quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pele branca é mais bonita


-


Calma, calma, esta não é uma postagem preconceituosa. O fato é que, na Índia, quanto mais clara a pele (da mulher, diga-se de passagem) melhor. Isso não é só privilégio da Índia, mas também de países como Tailândia e Malásia, logo ali ao lado, no sudeste asiático, onde as tonalidades de pele são semelhantes às indianas. Esse padrão de beleza é tão arraigado por lá que até mesmo no caderno de matrimônio dos jornais de domingo (sim, há "classificados" de mulheres nos jornais indianos, anunciadas por suas famílias) aparece escrito "fair skin" (pele clara) como atributo positivo.

Bom, mas estou falando sobre a pele clara na Índia pois é justamente esse o padrão de beleza de Bollywood - e não tinha como ser diferente. Já reparou como as atrizes indianas são surpreendentemente brancas? E não se trata exatamente de serem sempre de fato brancas, mas também porque muito se faz para que suas peles fiquem realmente mais claras.

E neste momento há uma campanha publicitária na Índia de um produto chamado Pond's - White Beauty, da esperta Unilever. A campanha é lançada em episódios, como se fosse um filme, em que uma mulher reconquista seu amor após aplicar o produto e ficar "mais bonita" com sua pele mais clara. Essa campanha é estrelada pelos astros de Bollywood Priyanka Chopra e Saif Ali Khan. E essa investida publicitária tem até nome de filme: Kabhi Kabhi Pyar Mein (algo como "Às Vezes o Amor"). Veja os cinco primeiros episódios:










-

38 comentários:

Miss K. disse...

Parabéns pelo seu post.
Conheço indianos e eles sempre falam que o 'sonho de consumo' é casar com uma mulher de pele clara :S
Veja nessa frese de um indiano amigo meu: "i will send u invitaion card for my marriage party. and she is very very beautyful, white , NOT BLACK".
Ele ainda coloca em letras maiúsculas 'NOT BLACK'
Achei interessante postar isso aqui pois não é só no cinema que os indianos se comportam dessa forma, eles agem assim na vida real pois o 'padrão de beleza' é a pele branca ... (coitados se vierem ao Brasil...)rsrrs


Abraços e já adicionei seu blog nos meus favoritos

Ibirá Machado disse...

Pois é, pois é! Valeu pela contribuição! ;)

bárbara disse...

Fiz um link para este post no meu blog.
Fico muito triste com este racismo latente na cultura indiana.

Anônimo disse...

Tenho sangue alemão, nacionalidade brasileira, caucasiana, filha de pai e mãe alemães, neta de avos alemães.
Sou mulher branca e me sinto atraida unicamente por homens caucasianos com a pele da cor da neve.
Os homens brancos são os mais bonitos que existem em toda a face do planeta Terra. Sem hipocrisias, sem falsidades e sem medo de ser criticada eu vos digo o que eu sinto de verdade. E a verdade é que eu amo os homens brancos. Homens caucasianos são lindos.

Quero conviver apenas com gente da mesma raça que a minha portanto fiquem longe de mim.

Anônimo disse...

Olá Ibirá,

Adoro o seu blog Cinema Indiano, adoraria assistir filmes indianos, começando por water, devas e outros, mas não sei se encontrarei aqui no Brasil, vou conferir em algumas locadoras.
Engraçado eu já fui "descriminada" por ser branca rs... meu ex-noivo na época em q começamos a namorar, ele disse de cara: - Só tem um problema vc é mto branca! Bem, eu não me tosto no sol, mas adoraria um bronze (processo lento e a possiblidade de apenas 15 min ao sol, já me deixam queimada), além do câncer de pele (casos na família),por ironia do destino meu ex-noivo casou com uma mulata. Sei lá pq as pessoas são assim de querer mudar a aparência, já ouvi de tudo, q sou branquela na praia e etc. O chato de ser caucasiana é as veias q aparecem mto facilmente, hematomas e manchas. E da-lhe protetor solar... É complicado o ser humano se aceitar como é. Bem eu me aceito pq não há outra escolha, se bem q uma pele mulata é bem resistente, já a minha pele se eu não cuidasse iria envelhecer rapidinho, cuido e por isso aparento menos em relação a minha idade. Sou Brasileira, descendentes de alemães, alta 1,80, enfim nem por isso me estresso com cor... Mas, volto a repetir eu acho algumas mulatas mto mais lindas. Todo mundo é igual!!! Os Indianos precisam entender q a cor não faz diferença.

Um abraço da,

Patrícia

Ibirá Machado disse...

Olá Patrícia,

Muito obrigado por compartilhar o seu caso também. E sabe que eu também já sofri e sofro o preconceito de ser muito branco. Quando criança eu sofria por ser chamado de "vela branca" na praia... é claro que eu também me aceito como sou, mas de fato ser assim num país como o Brasil não é muito fácil. E além de tudo, eu mesmo já tive câncer de pele... :p

Om Shanti

Anônimo disse...

what idiot pryanka ike you will beautifull if you are whiteeee

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=OYTJUw25E14&feature=related

Anônimo disse...

A cor branca é a mais bonita mas vê a quantidade de gente que vive nos solários pra escurecer a pele...

Andrea Freitas disse...

Tenho pele branca, mas sou miscigenada (tenho sangue negro correndo nas veias sim, e daí?). Já sofri preconceito por ser muito clara e parecer diferente numa cidade (Salvador-BA) onde 80% da população tem pele negra ou morena (e, obviamente, essa parcela da população já sofre por demais discriminação etnico-social). Mas na hora de achar emprego, por exemplo, é óbvio que quem é claro é privilegiado. Principalmente, se for emprego em que a aparência seja enfatizada. Ou seja, não é só na Índia que a pele branca/clara é valorizada. No Brasil, infelizmente, também é. Sem motivos reais, discriminamos as pessoas que estão ao nosso lado, convivendo e/ou trabalhando conosco, lendo nossos comentários em blogs, por exemplo, só porque têm pele escura ou negra.
Fiquei muito triste com um comentário postado neste blog em janeiro/2009: "Quero conviver apenas com gente da mesma raça que a minha portanto fiquem longe de mim."

Sou tão feliz por ser miscigenada! De forma alguma posso discriminar ou aceitar a discriminação racial, nem preconceito contra o branco, muito menos ainda contra o negro.
Sou produto desta mistura. Apesar de ter pele branca e traços europeus, sou feliz por saber que possuo qualidades de duas raças, ou politicamente-correto falando, duas etnias tão diferentes entre si, mas ricas em cultura e beleza. Queria eu ter a beleza de Sheron Menezes, Thaís Araújo e Isabel Fillardis, ou a voz de Margareth Menezes, Carmen Silva (grande cantora dos anos 70), Aretha Franklin, Donna Summer ou Rihanna (pra também não pensarem que já passei dos 40, se nem nos 30 cheguei!)
Voltando ao assunto, assim como no Brasil os negros estão ganhando espaço na mídia (mesmo que seja um espaço tímido), torçamos para que os indianos de pele mais escura reinvidiquem um espaço maior no cinema e conscientizem o país de que há beleza nas peles morenas. É só observar Prabhu Deva: além de lindo e carismático, tem a pele morena, graças a Deus!

Ibirá Machado disse...

Oi Andrea, concordo completamente com o seu comentário. Eu só completaria dizendo que esse tipo de discussão nem sequer deveria existir, e é isso que me deixa muito triste.

Eu mesmo sei que tive um tataravô ex-escravo e outro índio, por parte de pai. Mas as misturas que as famílias foram fazendo resultou que eu sou extremamente branco e de olhos azuis. Ninguém jamais diria que tenho esse sangue genuinamente brasileiro, da mistura mesmo.

Mas o fato é que não deveriam nem sequer questionar esse tipo de coisa! Somos todos seres humanos e é somente isso que importa.

Anônimo disse...

Meus caros,

O padrão de beleza pelo qual vocês discursam é um padrão de beleza europeu (e eu sou um...)O que acontece na India nada mais é que uma sujeição a padrões estéticos segregatórios e negação á sua própria cultura e etnia. Podemos concluir isso pelo estudo das castas na India. O fato de nossas preferências serem diferentes ou o fato de sermos diferentes em certos ambientes não nos dá o direito de superiorizar a etnia, religião, estado social e sexual que escolhemos. Certa vez li acerca de uma tribo na África que teve contato, pela primeira vez, com pessoas caucasianas e as achou muito estranhas, é claro que isso acontece porque o esterótipo de beleza deles difere do nosso. Penso ter deixado claro o ponto em questão. Mensagens xenofóbicas e racistas apenas deterioram a harmonia.
Ainda assim, parabéns pelo blog.

Ibirá Machado disse...

Olá Anônimo,

Obrigado por seu comentário. Como eu disse no meu último comentário aqui, a verdade é que eu fico muito triste pelo simples fato de essa discussão existir. Eu entendo que etnias distintas estranhem-se num primeiro contato, mas num mundo como o nosso de hoje, seguir rejeitando as diferenças e excluindo o padrão que é da maioria é das coisas mais degradantes que existem na humanidade.

A xenofobia, assim como todas as outras intolerâncias desse mundo, apenas fazem cindir a paz e a harmonia, ao invés de agregar e construir uma plenitude humana.

Mais uma vez obrigado pelo comentário.

Om Shanti Om

Anônimo disse...

"Tenho sangue alemão, nacionalidade brasileira, caucasiana, filha de pai e mãe alemães, neta de avos alemães.
Sou mulher branca e me sinto atraida unicamente por homens caucasianos com a pele da cor da neve.
Os homens brancos são os mais bonitos que existem em toda a face do planeta Terra. Sem hipocrisias, sem falsidades e sem medo de ser criticada eu vos digo o que eu sinto de verdade. E a verdade é que eu amo os homens brancos. Homens caucasianos são lindos.
Quero conviver apenas com gente da mesma raça que a minha portanto fiquem longe de mim."

MEU DEUS DO CEU...Eu simplesmente naum acredito que li isso...Tive que ler e reler umas 3 vezes pra acreditar...AFFFFFFFFF...Em toda a minha vida, jamais vi comentario mais preconceituoso, ridiculo e desnecessario...To mto passada...

Ibirá Machado disse...

Acontece... :-/

Anônimo disse...

Meu deus q coisa mais estupida ,..Cada um é bonito de um jeito , mas isso é verdade tenho amigos indianos eles diseram q se interrresam por pele branca ..q palhaçada ..

Ibirá Machado disse...

Francine, é mesmo um absurdo pra gente, mas socialmente é assim mesmo que as coias são na Índia. Em novembro de 2009 eu fiz uma postagem falando mais a respeito disso, em decorrência do dia da Consciência Negra no Brasil. Se puder dê uma olhadinha lá!

Anônimo disse...

Que seja dita a verdade um novo preconceito esta surgindo e se dirigi ferozmente contra as pesssoas de cor branca,está mentalidade mascarada em consciencia negra,vem perdendo o seu foco principal que era a valorização do povo negro e agora se foca em tentar provar que a raça negra é superior,afirmando com estudos de boca e sem nenhuma prova arqueologica contundente que os povos de cor branca eram seres inferiores sem conhecimentos que eram brutos e maus que não tinham capacidade de aprender e nem criar.O mais lamentavel é que esse movimento chamado AFROCENTRISMO vem ganhando adebtos entre pessoas de cor clara influentes na politica na midia e ciencia,cuminando para a desvalorização dos caucasianos e seus descentes.Antes que chegem a conclusão de que sou mais outro racista por afirmar isto,procurem por artigos de autorias de escritores afrocentristas como WALTER PASSOS e então teram as mesmas conclusões que a minha.nesses artigos esse senhor que se diz um pregador do yshua preto estiga praticamente seus seguidores a se afastar de pessoas brancas e as associar-las a coisas ruins,as vezes ele e até explicito ao dizer que pessoas brancas carregam a maldição da cor da lepra castigo dado por deus.

Anônimo disse...

Isso é muito comum em qualquer parte do mundo, por exemplo, na europa agora a moda é cabelo muito encaracolados a crespos. Isso acontece na Índia e outros lugares de pessoas de peles escuras por influência dos europeus. Eles escolheram os negros para serem seus escravos porque brancos - me descupem não sou preconceituoso afinal eu sou branco - são preguiçosos e não admitem que negros são mis fortes. Eu sou branco, mas em partes que tem bastante contato com o sol como os braços fico bronzeado com facilidade. Eu me atraio muito por mulheres morenas como Sheron Menezes, mas não sei porque nunca consegui namorar uma mulata, mas estou disposto.

digo disse...

sou branco.. nao sou racista.. e odeio que minha pele fique bronzeada... quando alguem fala.. credu como vc ta branco!... eu fico me achando.. isso pq as pessoas nao fala isso me elogiando ^^ mais eu adoro... queria ter a cor de um papel...sinto muito tesao por homem branco.. mais tem uns negros que me deixam louko... nao eh qualquer um... sao poucos

Anônimo disse...

Nossa que nojo do comentário da dita de origem Alemã. Gostos são gostos, tudo bem, mas "fiquem longe de mim" que pena dessa pessoa, vai ter que criar uma bolha em um fantástico mundo de Bob.

Pessoas preconceituosas são as que mais sofrem na vida, vão se privar de grandes experiências para não encontrar com alguém diferente do seu padrão.

Mesmo a genética mostrando que TODOS vieram da Africa!

Anônimo disse...

Sou branca ruiva dos olhos azuis, nasci em Santa Catarina e sou descendente direta de alemães. Há dois anos sou casada com um finlandês de 2 metros de altura, loirissimo, seus olhos são cinzas mas por mais que ele seje alto e todo no padrão nórdico.. seus olhinhos são tão puxadinhos que se ele tivesse cabelos e olhos pretos poderia ser considerado um asiatico alto, e o gene é tão forte que até nosso filho de 2 anos nasceu com os olhos puxados... e olha que meus olhos são grandes. E ele fala sem problema nenhum que os finlandeses tem sangue asiatico sim, e até o idioma que eles falam pertence a um ramo asiatico. Vejo muitas pessoas assim por aqui, e quando viajei para a Rússia, Noruega, Alemanha, Suécia também vi muitos louros com características mongólicas, por isso acho ridiculo esses racisitinhas brasileiros que ficam "caçando" descendencia européia para postarem comentários racistas por aí... Porque se até aqui na Escandinávia lugar considerado o mais "branco" do mundo eu vejo que há tantas pessoas com traços asiaticos, imagine só um brasileiro, latino... querendo ser "purinho"... o pior é que quando morava em SC já vi filho de baiano, neto de pernambucano fazendo parte de grupo de neonazistas... hilário.

O grande problema dos países do 3 mundo é que ele não se aceitam do jeito que são. É caso da India do Brasil, do Mexico...só ver uma novela mexicana para perceber que dificilmente há um indio, e no México 95% da população é mestiça... e a maioria desses artistas mexicanos branquinhos e loirinhos são da Polônia, Rússia, Romênia da Argentina ou do Uruguai.

Lembro que quando morava em Santa Catarina tinha uma vizinha bugra, tinha cara de india e até o pé dela era de indio (ela tinha o calcanhar projetado pra trás) mas ela enchia a boca para dizer que era descendente de italianos.
poderia até ser, mas que tinha mais indio que italiano ali.. tinha...

Anônimo disse...

Mas as mulheres brancas são mesmo mais bonitas em qualquer lugar do mundo. Até mesmo em tribos africanas se procuram as de pele mais clara. Recentemente vi um documentário de mulheres de Serra Leoa que usam produtos químicos pesados para ... clarear a pele!
Ora, isso é preconceito ou é mera questão de constatação?
Ademais a vantagem de ter a pele escura deve ser na hora de obter uma vaga com baixa pontuação em cotas de UERJ's da vida.

Ibirá Machado disse...

Querida/o Anônima/o,
Constatações sem embasamento histórico-social são ocas e não servem pra afirmações. Mas muito antes de qualquer constatação ou pesquisa que afirme qualquer coisa, a beleza - assim como qualquer outro padrão estético - não se mede por números e maioria. A estética é individual; ainda que existam padrões sociais em cada povo, o que se configura como gosto estético é fruto de um acumulado quase que infinito de cada indivíduo.
E, nesse sentido, não há erro ou problema em achar a pele branca mais bonita; o erro, aqui, é achar que nossos gostos individuais devam ser os gostos coletivos - ou então estão errados os que não gostam do que gosto?

Anônimo disse...

Meu comentário vai bastante atrasadinho,mais eu acho que ainda tá valendo.Minha mãe tem a pele clara e meu pai é negro não muito escuro.Meu tom de pele é do tipo da Juliana Paes talvez um pouquinho mais morena.Mais eu não sei o porque de não conseguir ficar ou namorar com menino negro,mulato ou pardo.Mais eu nunca faltei ninguém com respeito.Eu não sou racista.Minha prima que é Negra e também minha melhor amiga diz que com "nego ela não fica.'Preta já basta ela.Eu morro de rir porque ela fala engraçado e gesticulando bastante.E não é que a danada só pega galeto.Apesar disso eu tenho orgulho de ter pais interracias e por ter herdado um pouquinho de cada um acho que mais do meu pai porque eu amo dançar,adoro um pagode e amo a minha cor!!! Drika

Anônimo disse...

Realmente... Comentário muito preconceituoso!

Meu melhor amigo tem pele escura, e eu confesso que às vezes eu tinha inveja dele, eu sou claro e meus amigos brigam comigo por que eu deveria tomar sul, mas eu sei que eu me queimou rápido, evidente que tenho manchas na pele perto do abdômen, por isso compro clareador para uniformizar!!!

Luan Pablloh

Unknown disse...

A sociedade indiana é muito racista! E parece que a maioria deles (infelizmente) nem percebe isso, é assustador! Isso realmente me deixa muito triste, porque eles recusam a propria etnia, querem ser o que não são! E a criminosa da Unilever é claro, se aproveita pra lucrar as custas desse problema social; o pior é que a Unilever é "dona de tudo", é só prestar atenção nos comerciais de TV, é terrivel!!

Anônimo disse...

A pele mais bela entre todas.

É a pele amarela clara, é um pele não branca, e também não é morena.

Ela é encontrada somente no Egito.

Os egipcios de pele clara, possuem todos os tons da pele amarela, da clara , média a escura.

A pele amarela clara, é uma cor muita linda, nunca presenciei nada igual.

Ludo Final disse...

Legal. Desde que esteja sendo mesmo sincera, gostei do seu comentário. Sou mestiço de brancos e ameríndios. Sou nordestino e sofro preconceito por ter a pele clara, assim como pelo nariz. Henry Cavill é um perfeito exemplo de beleza caucasiana, mas você sabe que, embora muitas pessoas caucasianas sejam nível alto, tem umas que são fake dói.

Ludo Final disse...

Que bom pra você. Gosto de ser nordestino. Sou pernambucano. Gosto. Sou mestiço e, se pudesse, seria caucasiano.

Ludo Final disse...

Que clareador vc usa? Desde já, agradeço-lhe, ou quem mais responder. Tenho a pele clara e uma mancha do lado esquerdo do peito, causada por um pedaço de picolé de limão. Nas pontas dos ombros tenho 2 rodelas vermelhas e algumas sardas. Tudo bem as sardas, só quero uniformizar o tom da pele. Sou mestiço, mas tenho a pele clara, já tive bolhas, aos 12 anos. Quase tive câncer de pele. Tenho que cuidar dela. Hoje em dia gosto muito de ter pele clara. Aqui em Pernambuco já disseram e dizem que é para eu tomar sol e pegar uma cor, mas eu gosto muito de ter a pele clara. Seria mais legal ainda ser pálido.

Ludo Final disse...

Em quantidade sim, mas, algumas japonesas são muito mais belas que qualquer e toda europeia. 2 exemplos: Sara, da novela Akai Ito; Shizuru, do filme Simplesmente te Amando.

Ludo Final disse...

Já eu penso diferente. Todos os tons de peles são bonitos, menos os bem amarelos, laranjas, trigueiros pardos e afins.

Cosmeticos disse...

Vixxe sou branquela se eu for p India vao me atacar kkkk

Cosmeticos disse...

Vixxe sou branquela se eu for p India vao me atacar kkkk

Anônimo disse...

Sou caucasiano, descendente de alemães, espanhóis, portugueses e italianos. Concordo com tudo o que você disse! Nós, brancos, devemos nos relacionar apenas com pessoas como nós. Apesar do meu pensamento, não tenho nenhum preconceito contra negros e mestiços.

A propósito, Ludo Final...
Eu sou o usuário "loko" do YR ;)

Anônimo disse...

Meus pêsames pra vocês

Anônimo disse...

Eu sou do Norte de morena clara seu lá sou linda do jeito ué sou e vcs são uns burros. Eu mor há quase 2O anos na Alemanha e digo lhes. Vcs descendentes serão tratados como estrangeiros e se vierem com esse papo para alemão eles irão ir de vocês e ainda chamam a polícia por racismo.