Se eu te encontrasse sozinha

To baatein hum yeh tamaam karle
Então nós poderíamos dizer todas essas coisas

Salaam karne ki aarzoo hai
Idhar jo dekho salaam karle

Woh Laila-Majnu ki ho mohabbat
Ke Shireen-Farhaad ki ho iffat (2x)
Se isso é amor como Laila e Majnu
Ou a paixão de Shireen e Farhaad

Zara sit um jo dikhao jurat (2x)
Se você anda o mínimo fora da linha

To hum bhi un jaisa naam karle
Acrescentarei meu nome entre o deles

Tumhari mehfil mein aa gaye hai
To kyon na hum yeh bhi kaam karlein
Salaam karne ki aarzoo hai
Idhar jo dekho salaam karle


Colaborou: Carol

6 comentários:

sheila alvarenga gogoi disse...

Ibi (olha a intimidade rsrsrs)

Que mania esse povo de Bollywood tem de só fazer filmes sobre prostitutas rsrsrsrsr Por que será?

Tem perguntinha p vc no meu blog, na postagem sobre indianas submissas!

Chume!

Anônimo disse...

Nossa que coisa linda, me senti um MARAJÁ daqueles mega ricos, com palácio de marmore e um grande diamante no turbante.
Que música linda, é uma viagem aos mistérios da India!!!!

Ibirá Machado disse...

;)

Anônimo disse...

Ai, eu não paro de ouvir esta musica, sempre que venho aqui venho para ouvir, acho linda.
E outras que não saem da minha cabeça por causa da novela, de vez em quando me pego cantarolando o ritmo delas.

Ibirá Machado disse...

Poxa, que bom saber disso! Espero que você passe a conhecer mais músicas e filmes a partir deste blog!
Obrigado pelo comentário! :)

Thallyta disse...

Esse filme é lindoo! Aliás, é o meu preferido. E com certeza, essa musica é uma das mais lindas do filme, porém a tradução de Salaam está diferente no filme que eu tenho.
Mas que de qualquer forma, td é lindo nesse filme!

Recomendo pra mulherada, todas amam quando assistem!