-
E lá vamos nós falar sobre Preity Zinta, cujo nome diz-se Príti. Ela nasceu pertindo da charmosa cidade de Shimla, no Himachal Pradesh, já no início dos Himalaias, lá no dia 31 de janeiro de 1975. Vinda de família hindu Rajput, não é de se surpreender que seu pai fosse um oficial do exército (Rajput é a principal subcasta dos Xátrias, a casta dos guerreiros). Quando Preity tinha 13 anos, seus pais se envolveram num acidente de carro gravíssimo, resultando na morte de seu pai e em danos sérios à mãe, que permaneceu "de cama" por dois anos. Esse fato, obviamente, forçou um amadurecimento precoce para ela e para seus dois irmãos, Deepankar, hoje também no exército, e Manish, hoje vivendo na Califórnia, EUA.
Em Shimla, Preity estudou no colégio interno Jesus and Mary, onde gostava de ler literaturas, especialmente William Shakespeare, e jogar basquete. Ao sair do colégio interno, ela entrou, então, para a faculdade St. Bede, também em Shimla, onde graduou-se em literatura inglesa e, posteriormente, em psicologia. Em seguida chegou a fazer pós-graduação em psicologia criminal, mas foi quando entrou também para o mundo de modelo, em 1996. Tudo começou quando, numa festa de um amigo, um diretor que lá estava insistiu que ela fizesse testes pra um comercial do chocolate Perk. Ela fez o teste, passou, fez o comercial, e daí a história não parou.
Em 1997, ao acompanhar uma amiga num teste, o diretor Shekhar Kapur a viu e pediu pra que ela também fizesse o teste. Ele gostou tanto que a chamou para trabalhar com ele, no filme
Tara Rum Pum Pum, ao lado de
Hrithik Roshan, mas as filmagens acabaram sendo canceladas.
Foi quando, então, Shekhar recomendou Preity a Mani Ratnam para o filme
Dil Se, com
Shahrukh Khan e Manisha Koirala, que estreou em 1998. Embora, na realidade, ela apareça por somente 20 minutos no filme, sua interpretação valeu-lhe uma indicação ao Filmfare de melhor atriz coadjuvante. No mesmo ano, porém, ela conseguiu um papel de protagonista no filme
Soldier, de Abbas Mustan, que, embora tenha fracassado, deu a Preity o prêmio de melhor atriz estreante no
Filmfare Awards.
Ainda em 1998, ela também apareceu no filme telugu
Premante Idera e, em 1999, no
Raja Kumarudu, também telugu. Em 1999 ela também contracenou com
Akshay Kumar, no filme
Sangharsh.
No ano 2000, Preity entrou efetivamente para a fama como boa atriz com o filme
Kya Kehna, dando-lhe uma indicação de melhor atriz no
Filmfare. No final do mesmo ano ela apareceu em
Mission Kashmir, ao lado de
Sanjay Dutt e Hrithik Roshan. No ano seguinte, foi a vez de mais fama com
Dil Chahta Hai, no qual apareceu junto de
Aamir Khan,
Saif Ali Khan e Akshaye Khanna. Ainda em 2001 ela apareceu em mais três filmes, mas destacou-se em
Chori Chori Chupke Chupke, levando mais uma indicação de melhor atriz coadjuvante.
Em 2002 ela apareceu somente em
Dil Hai Tumhaara. Mas 2003 foi um ano de grandes sucessos. Apareceu em
The Hero: Love Story of a Spy,
Armaan,
Koi... Mil Gaya e
Kal Ho Naa Ho. Pelo segundo, ela foi indicada ao prêmio de melhor vilã, além de ter sido o filme de maior lucro na carreira de Preity. Pela terceiro, foi indicada pelo de melhor atriz. E finalmente, por
Kal Ho Naa Ho ela levou o prêmio de melhor atriz no
Filmfare Awards.
Em 2004, Preity estrelou no filme
Lakshya, de novo ao lado de Hrithik Roshan. No final do mesmo ano apareceu também em
Veer-Zaara, pelo qual recebeu a indicação de melhor atriz. Em 2005, ela apareceu em
Khullam Khulla Pyaar Karen e em
Salaam Namaste, ao lado de Saif Ali Khan, sendo uma vez mais indicada ao prêmio de melhor atriz.

No ano seguinte foi a vez do mega sucesso
Kabhi Alvida Naa Kehna, no qual Preity apareceu ao lado de um vasto elenco que incluiu
Amitabh Bachchan, Sharukh Khan,
Abhishek Bachchan,
Rani Mukerji e
Kirron Kher. Foi de novo indicada ao prêmio de melhor atriz. Ainda no mesmo ano ela também apareceu em
Jaan-E-Mann, com
Salman Khan e Akshay Kumar.
Em 2007, Preity apareceu em
Jhoom Barabar Jhoom e no seu primeiro filme em inglês,
The Last Lear. No ano seguinte, ela apareceu em
Herous e, posteriormente, em
Heaven on Earth, de
Deepa Mehta. Em 2009 apareceu em
Main Aur Mrs Khanna e, em 2010, aparecerá em
Har Pal.
E agora sobre a Preity por trás das câmeras do cinema. Em 2004 ela foi convidada pela BBC News Online para ser colunista, onde publicou quatro artigos ao longo do ano.
Em 2001, Preity fez sua primeira turnê mundial, chamado
Craze 2001, junto de Shahrukh Khan,
Aishwarya Rai e Gracy Singh, mas que acabou tendo de ser cancelado na metade do caminho por causa dos atentados de setembro daquele ano, em Nova Iorque. No ano seguinte, com uma plateia de 100 mil pessoas, ela e várias outras celebridades participaram dos shows
From India With Love, em Londres. Em 2004, lá estava ela no
Temptation 2004, a maior turnê de Bollywood, percorrendo 22 países. E em 2006, Preity também estava presente no
Heat 2006.

No mundo da solidariedade e caridade, Preity também está bem presente. Frequentemente ela é vista participando dos mais diversos eventos, como em defesa à mulher, contra o infanticídio feminino, pela conscientização da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis e pela limpeza de Mumbai. Ela também apareceu no HELP! Teleton Concert, pelas vítimas do tsunami. Em 2007, ao participar do "Quem quer ser milionário?" indiano, ela doou seu prêmio de cerca de R$12.500,00 à Cruz Vermelha de Shimla.
Em 2008, Preity comprou um time de críquete, o Kings XI Punjab, tornando-se a primeira mulher indiana a ser dona de um time participante da Indian Premier League.
Preity também tem sua passagem pelo tribunal. Em 2003 ela foi acusada de ter recebido dinheiro dos mafiosos que, depois descobriu-se, financiaram o filme Chori Chori Chupke Chupke, como forma de lavagem de dinheiro. Mas ela foi tão austera em seus depoimentos que não só foi inocentada como também recebeu o prêmio Godfrey's Mind of Steel, dado por sua coragem em manter-se, sem medo, contrária ao submundo de Mumbai.
No mundo dos amores, Preity namorou o modelo Marc Robinson de 2000 a 2001. Depois, de 2005 a 2009, num relacionamento cheio de intrigas de tablóides, ela namorou o empresário Ness Wadia.
-